Crossfire x SLI! Quais as diferenças reais?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Ambas as tecnologias Crossfire da ATI e a SLI da Nvidia permitem combinar duas ou mais placas gráficas em um único computador. O funcionamento interno de ambos são um pouco diferentes, mas eles têm o mesmo objetivo: dividir o trabalho de renderização de um quadro entre várias placas de vídeo, aumentando a performance. Para usar qualquer sistema que você vai precisar de uma placa-mãe que seja compatível com SLI ou Crossfire.

Aumento de Desempenho

Ambos, tanto Crossfire quanto o SLI, oferecem aumentos de desempenho maiores do que usando uma única placa gráfica. Ambas as tecnologias permitem o uso de duas ou até três placas gráficas em conjunto, dividindo o trabalho de renderização entre as várias placas. O aumento de desempenho varia de jogo para jogo. Por exemplo, testes de benchmark mostram que alguns games chegam a ter em cerca do dobro da taxa de quadros com um SLI do que com uma única placa, enquanto que com em outros, a diferença é insignificante. Em muitos casos, devido aos preços das placas de mais alto desempenho, sai mais barato comprar duas placas de vídeo de menor desempenho do que comprar uma só de maior desempenho, mesmo que seja melhor. A desvantagem clara aqui é que comprando placas de menor desempenho, você terá que trocá-las mais cedo do que comprando a melhor placa possível, o que pode tornar sua economia algo não muito inteligente.

Leia também

Múltiplos monitores

Placas gráficas mais modernas permitem que você use dois monitores ou um pouco mais, mas com duas placas de vídeo que você pode conectar três ou até quatro monitores ao seu computador. Usando vários monitores pode ajudar a manter o ambiente de trabalho organizado e salvá-lo de embaralhar-se ao voltar para um monte de janelas abertas. Vários monitores são especialmente úteis para o software que utiliza muitos painéis e guias, tais como aplicativos de edição de som e vídeo profissional. Os monitores da ATI em Crossfire tem um suporte a mais monitores do que as placas GeForce da NVIDIA.

Crossfire e SLI

Interessante as tecnologias que possibilitam múltiplas placas gráficas. Porém, raramente elas valem a pena, principalmente pelos preços. (Foto: www.ozone3d.net)

Crossfire ou SLI?

Ambas as tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, que estão mais associadas à tecnologia das empresas que fabricam as placas. Enquanto a NVIDIA normalmente tem as placas de melhor desempenho sozinho, principalmente com tecnologias de renderização de partículas como o PhysX. Porém, a ATI com o suporte a um maior número de monitores e com o preço mais barato, principalmente para configurações em Crossfire. No final das contas, o que mais importa são seus planos de longo prazo para o computador: se você planeja trocar de placas logo logo, ATI é sua melhor opção. Já quem quer ficar com uma placa de vídeo por mais tempo, deve optar por uma placa de vídeo da NVIDIA.

Desvantagens

A configuração de dois GPU é cara. Uma única placa de vídeo high-end não é barato, para começar, e uma configuração SLI ou Crossfire duplica a sua despesa, bem como o custo da atualização mais tarde. Um computador de dois GPU também consome uma grande quantidade de energia, especialmente quando ambas as placas estão funcionando a todo vapor, tornando o equipamento mais caro para ser ligado. Você pode querer ter uma fonte de alimentação capaz de suprir a energia que você precisa e que pode atender aos requisitos de energia maiores. Como com qualquer coisa que aumenta a complexidade do seu computador, ter mais hardware significa que existem mais maneiras algo pode, e, quase inevitavelmente vai, dar errado. Portanto, tenha segurança total na hora de montar essa configuração antes de tomar essa importante decisão.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário