O que é Blu-Ray? Guia definitivo!

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Blu-ray (não Blue-ray) também conhecido como Blu-ray Disc (BD), é o nome de um formato de disco óptico, desenvolvido conjuntamente pela Blu-ray Disc Association (BDA), um de líderes de vendas de eletrônicos, computadores e mídias ao redor do mundo, incluindo Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG muitos outros e a cabeça do projeto: a Son. O formato foi desenvolvido para permitir a gravação, regravação e reprodução de vídeo em alta definição (HD e Full HD), bem como o armazenamento de grandes quantidades de dados. O formato oferece até cinco vezes mais a capacidade de armazenamento dos DVDs tradicionais, podendo armazenar até 25 GB em um disco de camada única e 50GB em um disco de camada dupla. Esta capacidade extra, combinada com o uso de vídeo avançado e codecs de áudio oferece aos consumidores uma experiência de alta qualidade sem precedentes.

Leia também

Enquanto as tecnologias discos ópticos, tais como DVD, DVD ± R, DVD ± RW e DVD-RAM contam com um laser vermelho para ler e gravar dados, Blu-Ray utiliza um laser azul-violeta, tendo desta cor de luz a origem de seu nome, Blu-ray. Apesar dos diferentes tipos de lasers utilizados, produtos Blu-ray podem ser facilmente compatíveis com CDs e DVDs através do uso de um drive óptico compatível com os outros modelos de mídia. O benefício da utilização de um laser de azul-violeta (405 nm) é que ele tem um comprimento de onda menor do que um laser vermelho (650 nm), fazendo com que seja possível focar o raio laser com uma precisão ainda maior. Isso permite que os dados sejam enviados com mais força e velocidade, armazenados em menos espaço e tornando possível pcaber mais dados no disco mesmo que seja do mesmo tamanho físico de um CD ou DVD.

Formato de alta definição

Com o advento da internet e a facilidade de acesso ao entretenimento, as mídias físicas perderam espaço, mas o Blu-Ray continua dominante em qualidade, principalmente em comparação com os formatos digitais. (Foto: tvtropes.org)

O Blu-Ray é atualmente suportado por mais de 200 de produtos eletrônicos de consumo ao redor do mundo. Quem tem um Playstation 3 já utiliza as mídias Blu-Ray para seus jogos e aqueles que desejam ter uma experiência de cinema em casa, esta é a única mídia física que atualmente permite tal experiência mas não a única opção para assistir filmes com alta definição de vídeo e áudio.

Muita gente ainda confunde a alta definição (Full HD e HD) com a mídia. Isso não é verdade, uma vez que já existem arquivos digitais que reproduzem a alta definição de áudio e de vídeo com excelente qualidade. Serviços de vídeo online e a TV por assinatura também fazem o mesmo. O que temos de principal diferença é que o Blu-Ray faz a leitura dos dados da alta definição com uma velocidade maior, resultando em uma qualidade melhor de vídeo e áudio mas que poucos são capazes de perceber.

Os discos Blu-Ray já estão bem mais baratos e vale muito a pena sua compra hoje em dia, principalmente para aqueles que não tem acesso a uma internet de maior velocidade. As versões remasterizadas de filmes e seriados para o formato valem muito a pena, além dos milhares de extras inclusos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário