Para lazer e estudos – Notebook, Netbook ou Desktop?

Em Trabalho e produtividade por Alex Benfica

Este semana recebi uma pergunta de um leitor que me motivou a escrever este artigo.

Depois da primeira aula de AEDS (Algoritmos e Estruturas de Dados) eu percebi que seria interessante se eu tivesse um notebook ou um netbook para levar para a faculdade, mas eu estou em um dilema. Compro um netbook só para estudo mesmo e depois eu monto um PC, ou compro um notebook mais potente e uso ele tanto para estudo como para lazer e outras coisas? O que você acha, tem algum conselho sobre o que eu faço e talvez algum lugar interessante para comprar?

A pergunta é bem ampla e a resposta como sempre é: depende!

Leia também

Os computadores evoluem muito rapidamente e os jogos mais ainda. Um computador voltado para o lazer pode ter dois perfis:

  1. jogador que pretende jogar os últimos lançamentos do mercado de jogos e vai precisar de uma máquina potente.
  2. jogador casual que vai se contentar com jogos online, joguinhos mais antigos ou não vai se importar de jogar com qualidade reduzida.

Da mesma forma, o uso de computadores voltado para estudo ou trabalho também deve considerar dois aspectos:

  1. trabalho de computação científica em que a performance do computador pode gerar várias horas de diferença nos tempos de processamento ou mesmo inviabilizar a execução.
  2. trabalho computacionalmente simples, como edição de texto e criação de algoritmos comuns, além de navegação à internet e utilização de vídeo chamadas.

As combinações dos casos acima são poucas, vamos analisar cada uma delas.

Não são poucos os usuários que preferem ter um equipamento só pra tudo. Ou eles perdem em mobilidade ou pagam um preço maior por um notebook melhor. Em geral daria para ficar na opção “1 e 2” e ser melhor atendido. Quando estamos fora de casa nem sempre temos condições para jogar os jogos pesados e que exigem mais tempo e dedicação. O mesmo vale para trabalhos científicos que rodam melhor em laboratórios ou na segurança do lar.

Notebook ou PC de mesa - Desktop

Notebook, netbook ou desktop? Depende do perfil de uso!

Sou particularmente fã de ter um netbook simples e barato com um computador excelente em casa. Quando preciso de mais processamento, uso o netbook e acesso remotamente o desktop que está em casa . São muitas as ferramentas de suporte remoto gratuitas que permitem isto. Para jogar, o desktop também é mais interessante até por questões de ergonomia.

E então? Já consegue se decidir melhor sobre qual equipamento comprar?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário