TeXstudio: Editor LaTeX para Windows e Linux

Em Desenvolvimento e TI por Alex Benfica

LaTeX é uma excelente ferramenta para escrever teses e artigos que contem fórmulas matemáticas e bibliografias extensas. Há quem defenda a utilização do LaTeX para escrever todo tipo de conteúdo, visto que a patir do código LaTeX é possível gerar html, dvi, pdf e vários outros formatos a partir daí.

Particularmente só utilizo o LaTeX para criação de materiais com fins acadêmicos, seja por exigência dos professores ou porque no fim das contas o gerenciamento das fontes bibliográficas é feita com maestria por esta ferramenta.

A instalação do LaTeX no Windows é mais chata que no Linux mas neste artigo o objetivo é falar um pouco sobre um editor que funciona nas duas plataformas. Utilizo o LaTeX no Linux porque todas as libs e pacotes necessários podem ser instalados facilmente a partir da linha de comando, ao contrário do Windows que requer a instalação de várias ferramentas separadas.

Leia também

O TeXstudio é um editor de LaTeX que facilita a entrada das fórmulas e tem um excelente sistema de autocompletar e highlight que agilizar a criação dos textos.

Recomendo fortemente a utilização do TeXstudio como editor gratuito de LaTeX. Antes o TeXstudio se chamava TexMakerX e mudou de nome em 15/06/2011. Utilizei o WinEdt e o LEd mas prefiro o TeSstudio.

Veja algumas características do TeXstudio:

Editor LaTeX multiplataforma

Editor LaTeX para Mac, Windows e Linux: TeXstudio

Visite o site do TeXstudio no SourceForge para fazer o download e conhecer mais a ferramenta.

Se você está a procura de um tutorial de LaTeX, sugiro o do professor Reginaldo Santos, da UFMG.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

2 comentários para: “TeXstudio: Editor LaTeX para Windows e Linux”

  • Cicero

    Muito obrigado, estava querendo um multiplataforma mesmo.

    Responder
  • Marcos Becker

    Valeu pela informação, muito útil.

    Responder

Deixe um comentário