Móveis e materiais! MDF é tudo igual?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Madeira MDF (Medium Density Fiberboard, algo como Tábua de fibras de Média Densidade) é um composto feito de madeira por meio de colagem em conjunto das fibras de madeira com resina sob calor e pressão. A madeira é utilizada numa variedade de processos de construção e na indústria, além de ser considerada uma alternativa confiável e barata de madeira maciça.

Fabricação e História do MDF

Fabricantes fazem madeira MDF de fibras de madeira ou aparas, que são ligadas com resina e pressurizadas em refinarias para reduzir a densidade total do produto acabado. A produção comercial de MDF começou nos Estados Unidos em 1960, com base no conceito e design de painéis de madeira, que eram projetados da mesma forma.

Leia também

Propriedades Físicas do MDF

A densidade da madeira MDF varia de 0,64 gramas por centímetro cúbico a 0,80 gramas por centímetro cúbico. O MDF tem uma gravidade específica na gama de 0,5 a 0,88.

Tipos de MDF

Vários graus e tipos de madeira MDF estão disponíveis, incluindo resistentes à umidade, retardante de fogo (ou resistentes) e madeira MDF com resistência nuclear. MDF também é classificada em laminados, partículas e fibra de madeira MDF. MDF vem em folhas que variam em tamanho e espessura, chegando normalmente a um máximo de 2,5 cm, mas que pode ser aumentado ao unir placas de MDF.

Prático e fácil de manipular

Pelo seu preço e resistência, além do fácil manuseio, o MDF faz sucesso com a maioria dos marceneiros. (Foto: www.paamgroup.com)

Uso para o MDF

Construtores usam madeira MDF para fazer logotipos e logos, cabines de exposição, tratamento de caixas, mobiliário, revestimento exterior, frentes de gavetas e portas de armário e armações internas de gabinetes, além de vários outros usos possíveis.

Vantagens do MDF

MDF é estruturalmente consistente, fino e durável. Ao contrário da madeira sólida, a densidade permanece consistente ao longo da sua espessura. A madeira facilmente pode receber uma série de acabamentos, incluindo água e óleo à base de tintas, vernizes e polimentos. MDF é duro, liso e denso, não tem nós de superfície e é facilmente usinado.

Desvantagens do MDF

Serragem, usinagem e lixamento de madeira MDF cria uma considerável quantidade de poeira fina que irrita os olhos, nariz e pulmões. A resina de ligação do MDF contém um material cancerígeno que pode ser libertado quando perfurado, usinado ou cortado. Qualquer tentativa de cortar MDF em máquina deve usar roupas de proteção, óculos de proteção ocular, respiradores e/ou máscaras.

Outra desvantagem da madeira MDF é o seu peso. É uma madeira extremamente pesada composta, e uma única folha de 0,63 cm de espessura pesa cerca de 45 kg.

MDF madeira tende a enfraquecer ferramentas manuais, devido ao seu teor de cola. O MDF é susceptível a se dividir, se você não tomar cuidado apropriado quando pregar ou aparafusar. Recomenda-se que os parafusos não estejam em distância maior do que 25 milímetros da borda da placa.

O MDF é o melhor material para móveis?

Sim e não. Ao mesmo tempo que seu uso é muito prático, ele pode ter uma densidade e textura que não agradam a todos. O melhor a se dizer do MDF é que ele é a madeira mais adaptável no mercado, assim como o MDP, que está crescendo em popularidade. A melhor forma de saber o melhor material para o que você quer fazer é conversar com um marceneiro sobre o assunto e pedir a opinião do profissional na hora de construir.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário