O que é front end e back end? Quais as diferenças?

Em Desenvolvimento e TI por André M. Coelho

Se você é novo no mundo da codificação e engenharia de software, pode ficar confuso por termos como front-end, back-end e desenvolvimento full-stack. Sua cabeça pode girar ao ver linguagens de programação como Ruby on Rails e JavaScript.

O que é front-end e back-end?

O que tudo isso significa? Qual é a diferença entre o front-end e o back-end?

Primeiro de tudo, o desenvolvimento de sites é o processo de criação de sites e aplicativos. Diferentemente do design UI UX, o desenvolvimento da Web se concentra mais na codificação e na garantia de que um site funcione bem. É essencialmente o aspecto de usabilidade dos sites e aplicativos.

Leia também

Mas onde entram termos como o front-end e o back-end? O desenvolvimento do front-end e o desenvolvimento de back-end são os dois tipos diferentes de desenvolvimento da Web.

Então, vamos mergulhar e nos familiarizar com esses estilos de desenvolvimento da Web!

O que é o desenvolvimento front-end?

Os desenvolvedores de front-end constroem com o usuário em mente. O desenvolvimento do front end é um estilo de programação de computadores que se concentra na codificação e criação de elementos e recursos de um site que será visto pelo usuário. Trata-se de garantir que os aspectos visuais de um site sejam funcionais.

Você também pode pensar no front -end como o “lado do cliente” de um aplicativo. Então, digamos que você seja um desenvolvedor de front end. Isso significa que seu trabalho é codificar e dar vida aos elementos visuais de um site. Você estará mais focado no que o usuário vê quando ele visita um site ou aplicativo.

E você deseja garantir que o site seja fácil de interagir enquanto também funciona sem problemas.

Esses desenvolvedores pegam os designs visuais dos designers de UX e UI e dão vida ao site, certificando -se de que funcione bem para o usuário. Uma das muitas maneiras pelas quais você pode usar as habilidades de front-end é a criação de um site estático, que é um site com conteúdo fixo entregue ao navegador de um usuário exatamente como ele é armazenado.

Você pode encontrar um site estático se acontecer em uma página de destino simples ou em um site de pequenas empresas que não permita que os usuários executem tarefas interativas.

Os desenvolvedores do front-end criam elementos como:

Botões

Layouts

Navegação

Imagens

Gráficos

Animações

Organização de conteúdo

Back end e front end no desenvolvimento

Front end é basicamente o que você enxerga no desenvolvimento web, e back end são os processos que acontecem por trás das câmeras. (Imagem: YouTube)

O que é o desenvolvimento de back-end?

O desenvolvimento de back-end se concentra no lado do site que os usuários não podem ver. É o que torna um site interativo.

Você também pode se referir ao back-end como o “lado do servidor” de um site. Por exemplo, digamos que você esteja executando um site de mídia social. Você precisa de um local acessível para armazenar todas as informações de seus usuários.

Esse centro de armazenamento é chamado de banco de dados e alguns exemplos amplamente utilizados incluem Oracle, SQL Server e MySQL.

Os bancos de dados são executados a partir de um servidor, que é essencialmente um computador remoto. Um desenvolvedor de back-end ajudará a gerenciar esse banco de dados, bem como o conteúdo do site armazenado nele. Isso garante que os elementos do front -end em seu site de mídia social possam continuar funcionando corretamente à medida que os usuários navegam no conteúdo e outros perfis de usuário.

Embora os usuários não interajam diretamente com o back-end de um site, eles interagem indiretamente com os elementos que esses desenvolvedores trabalham através de um aplicativo front-end. O desenvolvimento de back -end trata de armazenar e organizar dados, além de garantir que o front end esteja funcionando bem.

Os desenvolvedores da Web de back-end trabalham em tarefas como:

Construção de código

Solução de problemas e depuração de aplicativos da Web

Gerenciamento de banco de dados

Utilização da estrutura

Front -End vs. Back end: Qual é a diferença?

Ainda pensando: “Front-end vs. back-end … qual é a diferença?” Agora que você obteve uma visão geral da frente e do back-end, vamos discutir suas diferenças. Existem 4 distinções principais que diferenciam o desenvolvimento frontal e traseiro.

1. Os desenvolvedores front-end e back-end trabalham em lados diferentes de um site

O desenvolvimento do front end é a programação que se concentra nos elementos visuais de um site ou aplicativo com o qual um usuário interaja (o lado do cliente). Enquanto isso, o desenvolvimento de back -end se concentra no lado de um site que os usuários não podem ver (o lado do servidor).

Eles trabalham juntos para criar um site dinâmico para permitir que os usuários façam compras, usam formulários de contato e quaisquer outras atividades interativas nas quais você possa participar enquanto navega em um site.

Alguns exemplos de sites dinâmicos são Netflix, PayPal, Facebook, etc.

2. Os desenvolvedores fron-end e back-end têm forças diferentes

Diferentes desenvolvedores têm forças diferentes. Mas é essencial ter em mente que um lado do processo de desenvolvimento não é mais difícil ou mais importante que outro. Na verdade, eles são igualmente importantes na criação de um site com o qual os usuários gostarão de interagir.

3. Os desenvolvedores front-end e back-end trabalham em diferentes linguagens

Ao codificar, você usará uma linguagem de programação. Assim como os idiomas humanos, esses idiomas permitem que os programadores se comuniquem com seus computadores através de uma série de símbolos (denominada código). Muito simplesmente, é como dar instruções ao seu computador. Os desenvolvedores de front-end trabalham em idiomas como HTML, CSS e JavaScript.

HTML é a linguagem padrão para criar páginas da Web.

O CSS é usado para trazer estilo e talento. Ele define as cores, fontes e o estilo de um site de outros conteúdos do site.

JavaScript é um idioma que pode ser usado para tornar um site interativo e divertido. Você pode usá-lo para executar um jogo no seu site, para citar um exemplo.

O front-end também funciona em seu próprio conjunto de estruturas e bibliotecas. Aqui estão apenas algumas das estruturas e bibliotecas com as quais um desenvolvedor de front-end funcionaria:

AngularJS

React.js

jQuery

Sass

Os desenvolvedores de back-end trabalham em idiomas como PHP, C ++, Java, Ruby, Python, JavaScript e Node.JS. Aqui está um pouco mais em algumas dessas linguagens:

O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor.

O Java é uma plataforma altamente popular e uma linguagem de programação.

O Python é uma linguagem de codificação de uso geral. É diferente de alguns dos outros que mencionamos aqui, porque pode ser usado para outros tipos de desenvolvimento de software e não é limitado apenas ao desenvolvimento da Web.

As estruturas de back end incluem:

Express

Django

Rails

Laravel

Spring

4. Os desenvolvedores front-end e back-end trabalham juntos para criar aplicativos incríveis

Embora existam algumas semelhanças entre os dois lados do desenvolvimento da Web, é mais fácil pensar neles como lados de uma fita cassete. Ambas são partes necessárias do processo de desenvolvimento da Web que são usadas para criar sites e aplicativos funcionais e visualmente atraentes.

Portanto, se você está pensando em uma carreira como desenvolvedor da Web e não tem certeza de que lado da fita de desenvolvimento está interessada em tocar, pode considerar se tornar um desenvolvedor full-stack. Os desenvolvedores full-stack obtêm o melhor dos dois mundos e seu trabalho consiste em elementos de frente e de trás. É como ouvir todo o cassete invertido todos os dias.

Front-end vs. back-end? Por que não ambos?

Se você estiver interessado em uma carreira como desenvolvedor de front-end ou back-end, considere participar de um bootcamp de codificação ou escola técnica.

Em um bom curso, você aprenderá:

Habilidades de front-end:

Apresentação de problemas interessantes, bem como o design de soluções envolventes.

Projete, crie e modifique as páginas estáticas da Web que estão em conformidade com as especificações HTML5.

Analise o desempenho do lado do cliente de uma página da Web para entender melhor a experiência do consumidor.

Imagine, crie e implante aplicativos interativos e móveis para a Web usando as mais recentes tecnologias da Web, incluindo HTML5, CSS3, JavaScript (ES6+) e React.

Combine essas habilidades com tecnologias de back-end, como bancos de dados e node.js, além de ferramentas de desenvolvedor como Bash, Git e testes automatizados.

Entenda como trabalhar efetivamente e colaborar em um projeto de software e também como entrevistar com confiança.

Habilidades de back-end:

Encontre -se com uma segunda linguagem de programação popular, bem como sua própria estrutura da web mais comum. Use também recursos de linguagem, como listas, conjuntos e dicionários adequadamente para tarefas algorítmicas simples.

Torne-se hábil em interagir com as tecnologias nos bastidores, como bancos de dados e servidores, e também na solução de conjuntos mais complexos de problemas.

Identifique e corrija gargalos de desempenho em um aplicativo da Web. Além disso, propor uma correção viável a um gargalo específico em um aplicativo de amostra fornecido.

Aprenda a tornar os aplicativos mais rápidos, mais seguros, mais estáveis e mais capazes.

bons cursos te formam com uma certificação de full-stack, para que possam trabalhar como desenvolvedores de front-end, desenvolvedores de back-end ou engenheiros de full-stack, além de várias outras funções. No programa, você se familiarizará com idiomas como HTML, CSS e JavaScript, além de Python, Django e SQL.

Se tiver mais perguntas, deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário