Escritório virtual: o que é coworking

Em Dicionário técnico por Alex Benfica

A cada dia o trabalho nas empresas se torna mais intelectual e independente da localização geográfica. Com funções que podem ser desempenhadas online, os empregos que dependem de uma infraestrutura web básica (computador e internet) tem grande vantagem ao contratar um serviço de Coworking. Basicamente, coworking significa trabalhar em conjunto, tendo ao seu lado vários profissionais de áreas diversas e não necessariamente paralelas para expandir seu networking. Mas não é só isso.

O que é coworking?

Coworking se torna real quando você contrata um escritório virtual para realizar o cowork. Apesar do nome “virtual”, os escritórios virtuais de coworking são bem reais, físicos. São espaços alugados que disponibilizam toda a infraestrutura básica que você possa precisar em uma empresa como: internet, mesas, cadeiras, computadores, ar condicionado, telefones, secretárias, sala de reuniões, uma sala de cafezinho, e um endereço para receber correspondências.

Leia também

Definição de coworking

O Coworking é uma forma moderna para organização do trabalho, e cada vez mais empresas estão buscando esse tipo de recurso. (Foto: divulgação)

Em outras palavras, ao contratar um escritório virtual de coworking, você pode ter uma localidade física de trabalho sem ter que arcar com os custos e toda a tramitação de alugar um imóvel e mantê-lo funcionando. Alugar uma sala comercial exige um prazo mínimo de contrato que em geral é de pelo menos 1 ano, os locais costumam precisar de reformas, é necessário contratar internet, telefone, secretária, pagar condomínio, pensar na segurança e vários outros itens que desviam o seu foco de atenção do seu negócio principal. O coworking tem o objetivo de simplificar tudo isso, com um custo um pouco maior do que você teria se fizesse tudo sozinho..

Compensa mesmo pagar para ter um escritório ao invés de trabalhar de casa, por exemplo?

A resposta a esta pergunta depende de vários fatores, inclusive de quanto você pode pagar. Se seu objetivo é ter um ponto comercial onde apenas você trabalharia, e precisa ter contato frequente com clientes, o coworking pode ser uma boa opção. Além do mais, trabalhar em casa exige um disciplina hercúlea que poucas pessoas tem. O rendimento do trabalho em casa pode ser ridiculamente baixo para quem não tem a habilidade de controlar os próprios impulsos de distração.

O vídeo abaixo mostra um pocuo sobre o funcionamento do coworking em um escritório virtual de São Paulo.

E quanto custa contratar o coworking?

Os custos para ter um escritório virtual em São Paulo são certamente diferentes de um coworking em Belo Horizonte, mas são sempre compatíveis com a faixa salarial da cidade, e a com a localização do serviço. Faça uma pesquisa de alguns serviços e antes de fechar o contrato, conheça pessoalmente o local, até fazendo um test drive, combinando antes um valor menor para passar alguns dias trabalhando no local. Os horários de pico do trânsito da região, a disponibilidade de infraestrutura bancária, de transporte e alimentação podem fazer um grande diferença em sua escolha.

Outro ponto a considerar é a possibilidade de dividir os custos de um escritório virtual. Há planos e escritórios que funcionam 24 horas e você combinar com outro profissional para cada um trabalhar em um horário diferente, dividindo o valor a ser pago. Especialmente nesta modalidade pode sair bem em conta.

Boa sorte com seu novo negócio e espero que esse tipo de trabalho aumente sua produtividade real trabalhando em um escritório virtual!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário