Como recuperar fotos excluidas da lixeira?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Há uma razão muito importante que a Microsoft chama esta ferramenta de lixeira e não de picotadora: enquanto você não esvazia-la, é fácil para restaurar arquivos da Lixeira do Windows. Todos nós tivemos arquivos apagados acidentalmente ou simplesmente mudamos de idéia sobre a necessidade de um determinado arquivo ou pasta. Siga estes passos simples para restaurar arquivos excluídos da Lixeira de volta para seus locais originais no seu computador:

Importante: estes passos devem ser aplicadas a todos os sistemas operacionais do Windows que utilizam a Lixeira, incluindo Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e outros.

Leia também

Comece abrindo a Lixeira clicando duas vezes em seu ícone na área de trabalho.

Localize e selecione qualquer arquivo(s) e/ou pasta(s) que você precisa restaurar.

Clique com o botão direito do mouse (esquerdo, se você for canhoto) sobre a seleção e escolha Restaurar.

Esses arquivos e pastas serão agora restaurados para seus locais originais.

Não é um método do Windows fornecido para restaurar arquivos que foram apagados por esvaziar a Lixeira. Se você realmente excluiu um arquivo no Windows, um programa de recuperação de arquivos pode ser capaz de ajudá-lo a anular a eliminação. Mas ainda assim, ainda pode ser possível fazer uma “gambiarra” para recuperar arquivos no Windows.

Salvando arquivos excluídos

O mais importante quando ver que algum arquivo importante está faltando é manter a calma para conseguir encontrar uma forma válida de recuperá-lo. (Foto: www.assimsefaz.com.br)

Mesmo após a Lixeira ser esvaziada, um arquivo pode ficar em outro lugar até que seja por intervenção manual. O salvador, neste caso, é o Assistente de Backup e Restauração. Basta definir o processo em movimento e um arquivo apagado, pasta ou unidade pode obter uma segunda chance para fazer a coisa certa. Aprenda a fazer uma diferença significativa na vida de um arquivo que foi jogado no lixo inocentemente.

Para evitar futuras exclusão acidental de arquivos, defina as configurações da Lixeira para esvaziamento manual. Clique com o botão direito (esquerdo para canhotos) sobre o ícono da lixeira e clique em propriedades. Lá, desmarque a opção que exclui diretamente os arquivos ao invés de enviá-los para a lixeira.

A melhor forma para evitar que você delete arquivos importantes é usar programas de armazenamento na nuvem como o Dropbox. Através do acesso online nestes programas, você tem uma espécie de lixeira que contém os arquivos excluídos. Use estes programas para todos os seus arquivos críticos, de importância e assim, evite que sem querer você os delete e perca algo muito importante.

Há programas e softwares que prometem recuperar arquivos da lixeira. Porém, a maioria deles precisa ser instalado antes de deletar os arquivos e, por isso, podem não ser as melhores soluções. Nossa dica é ter sempre um backup pronto e bem guardado, na nuvem ou qualquer outro lugar.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

3 comentários para: “Como recuperar fotos excluidas da lixeira?”

  • Maria dos Prazeres Augusto dos Santos

    Quero as minhas fotos de volta da lixeira

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      Maria, siga as instruções do artigo para tentar recuperar suas fotos.

      Responder
      • Rosemary

        Obrigada por me ajudar

Deixe um comentário