Vale a pena fazer overclock em seu computador?

Em Desenvolvimento e TI por André M. Coelho

Jogadores de hoje em dia muitas vezes transformam uma CPU ou GPU típica em um processador top de linha com overclocking. Isso é feito de forma para ao invés de adicionar novas peças de hardware, eles façam o trabalho do processador mais e mais rápido.

O que é exatamente o overclocking?

Em vez de adicionar peças de alta performance, o overclocking envolve mudar a velocidade do barramento e/ou o multiplicador de clock de sua placa-mãe ou hardware de gráficos. Isso significa que apesar de sua CPU (processador do computador) ou GPU (processador gráfico) continuarem as mesmas fisicamente, elas estão sendo executado em uma freqüência mais rápida e, portanto, fazendo a execução de mais instruções no mesmo período de tempo, porque uma freqüência mais rápida significa mais ciclos de instrução por segundo.

Leia também

Cuidados com o overclock

Overclocking pode ser um processo complicado e raramente fornece uma melhora sem problemas a primeira vez que você o experimenta. Embora haja desvantagens para o overclock, você vai encontrar muitos tutoriais e artigos na web que irão guiá-lo através do processo. Você pode localizar esses artigos, basta pesquisar a palavra “overclocking”, seguido por seu modelo de CPU ou GPU em um site de pesquisa. Softwares para overclocking também estão disponíveis para praticamente qualquer processador.

Não tente isso a menos que você saiba o que está fazendo e sua CPU ou GPU simplesmente não são mais rápidas o suficiente para lidar com os jogos que você quer jogar. Overclocking é certamente mais barato do que comprar um PC novo mais rápido.

Quando fazer o overclock?

Antes de decidir, aqui está uma lista das razões importantes pelas quais você deve considerar cuidadosamente a decisão de fazer o overclock da CPU ou GPU.

Seu hardware deve suportar o overclocking

Alguns CPU/placas-mãe e GPUs são muito mais adequados para o overclock do que outros. Se o seu hardware não suporta overclock e não é algo que geralmente é mencionado no manual do usuário do PC, há um risco de danificar o seu hardware. Se overclocking não é mencionado no manual da sua placa-mãe (ou PC), você pode encontrar ajuda para o overclocking na internet procurando o número do modelo de sua placa-mãe ou PC.

Overclocking geralmente anula a garantia do fabricante

Se você decidir fazer um overclock, você pode ter a perda da garantia do fabricante de seu PC. Isso também se aplica ao fabricante de sua placa-mãe, CPU e gráficos.

Quando fazer o overclock do seu PC

Muitos produtos hoje em dia disponíveis no mercado já saem de fábrica preparados para o overclock. Opte por estes produtos se você planeja o overclock no futuro. (Foto: www.tomshardware.com)

Overclocking vai encurtar a vida útil do CPU/GPU

Devido aos efeitos do calor sobre a estrutura das placas de hoje, mesmo os processadores rodando a sua velocidade nominal eventualmente degradam. Esse processo leva muitos anos, por isso não é normalmente uma preocupação. No entanto, o excesso de calor produzido por fazer o overclock de um processador automaticamente diminui sua vida útil. Aqueles que fazem o overclock estão geralmente cientes disso, mas eles argumentam que a taxa de desenvolvimento do processador fará qualquer processador obsoleto em três ou quatro anos de qualquer maneira.

Devido a isso, o sempre presente perigo de dano devido ao calor, os proprietários de PCs que fazem overclock, invariavelmente, investem nos melhores ventiladores e sistemas de refrigeração para os seus processadores. Sem esse resfriamento pesado??, o overclocking de um processador pode rapidamente destruí-lo.

Overclocking pode produzir travamentos e erros

Isso faz sentido: se você está empurrando seu hardware para além de suas especificações de projeto, você vai ter problemas se a sua configuração de overclock não é exatamente correta.

Overclocking geralmente envolve um longo processo de ajustes de frequência do seu processador para alcançar o máximo de operação livre de problemas. Mas mesmo com as melhores configurações, é provável que você experimente travamentos ocasionais.

Comprar novas peças pode sair mais em conta

Por fim, se seu PC já está um pouco mais velho, a decisão de comprar peças novas pode ser uma ótima forma de melhorar o desempenho do seu computador rapidamente. Ou, se você preferir, pode comprar um PC pronto para os fins que você deseja e na configuração ideal para sua necessidade.

Você já fez overclock? Quando recomendaria o overclock? Quando prefere trocar as peças do PC?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário