Comprar um videogame ou computador?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

No mundo dos jogos, existem duas opções para quem é realmente um gamer: jogos de console e jogos de computador. Consoles de jogos envolvem ligar um aparelho de jogos (como o Xbox 360 ou Playstation 3) em uma TV. Jogos de computador envolvem jogos jogados em um computador, como um PC. Ambos os formatos são populares, e muitos jogos estão disponíveis em ambos os formatos. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Custos

Consoles são significativamente mais baratos do que os PCs capazes de reproduzir jogos em configurações de alta qualidade. O custo médio de um console de jogos modernos, como o Xbox 360 ou Playstation 3 é de cerca de R$900, sendo mais alto quando no lançamento dos videogames. A compra de um PC capaz de jogar jogos com uma qualidade gráfica semelhante será normalmente o dobro deste mesmo preço, com alguns PCs de jogos indo para bem além de R$2000.

Leia também

Simplicidade

Consoles são unidades de tudo-em-um que se ligam a sua televisão através de cabos de áudio e vídeo ou um cabo HDMI. Cada fabricante usa o mesmo hardware em cada uma das marcas de seu console, e todos os jogos irão usar aquela mesma configuração, salvo alguns acessórios que você possa vir a comprar. Com os PCs, no entanto, os requisitos do sistema devem ser atendidos, em relação ao espaço no HD, placas de vídeo, memória RAM, etc. Jogos com menos requisitos, mais leves, têm o mínimo de gráficos e baixos requisitos de sistema que não necessitam de um computador caro. Outros jogos, no entanto, como os modernos FPS, exigem computadores topo de linha para serem jogados em suas configurações de alta qualidade.

Video games e PCs

Enquanto um resulta em constantes melhoras, outro resulta em economias essenciais. (Foto: tecnoblog.net)

Controles

Vantagem nos controlse realmente depende do jogo que está sendo jogado. Jogos de RPG com sistemas de controle complexos pode não ser bem adaptados aos controladores individuais de consoles e provavelmente serão mais adequados para teclados e mouses. Há também várias opções de controladores externo disponíveis para PCs, incluindo alguns que são quase idênticos aos encontrados no Xbox 360 e Playstation 3, dando uma flexibilidade maior de estilos de jogo no PC.

Vida útil

Porque um console é uma peça de hardware única, todo o sistema terá de ser substituído quando é ultrapassado. No entanto, com jogos de PC, você pode simplesmente adicionar os componentes necessários, tais como placas de vídeo e memória RAM, para fazer jogos mais recentes jogáveis.

Tamanho da tela

Consoles são jogados em TVs, que são tipicamente muito maior do que monitores de PC, dando a vantagem nesse departamento. No entanto, com cabos HDMI e VGA modernos, a maioria dos computadores mais novos podem se conectar a novas TVs de tela plana de LCD ou plasma, essencialmente, transformando-os em um grande monitor de computador.

Videogames e PCs

A maior diferença está nos gráficos: os anos no mercado não são bons para os proprietários de consoles. (Foto: gamingsquid.com)

Número de jogos

Porque os jogos de PC são muito mais fáceis de programar e publicar, há muitos mais jogos disponíveis para o PC. Consoles também são substituídos a cada poucos anos (a expectativa de vida média é de cerca de cinco a oito anos), e podem não ser compatíveis com a geração que os substitui, o que significa que seus jogos mais antigos não vão funcionar em seu novo console. Com um PC, isto não é um problema. Jogos em um PC também podem muitas vezes ser baixados pela rede, embora isso está rapidamente se tornando comum no mercado de consoles também. Além do mais, um PC consegue emular vários consoles de videogame. Com o controle certo, um computador pode basicamente virar um videogame.

Jogos exclusivos

Qualquer console hoje em dia tem jogos exclusivos. Assim como há jogos que também saem só para PC. Provavelmente, sua escolha será ter pelo menos um console e um PC bom para jogos. Escolha aquele console que tenha os jogos que mais te atraem. Assim, você garante mais diversão e gastando menos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário