Como funciona o Wi-Fi

Em Dicionário técnico por Alex Benfica

As redes sem Wi-Fi estão cada vez mais comuns em nossos dias.

Se você usa um smartphone ou vídeo game que se conecta na rede sem fio, não pode ficar sem uma rede Wi-Fi em sua casa!

A internet wireless ou sem fio deu as caras no final da década de 90, quando os primeiros computadores portáteis (que nem eram tão portáteis assim) conquistaram um número maior de consumidores. A internet sem fio é hoje utilizada em vários segmentos, mas falaremos aqui a respeito das rede Wi-Fi, geralmente utilizada no interior de empresas e residências para levar o sinal de internet aos usuários.

Leia também

Como funciona o Wi-Fi?

Há sempre um dispositivo no qual o seu computador ou telefone irá se conectar. Este dispositivo é chamado de hotspot. Os roteadores sem fio são um bom exemplo de hotspot. Os roteadores domésticos são cada vez mais baratos, mas aceitam apenas um número limitado de conexões sem variar demais a performance.

Para que o sinal de Wi-Fi tenha uma boa qualidade e a velocidade e estabilidade da conexão não seja prejudicada, é necessário que as antenas estejam posicionadas com uma certa proximidade. Em geral o sinal tem ainda boa qualidade quando a distância não ultrapassa algumas dezenas de metros. Dependendo dos obstáculos entre as antenas a distância entre elas nem pode mais ser tão grande. Paredes, portas e diversos objetos metálicos barram o sinal, fazendo com o que alcance do sinal Wi-Fi seja menor.

Como posicionar o roteador Wi-Fi?

A melhor maneira é colocar as antenas à vista, uma “vendo” a outra. Nem sempre isto é possível. Em todo caso devemos evitar paredes muito grossas ou grandes objetos metálicos (armários, por exemplo) entre as antenas. Metais atrapalham muito os sinais de rede sem fio. Quase todos os dispositivos de rede sem fio tem algum tipo de medidor de qualidade do sinal. Confira sempre e mexa o roteador e as antenas até encontrar a melhor qualidade de sinal.

A frequência em que trabalham os roteadores wireless não interferem em outros sinais de rádio, por via de regra. Porém isto pode ocorrer de vez em quando dependendo dos aparelhos envolvidos. Muitas adaptadores wireless USB não funcionam bem em todos os canais (ou frequências) usados pela rede sem fio. Faça mudanças no canal usada em seu roteador e teste a qualidade de sinal em cada um deles.

Um adaptador USB que adquiri não funciona corretamente nos canais de Wi-Fi maiores que 8 ou menores de 3. Tive que utilizar o canal 6 para que a comunicação se desse sem problemas. Portanto teste sempre outras frequências de Wi-Fi quando estiver configurando a sua rede. Verifique também se existem outras redes na região usando os mesmos canais e procure usar canais diferentes.

Como funciona o Wi-Fi

Como funciona o Wi-Fi

Esperamos que este artigo tenha lhe dado uma ideia básica sobre o que é uma rede Wi-Fi.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Um comentário para: “Como funciona o Wi-Fi”

  • Angela

    Tenho um Samsung galaxy dois chips e há cinco meses estou tentando me conectar a rede Wi-fi pedem esse SSID e a senha já coloquei ate em lugar que possui sinal mas em casa quase fico maluca porque tudo desaparece não sei mais o que fazer suas sugestões me ajudaram um pouco mas ainda continuo na mesma situaçao

    Responder

Deixe um comentário