Modem com roteador

Em Dicionário técnico por Alex Benfica

Como quase todo usuário de banda larga precisa adquirir um modem e um roteador, surgiram no mercado equipamentos que realizam as duas funções ao mesmo tempo. Os modems com roteador tem a opção de funcionar em modo bridge, o que significa desativar a função de roteador. Isto é feito muitas vezes quando já existe um roteador principal na rede, com funções mais avançadas. Os modems com roteador já são maioria pois tornam muito mais prática a configuração de redes de pequeno porte. Redes mais complexas em geral exigem roteadores maiores e com mais opções de configuração.

Leia também

Tão comuns quanto os modems com roteador, são os modems com roteador wireless que, além de realizarem a função de roteador, o fazem possibilitando a “conexão” de dispositivos sem fio à rede. Dentre as vantagens de aparelhos com funções múltiplas estão: a economia de espaço,  a diminuição do consumo de energia e a centralização das configurações de rede.

Combinação entre modem e roteador

Um modem pode ser combinado com um roteador para distribuir sua conexão à internet entre diversos aparelhos em sua residência. (Foto: www.mln.com.au)

Quem deve utilizar um modem com roteador?

Um modem com roteador é feito para ser usado, principalmente, em pequenas redes domésticas e de empresas. Como ele é mais econômico, a relação entre custo e benefício é mais vantajosa. Mesmo os modems com roteadores mais básicos oferecem excelentes configurações adicionais, principalmente para segurança. É uma boa opção para micro e pequenas empresas também, que não podem investir alto em um sistema de conexão à internet e distribuição de rede mais sofisticado.

Médias e grandes empresas devem já dedicar um investimento um pouco maior, distribuindo a conexão pela utilização de um roteador e modem separador. Assim, é possível também investir em aparelhos com uma camada de segurança mais confiável, um Firewall mais sofisticado, evitando que os computadores da empresa sejam invadidos. Para casas e apartamentos, usar um modem que não tenha roteador só é uma boa opção se você trabalha de casa e/ou sua conexão de internet tem de ser distribuída pelo imóvel. Assim, você pode usar um modem normal e um roteador como repetidor da conexão à internet.

Esperamos ter explicado um pouco melhor sobre o que é um modem com roteador. Se ainda ficaram dúvidas, deixe suas perguntas nos comentários abaixo e iremos responder o quanto antes!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário