Como montar um computador para jogos?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Montar computador para jogos é mais fácil do que você imagina. Um sistema montado por você mesmo é menos caro do que você iria comprar um computador pronto e também é adaptado às suas necessidades pessoais de jogos, ao invés de ficar preso à especificações e preços caros por conta da montagem do PC na loja. Lógico, você vai precisar saber algumas coisas básicas para montar o computador, mas isso não é difícil quando pode resultar em grandes economias no PC.

Leia também

Requisitos do sistema para um computador para jogos

Verifique os requisitos de sistema dos jogos que você pretende jogar. Você terá de comprar as peças para os jogos com os mais altos requisitos de sistema. Na internet, estão disponibilizadas várias configurações diferentes e seu desempenho para jogos, sendo que uma das coisas que mais influencia nisso é a placa de vídeo. Porém, deve haver um equilíbrio entre ela e os outros componentes, uma vez que de nada adiantará a melhor placa de vídeo do mercado e um computador que não aguenta o processamento. E também, não adianta que coloquemos requisitos específicos aqui, uma vez que eles mudam de tempos em tempos.

Onde comprar um computador para jogos?

Encontre uma loja boa para comprar as peças do seu computador de jogos. Leia muito de comentários não só para a loja onde você deseja comprar seu hardware, mas também sobre o próprio hardware. E esqueça as lojas físicas: apesar das compras em lojas físicas serem mais práticas, o preço de um computador na internet é muito mais barato do que um computador em uma loja física.

Entendendo um computador gamer

Cada letra nessa foto mostra uma parte integrante de um computador gamer completo. (Foto: www.pcmag.com)

Como escolher a placa-mãe de um computador para jogos?

Adquira o CPU separadamente da placa-mãe. Se você acha que pode atualizar a CPU no futuro, a placa-mãe deve ser capaz de aceitar uma CPU mais rápida do que a que você escolheu. Sua placa-mãe deve ter slots PCI múltiplos para atualização, bem como um slot PCI Express. Também certifique-se de que ele tem portas USB, jávocê vai precisar para vários dispositivos, como modems, mouse e joystick. Além disso, certifique que as especificações estão de acordo com as mais modernas no mercado. No momento em que este artigo foi escrito, a versão mais atual do PCI Express era 3.0 com a velocidade 16 X, a memória DDR3, USB 3.0 e, para o caso a placa-mãe ter Bluetooth embutido, 4.0. Outras conexões podem ter especificações também modificadas e devem ser verificadas no momento da compra. Se a nova especificação for muito recente, o custo da placa será maior. Se a especificação tiver mais de um/dois anos de lançamento, você não tem como fugir do preço maior e precisará comprá-la sem questionamentos, uma vez  a placa-mãe está desatualizada demais em relação ao mercado.

Mais importante nesse momento de escolher a placa-mãe é decidir se você vai montar um computador com processador AMD ou Intel. Historicamente, a AMD tem processadores mais fáceis de receberem overclock e que tem preços muito mais baratos. Já a Intel tem um históricos de processadores de melhor desempenho sem precisar de overclock, mas com preços mais caros. Ambos podem oferecer o melhor para suas necessidades, mas depende de seu gosto pessoal e principalmente, de seu bolso, para decidir qual a melhor escolha para você.

ASRock, Asus, Gigabyte, Intel e MSI são as melhores marcas de placas-mãe no mercado.

Computador para jogos

Não adianta ter um computador potente se os acessórios não são próprios para a jogatina. (Foto: www.incredible.co.za)

Como escolher a memória de um computador para jogos?

Siga as instruções do fabricante da placa-mãe para a compra de RAM rigorosamente. A fabricante te uma lista de fabricantes e memórias que  funcionarão em seu computador, disponível no próprio site da fabricante da placa mãe. Dê preferência para a compra de pares ou kits com quatro memórias para pode ativar o dual e o quad-channel da placa-mãe, caso estes estejam presentes, e possibilitar o acesso mais rápido à memória. Lembre-se que elas tem que ter a mesma capacidade.

Kingston, G.Skill, Corsair, Crucial, Transcend e Patriot são todas marcas boas e confiáveis.

Como escolher o disco rígido de um computador para jogos?

Compre o disco rígido maior e mais rápido você pode pagar. Na maioria dos casos, você vai querer uma unidade SATA de 7200 RPM, pelo menos. Porém, um SSD (Solid State Drive) consegue acessar dados em uma velocidade muito maior do que um disco rígido normal e, apesar de ter um preço mais alto, o investimento pode valer muito a pena. A recomendação é comprar um SSD de menor capacidade para alguns jogos e seu sistema operacional e um disco rígido normal maior para armazenar seus demais arquivos. Lembre-se que quanto mais armazenamento, melhor, uma vez que jogos pedem muito do armazenamento de um computador.

Seagate, Western Digital e Hitachi são boas marcas conhecidas no mercado, com a Western Digital liderando em confiabilidade no momento em que este artigo foi escrito. Já para SSDs, a disputa fica entre OCZ, Samsung, Corsair e Plextor.

Partes de um computador de jogos

A melhor opção é comprar as peças separadas, como na foto, e ir montando você mesmo o computador. (Foto: cagayandeorocity.olx.com.ph)

Como escolher a placa de vídeo de um computador para jogos?

Você vai querer pelo menos, obter a placa de vídeo que suporte jogos mais exigentes. As opções do mercado são nVidia GeForce e ATI Radeon. A fabricante das placas também influencia o desempenho destas, mesmo que a nVidia e a ATI indiquem elementos de engenharia que tem de estar presentes nas placas. Não há como dizer qual placa é a melhor para você por conta de especificações, uma vez que, dos itens que compõe um computador, estas são atualizadas com maior frequência. O que vale é a máxima: quanto maior os números, melhor. Mas nada irá superar uma comparação de desempenho que você pode encontrar em vários sites na internet, incluindo desempenho por preço e capacidade de overclock.

Aqui temos uma briga acirrada entre as marcas: ambas conseguem entregar um bom desempenho. Porém, a ATI consegue ter menores valores a nVidia, maiores valores e um desempenho superior.

Como escolher uma placa de som de um computador para jogos?

Se você comprou uma boa placa mãe, a placa de som não será necessária. Mas se você quer o melhor desempenho de som, jogar jogos 3D, você pode precisar de uma placa de som que processa o som 3D. Você também pode precisar de uma placa de som especial para suportar outros dispositivos, tais como dispositivos MIDI, fones de ouvido, alto-falantes especiais ou outros dispositivos de entrada.

Creative Soundblaster é a líder absoluta aqui e, apesar de haver excelentes concorrentes no mercado, a história da empresa e os padrões de qualidade por ela estabelecidos a tornam o melhor custo/benefício em qualquer faixa de produtos de áudio.

Como escolher um gabinete de um computador para jogos?

Selecione um gabinete que vá abrigar todos os seus dispositivos internos. Verifique se o seu gabinete e placa-mãe têm o mesmo fator de forma (ATX, na maioria dos casos). Preste atenção especial à possibilidade ou não de qualquer de seus dispositivos internos terem painéis frontais, já que você terá de comprar um gabinete que pode armazená-los. Prefira gabinetes que tenha sistemas de encaixe e não de parafusos, uma vez que torna muito mais fácil sua manipulação.

Corsair, Cooler Master, Thermaltake, Silverstone e Antec são as melhores. Não recomendo nenhuma das marcas brasileiras, pois elas normalmente estão copiando o design original das estrangeiras com materiais de menor qualidade.

Como escolher uma fonte de um computador para jogos?

Você vai precisar de uma fonte de alimentação de pelo menos 750 watts. Uma fonte modular, que tem cabos que desencaixam diretamente da fonte, possibilita uma melhor gestão dos cabos de energia. Mas fontes não modulares, que tem apenas cabos fixos, tem preços mais em conta.

Boas marcas são Corsair, Seasonic, Antec, OCZ e Cooler Master.

Computador para jogos

Não se esqueça que um computador de jogos não é nada sem um bom monitor. (Foto: xbigygames.com)

Como escolher uma unidade de CD, DVD e/ou Blu-Ray de um computador para jogos?

Simplesmente, não vale a pena comprar uma unidade de mídia física que não leia ou grave em mídia Blu-Ray, uma vez que esta é a mídia de mais alta definição no mercado. Estas unidades também leem e gravam em CD e DVD, fazendo um bom kit completo e que atenderá às suas necessidades.

LG, Samsung, ASUS, Pioneer e Panasonic são as opções mais sensatas.

Como escolher um monitor de um computador para jogos?

Monitores para computadores de jogos devem ser de LED (LCD) ou Plasma com resolução mínima Full HD ou mais. Ao contrário de televisores normais, quanto maior a taxa de atualização do monitor, medida em MHz, melhor para o computador, que conseguirá atualizar a tela na mesma frequência. Monitores 3D ainda acrescentam uma emoção a mais em qualquer jogo, ao contrário da decepção que muitos dos filmes 3D tem causado. Você pode também, ao invés de comprar um monitor, comprar uma televisão com entrada HDMI e usá-la como monitor do computador, desde que esteja ciente que um monitor maior também gasta mais energia elétrica.

Samsung, LG ou Panasonic (apenas para monitores/TVs de Plasma) são as opções de marcas que você deve procurar.

Como escolher mouse, teclado e joystick de um computador para jogos?

Mouse e teclado sem fios são práticos, mas o tempo de resposta para cada comando dado ao computador pode resultar em milésimos de segundo preciosos perdidos em jogos. Portanto, se você não quer praticidade mas sim, desempenho, busque um mouse e teclado com fio. Quanto às teclas do teclado, prefira marcas que tenham modelos mais mecânicos e fáceis de limpar. Há bons modelos de várias marcas diferentes, sendo necessário que você verifique apenas a DPI (precisão do mouse: quanto maior, mais preciso) e peso/ergonomia do mouse e teclado para suas mãos.

Caso queira um controle, o controle do XBox 360 tem uma versão para computador, com fio ou sem fio. Já quanto à volantes e manches, a Logitech tem as melhores opções.

Como escolher o sistema de refrigeração de um computador para jogos?

Seja usando ventoinhas ou um kit de refrigeração a água, você vai precisar resfriar as peças de seu computador bem para que ele não sofra danos.

A Corsair tem ótimos kits já preparados para processadores. Caso queira resfriar também as placas de vídeo, compare alguns no mercado, uma vez que as melhores marcas costumam variar muito de série para série.

Como montar um computador para jogos?

Monte seu computador de jogos, usando extrema cautela. Comece com a instalação do CPU, dissipador de calor, refrigeração e memória RAM da placa-mãe. Em seguida, instale o fornecimento de energia no caso. Instale a placa-mãe e conecte-a à fonte de energia. Instale dispositivos frontas e placas nos lugares. Em seguida, instale o disco rígido, CD-ROM/DVD/Blu-Ray. Conecte os dispositivos periféricos somente após todas as peças internas serem totalmente instaladas. Ligue seu computador para instalação do sistema operacional e configuração do hardware na BIOS.

Observações

Consulte os manuais em todo o processo de construção para obter instruções específicas sobre como conectar componentes. Sempre aterre em uma parte sem pintura do chassi do computador, ou coloque uma pulseira anti-estática, antes de instalar qualquer componente do computador.

Segure todas as placas e circuitos pelas bordas e tome cuidado para que você não toque em qualquer parte de metal dos cartões.

Evite que os parafusos ou chaves de fenda entrem em contato com qualquer componente do computador.

Mantenha os dispositivos magnéticos longe dos componentes do computador.

Trabalhe em uma mesa sobre uma superfície sem tapete.

Use software original. Windows é a melhor opção para jogos, mas é possível que você consiga bons jogos também com o sistema Linux, caso seja sua preferência.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário