Internet lenta! O que fazer?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

A internet mais lenta acontece por várias razões, mesmo quando você paga por uma conexão de alta velocidade. Como a internet é construída sobre centenas de diferentes tecnologias que tentam conversar entre si, há muitos lugares onde os dados podem ficar um pouco mais lentos antes de alcançar a tela do seu computador. O seu servidor de internet pode ser o culpado, certamente, mas há muitos outros fatores para olhar antes de atribuir a responsabilidade.

Internet lenta: como resolver?

Alguns desses pontos de lentidão estão dentro de seu controle, e podem ser rapidamente corrigidos com um pouco de esforço. Nem sempre os problemas serão resolvidos, no entanto, e você precisa ter paciência.

Leia também

Internet lenta: o que fazer? Internet lenta no celular? E se for no computador?

As razões mais comuns para lentidão da internet, tenha você um computador, smartphone, ou tablet, tem fácil diagnóstico e solução, como se segue:

Você pode ter problemas com a ligação e fornecimento de energia para seu hardware – Pode ser um fio solto, uma tomada mal conectada, uma fonte defeituosa. Verifique as conexões e veja se não há variações demais na rede elétrica da sua casa. Compre um filtro de linha ou estabilizador para ligar seus aparelhos nele e, preferencialmente, tenha um nobreak para seus aparelhos eletrônicos.

Seu modem ou roteador podem não estar configurados corretamente – Geralmente, a configuração do roteador é feita por quem mora na residência, mas muitas empresas provedoras de internet fornecem um modem com roteador. Para configurá-lo corretamente, ligue para sua provedora de serviços de internet e peça uma reconfiguração da conexão a internet, que pode ser feita realizando um “reset” da conexão.

Talvez você tenha pessoas se conectando a sua rede sem fio sem você saber – Para acabar com essa festa, você tem que colocar uma senha WPA2 no seu roteador. Se você não sabe como mudar a senha, peça ao seu provedor de internet para fazer isso remotamente, ou procure um guia na internet sobre como fazer essa mudança.

Diagnóstico de velocidade da internet

Encontrando o problema exato do seu computador, smartphone ou tablet, fica muito mais fácil diagnosticar exatamente seu problema com lentidão na internet. (Foto: www.gizbot.com)

Seu navegador da Web pode ter addons, extensões e/ou plugins que estão consumindo largura de banda – Vá para as configurações de seu navegador ou preferências, e clique em “extensões/addons/plugins”. Desative e remova todos os que você não está usando.

O navegador da Web ou seu antivírus podem ter características de segurança ativadas que estão limitando a velocidade da sua internet, enquanto eles executar verificações de segurança antes de exibir as páginas – Aqui é meio arriscado mexer. Mas você pode reduzir o grau de proteção do antivírus e do navegador na opção de “segurança”, geralmente no menu de configurações/preferências. Não recomendamos, e o risco é todo seu. Na dúvida, troque de antivírus e veja um que seja mais rápido.

Sua placa de rede ou adaptador de rede sem fio pode estar com o driver desatualizado – Basta entrar no site da fabricante e instalar o driver mais recente. Para smartphones e tablets, reinicie o aparelho e/ou atualize o sistema operacional.

Seu modem/roteador é antigo – Modems com mais de 3 anos devem ser trocados. Esses modems simplesmente não suportam a quantidade de conexões de novos aparelhos eletrônicos em uma residência. Ligue para sua provedora de internet e peça a troca.

Janelas demais abertas no computador – Várias delas podem estar se atualizando e puxando largura de banda sem você saber. Feche e deixe aberta apenas as janelas essenciais ao seu trabalho.

Vírus e spyware infectando sua máquina – Faça um scan da máquina com seu antivírus e mais de um programa anti spyware. Limpe tudo, e delete todos os programas que você desconhece. Se o problema continuar, formate seu PC ou seu smartphone/tablet para remover a contaminação.

Baixando ou compartilhando arquivos demais – Principalmente em redes P2P, como torrents, você pode estar consumindo muita banda da internet através de uploads e downloads. Basta reduzir o limite máximo de velocidade para uploads e downloads.

Provedor de internet lento – Ligue para seu provedor e peça para fazer um teste de velocidade. Peça para reiniciarem a conexão, caso necessário, ou mandarem um técnico para verificar os problemas de velocidade.

Memória de cache do navegador muito cheia – Vá para histórico, geralmente disponível pelo atalho CTRL+H. Clique em limpar dados de navegação, e apague todo o cache.

Dispositivos de rádio ou microondas em sua casa pode prejudicar o sinal sem fio de conexão à Internet – Até mesmo canos de água corrente podem prejudicar o sinal sem fio. Por isso, é altamente recomendável ter repetidores de conexão sem fio espalhados pela casa.

Seu computador/smartphone/tablet tem mais do que 3 anos de idade – Ele não é capaz de lidar com a quantidade de dados de uma página web moderna. Hora de trocar o brinquedo ou, pelo menos, fazer uma atualização no software e/ou hardware.

Você está em um lugar onde a conexão da internet tem má qualidade – Vale principalmente para conexões sem fio e conexões 3G/4G. Aqui a solução é andar pelo lugar até achar um ponto com conexão melhor.

Diagnóstico da velocidade da internet

Estas são apenas algumas das muitas possibilidades. Se você acha que sua conexão com a internet está lenta, recomendamos que você faça duas coisas simples, antes do desespero: faça um teste de velocidade em seu computador online, através de um dos vários sites que tem esses testes de velocidade disponíveis. Depois, desconecte e reconecte cabos, desligando seu modem e roteador por 30 segundos antes de religar. Então, comece a buscar as soluções acima.

Esperamos ter ajudado. Se o seu caso não está na nossa lista, deixe nos comentários sua pergunta e descrição do seu caso!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário