Como deixar a internet mais rápida?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Você já se viu constantemente olhando para o seu computador e gritando “Por que não a minha internet não é mais rápida?” Se for esse o caso, então você provavelmente pode aproveitar muito bem nossas dicas de como deixar a internet mais rápida. Afinal, uma internet lenta pode ser incrivelmente frustrante, mas vale a pena saber que a velocidade do seu serviço de banda larga não é apenas dependente de sua provedora de internet ou do se pacote de dados móveis.

Muitas são as causas pelas quais a sua internet pode estar mais lenta do que deveria. Não vamos deixar seu computador com a internet mais rápida do mundo, mas ajudaremos você a não ter que ficar gritando com seu modem toda vez que o carregamento de um site ficar mais lento.

Leia também

Você conhece a velocidade máxima da sua internet?

A primeira coisa que você pode fazer é verificar as velocidades máximas de internet para o seu pacote de internet. Se você se inscreveu para um pacote de banda larga básica com velocidades de até 10Mbps, pode ser inviável esperar internet rápida. Ou, você pode ter uma flutuação da sua velocidade máxima da banda larga que está prejudicando o funcionamento da sua internet. Veja seu contrato do pacote de banda larga e verifique qual a velocidade contratada. A partir daí, você pode começar com um simples teste: verifique a velocidade da sua internet com aplicativos, plugins ou através de sites, como o Broad Band And Speed Checker ou o Speedteste. Faça várias verificações durante o dia, preferencialmente usando uma extensão, plugin ou programa para fazer isso automaticamente por você.

Se a velocidade estiver instável, reclame com sua provedora de internet. Se estiver estável, é hora de seguir as dicas abaixo.

Medidas práticas para melhorar sua velocidade

Existem alguns passos práticos e fáceis você pode tomar para acelerar a sua banda larga gratuitamente.

Comece evitando baixar arquivos grandes em horários de pico. A maioria dos provedores aplica alguma política de gestão do tráfego, que impedem os usuários de baixar muito conteúdo, por vezes, quando todo mundo na área local está tentando. Este horário varia, mas geralmente se concentra no período da manhã até as 11 e da noite, até as 19.

Redefina seu roteador, limpe as configurações DNS, limpe o cache do seu navegador. Estes passos são simples, mas eles podem efetivamente redefinir a sua conexão e esclarecer quaisquer falhas. Desligue o seu roteador, set-top box, PC e receptor Wi-Fi do aparelho portátil, aguarde aproximadamente 30 segundos e ligue-o novamente.

Limpe seu DNS. Se você está tendo problemas para carregar um site particular, em primeiro lugar, tente “equalizar” as configurações de DNS. Basta digitar CMD na caixa “Executar” da sua barra de inicialização e, em seguida, digitar “ipconfig flushdns”. Isso vai, efetivamente redefinir sua conexão de internet, e pode evitar alguns problemas de carregamento.

Limpe o cache web. É uma boa prática limpar o cache do seu navegador web regularmente. Você pode fazer isso usando a opção Ferramentas ou Configurações do seu navegador, ou fazer o processo pelo histórico de navegação.

Melhorando a velocidade da internet

Você pode não ficar com uma internet ultra rápida, mas nossas dicas te ajudarão a melhorar a lerdeza atual da sua internet. (Foto: www.adminempire.com)

Regularmente atualize seu navegador e seu software antivírus

Verifique se o seu software antivírus já está expirado, porque ele irá parar de atualizar a sua biblioteca de proteção. Isso deixa sua máquina suscetível a malwares, spyware, cavalos de Tróia e outros vírus. Estes podem prejudicar o seu computador em geral e, em alguns casos, pode estar usando a sua banda para download ou upload de dados adicionais.

Certifique-se sempre de que seu computador está protegido e que seu programa antivírus está atualizado, bem como mantendo o firewall do computador ativo. Além disso, um velho programa antivírus não registado pode começar a engolir sua preciosa internet, porque vai continuar tentando atualizar-se em círculos até você excluir manualmente ou reinstalar.

Roteadores

Mova seu roteador mais perto de sua tomada de telefone e conecte qualquer dispositivo que você puder via ethernet em vez de sem fio. Se o seu roteador está conectado a um cabo de extensão ou uma tomada de telefone secundária, mova-o para estar dentro do alcance fácil de sua entrada de telefone principal.

Se você já tem o mesmo roteador e computadores por um tempo muito longo, o seu provavelmente tem algo mais atualizado e está oferecendo melhor hardware para novos clientes. Você pode ter direito a um upgrade de hardware gratuito, o que poderia melhorar suas velocidades dramaticamente. Ligue para seu provedor de internet, explicando que você está tendo problemas de velocidade, e pergunte se eles podem trocar seu equipamento.

Defina uma senha para o roteador, ou qualquer um pode acessar sua rede, o que causará uma redução na sua velocidade de internet. Pior ainda, uma rede sem fio desprotegida está vulnerável a ataques de hackers que podem acessá-lo para roubar suas informações pessoais ou executar atividades ilegais. Sempre garanta que sua senha é complexa e não pode ser adivinhada. Use letras maiúsculas, minúsculas e caracteres numéricos, se possível.

Mude o canal no seu roteador sem fio. As redes sem fio operam em diferentes canais, e quando muitas redes próximas estão todas usando a mesma (ou seja, os seus vizinhos) isso pode causar interferência e diminuir sua conexão. Em alguns casos, você pode alterar manualmente o canal no seu roteador para o menos ocupado, mas este é um processo técnico e muitos roteadores modernos realmente fazer isso automaticamente. Em primeiro lugar, verifique o manual de instruções do seu roteador para obter informações sobre como o canal dele está configurado.

Assuma o controle dos programas que inicializam com seu computador

Você sabe quais programas estão sendo executados toda vez que você inicia o computador? Os programas estão continuamente atualizando-se e enviando dados para a web, e você pode ser surpreendido com quantos programas definem-se por padrão para executar automaticamente quando você iniciar o computador. Java e iTunes são dois exemplos. Você pode usar um programa limpador de registro para analisar o que está sendo executado quando você efetuar logon no PC, e configurar tudo para parar de se executar sem você pedir.

Quem usa gerenciadores de download para organizar os arquivos que estão recebendo de diferentes sites, certifique-se de desligá-los depois de concluir todos os seus downloads. Isso os impede de constantemente enviar e receber informações e vai liberar um pouco da largura de banda disponível da sua internet

Use microfiltros

Microfiltros. Este é um pequeno dispositivo que permite a sua conexão de banda larga funcionar sem problemas, juntamente com o seu serviço de telefone de casa, sem interferir uns com os outros. Eles também são chamados de divisores de sinal. Se você não usar microfiltros, isso pode resultar em banda larga lenta e ruídos. Todo o equipamento que você tem que corre através do sistema de telefone deve ser conectado através de um microfiltro (ou seja, telefones, faxes, etc).

Interferência

Você sabia que o outro equipamento elétrico, tais como fornos de microondas ou até luzes decorativas podem interferir com os sinais sem fio? Vale a pena apenas investir um tempinho para verificar e ver se o equipamento elétrico está interferindo com a sua velocidade de internet sem fio. Tente mudar os aparelhos de lugar os desligá-los enquanto você está navegando.

Aplicativos e programas para poupar sua internet

Instale programas, aplicativos ou navegadores que tenham uma opção para quem tem uma internet mais lenta. Isso vale para qualquer aparelho que se conecte à internet, seja por um pacote de dados ou por uma internet banda larga. Principalmente para os dados móveis, o controle da internet é necessário para que você não extrapole o limite de dados e, de uma hora para outra, fique com uma internet lenta demais.

Por fim, se tudo isso não funcionar, talvez seja hora de pedir ao seu provedor de internet uma velocidade mais rápida. E se ainda ficou alguma dúvida, deixe suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário