Como escolher um HD externo? Passo a passo!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Sempre é uma boa ideia fazer backup de seu computador. Você não pode confiar em seu conteúdo sendo armazenado apenas na nuvem, por isso, se você quiser uma cópia física dos arquivos do seu computador e não apenas algo que está flutuando num servidor longe de você, você vai querer comprar um disco rígido externo (HD externo). O processo de compra de um disco rígido externo pode ser complicado, considerando a grande quantidade de opções disponíveis, mas nós estamos aqui para ajudar.

Comece fazendo perguntas

Ao decidir o que vai funcionar melhor para as suas necessidades, considere o seguinte: qual a finalidade do HD exgterno; quanto espaço você realmente precisa; e quantas vezes você vai fazer o backup de seus arquivos? Além disso, você quer ser capaz de transportar o seu disco rígido externo, de forma que um modelo mais leve e encriptado seria mais conveniente e melhor protegido; ou você pretende mantê-lo em um lugar apenas, caso em que você pode comprar um aparelho mais pesado, mas potencialmente mais barato?

Leia também

Responder a estas perguntas vai ajudar a avaliar qual a melhor opção de dispositivo de armazenamento será para você agora.

A capacidade de armazenamento do HD externo

A capacidade de armazenamento em discos rígidos externos podem variar bastante, como modelos indo muito além dos 1 TB. De fato, algumas empresas colocam mais discos em uma só caixa de HD externo, criando um produto de capacidade ainda maior, o que é um exagero total para a maioria das pessoas.

Se você quer um mini HD externo, também conhecido como um flash drive, você pode fixa-lo no seu chaveiro e armazenar alguns documentos importantes, ou usar um consideravelmente maior, onde você pode manter todas as suas fotos, músicas e vídeos. As possibilidades são quase infinitas.

Um tamanho inteligente para pessoas que querem armazenar vídeos e fotos seria a partir de 1 TB ou 2 TB. Se você está na maior parte apenas armazenando e-mails e documentos, um HD externo menor poderia fazer o trabalho. Quanto mais arquivos você deseja armazenar e quanto maior for o tipo de arquivo (fotos e vídeos são maiores do que documentos de texto), maior que você deve ir. Discos rígidos externos com uma quantidade razoável de espaço podem começar com valores bem abaixo de R$100 e facilmente superar mais de R$1.000 em alguns modelos.

Tamanho dos hds

O tamanho de um HD externo varia entre muito portátil até versões que precisam de fonte própria para funcionarem perfeitamente. (Foto: techaz.co)

A velocidade de transferência do HD externo

Se você pretende fazer backup de seu computador a cada duas semanas ou mais, a maioria dos discos rígidos externos será suficiente. Se você principalmente usá-lo para armazenar arquivos grandes, como vídeos, no entanto, você pode preferir um dispositivo que recolhe dados de seu computador de forma mais rápida.

Nesse caso, um disco rígido com uma interface USB 3.0 ou superior, ao invés de um com uma interface USB 2.0, seria melhor. Embora USB 2.0 ainda seja comum, a interface USB 2.0 faz as cópias de seus arquivos a uma velocidade 10 vezes mais lenta do que sua contraparte mais recente, a interface 3.0.

Embora USB 3.0 seja rápido em termos de transferência de arquivos, eSATA é a próxima melhor coisa, mas tende a ser caro. FireWire é o terceiro mais rápido, portanto o ideal seria que você encontre uma unidade que pode lidar com USB 3.0, assumindo que o seu computador tem uma porta USB 3.0.

Nem todos os discos rígidos externos trabalham com todos os computadores. Um modelo mais antigo pode ter uma conexão USB 1.1 ou USB 2.0 ao invés de 3.0, então escolha uma unidade com a conexão que você precisa.

Há também Thunderbolt, que ainda está ganhando força. Desenvolvida pela Intel em parceria com a Apple, Thunderbolt é extremamente rápida. Esta velocidade extra também adiciona um preço elevado para a maioria dos discos rígidos externos com interfaces Thunderbolt.

Portabilidade do HD externo

Se você pretende manter seu disco rígido externo em casa, ir para um que custa menos, mas pesa mais, pode fazer sentido. Se você planeja transportá-lo de casa para o trabalho, você pode querer pagar um pouco mais por um dispositivo de bolso. Se você pretende transportá-lo muitas vezes, uma outra característica prática para o seu dispositivo está a maior proteção dos dados, o que irá reduzir o risco de falha causada por choque se acontecer de você deixá-lo cair. A unidade portátil de armazenamento também deve oferecer durabilidade para proteger seus arquivos de choques e danos. Evite qualquer coisa frágil e olhe para as unidades caracterizadas por materiais duráveis ??sólidos como plástico de qualidade ou alumínio.

HDS externos de mesa, embora também tecnicamente portáteis são projetados para ficar parados e precisam de um adaptador de energia. Se você preferir ter algo fino e leve que você pode simplesmente ligar em seu computador sem uma fonte de alimentação externa, este não é o tipo de unidade para você. Certifique-se de procurar um com um ventilador embutido, se você estiver indo para usá-lo com frequência e para transferências de arquivos pesadas. Um ventilador embutido vai ajudar a prolongar a vida útil do disco rígido, evitando o superaquecimento.

Segurança do HD externo

Verifique se o seu disco rígido externo vem com criptografia baseada em hardware, que é mais confiável do que a criptografia baseada em software. Isto é especialmente importante se você quiser comprar uma unidade móvel portátil para carregar, mas também é importante se você está armazenando informações altamente confidenciais. Carregar seus arquivos privados por aí o torna mais propenso à perda e roubo. Portanto, vá pela etapa extra e faça da criptografia uma preocupação.

Facilidade de uso e confiabilidade do HD externo

Se você é um novato ou não tem vontade de mexer com instalação e configuração de software, escolha uma unidade com o software incluído. Ele só vai tornar as coisas muito mais fáceis. Ainda assim, nada é à prova de falhas e por isso, uma garantia estendida não é uma má ideia, especialmente uma que dura muito mais tempo do que um ano.

Compatibilidade do HD externo

Você tem um computador com Windows, Linux ou um com Mac OS? Certifique-se de manter isso em mente ao fazer compras, uma vez que algumas unidades de disco rígido só são compatíveis com PCs (Windows/Linux) ou Macs, mas não ambos. Se você comprar um disco rígido específico do PC para um Mac, você terpa de reformatar o disco rígido que você compra, ou limitar-se a um que seja específico para seu tipo de computador.

Solid-state drives externos (SSD)

Uma nota sobre solid state drives (SSDs) externos: como SSDs são muito, muito mais caros do que seus concorrentes HDs, eles permanecem bastante raros, e não se vangloriam de capacidades grandiosas. De um modo geral, é melhor ter um SSD dentro de seu computador do que fora.

Opcionais do HD externo

Você precisa se conectar sem fio ao seu HD externo? Precisa de Bluetooth/NFC/Wi-Fi? Pode fazer backup automático com o software do HD externo? Estes são apenas alguns dos opcionais que os HDs externos oferecem hoje em dia, de forma que é importante você ver quais deles você realmente precisa, uma vez que adicionam valor ao preço final do produto.

Considerações Finais

Você ainda tem a opção de compra rum HD normal e comprar uma caixa ou box para torná-lo externo e portátil. É tudo uma questão de conhecimento e escolhas.

Como você compra seu HD externo? Que dicas daria para quem precisa comprar um? Compartilhe nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário