O que é phishing?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Os golpistas usam mensagens de e-mail ou texto para enganá-lo para dar-lhes suas informações pessoais. Mas há várias coisas que você pode fazer para se proteger. O phishing é uma das maneiras como alguém pode te aplicar um golpe, roubando suas informações. A partir daí, podem acessar suas contas e criar uma série de problemas. Então, como é e como evitar o Phishing?

O que é phishing?

Os golpistas usam mensagens de e-mail ou texto para enganá-lo para dar-lhes suas informações pessoais. Eles podem tentar roubar suas senhas, números de conta ou números de segurança social. Se eles obtiver essa informação, eles poderiam obter acesso ao seu email, banco ou outras contas. Os golpistas lançam milhares de ataques de phishing como esses todos os dias – e muitas vezes são bem sucedidos.

Leia também

Os golpistas geralmente atualizam suas táticas, mas existem alguns sinais que ajudarão você a reconhecer um email de phishing ou mensagem de texto.

Emails de phishing e mensagens de texto podem parecer que são de uma empresa que você conhece ou confia. Eles podem parecer que são de um banco, uma empresa de cartão de crédito, um site de redes sociais, um site de pagamento on-line ou aplicativo ou uma loja online.

Emails de phishing e mensagens de texto geralmente informam uma história para enganá-lo para clicar em um link ou abrir um anexo. Eles podem

Você viu algo assim na sua caixa de entrada. Você vê algum sinal de que é uma farsa? Vamos dar uma olhada. O email parece que é de uma empresa que você pode conhecer e confiar. O email diz que sua conta está em espera por causa de um problema de faturamento.

O email tem uma saudação genérica, “Oi querida”. Se você tem uma conta com o negócio, provavelmente não usaria uma saudação genérica assim.

O email convida você a clicar em um link para atualizar seus detalhes de pagamento.

Enquanto, de relance, este email pode parecer real, não é. Os golpistas que enviam emails como este não têm nada a ver com as empresas que eles fingem ser. Emails de phishing podem ter consequências reais para pessoas que dão aos golpistas suas informações. E eles podem prejudicar a reputação das empresas que estão falsificando.

Golpes de Phishing

O Phishing pode roubar suas informações e as utilizar para fins não tão nobres, te deixando com o prejuízo e a dor de cabeça. (Imagem: Spoindia)

Como se proteger de um ataque de phishing?

Seus filtros de spam de email podem manter muitos emails de phishing fora da sua caixa de entrada. Mas os golpistas estão sempre tentando superar filtros de spam, por isso é uma boa ideia adicionar camadas extras de proteção. Aqui estão quatro etapas que você pode levar hoje para se proteger de ataques de phishing.

Quatro passos para se proteger de phishing

1. Proteja seu computador usando o software de segurança. Defina o software para atualizar automaticamente para que ele possa lidar com novas ameaças de segurança.

2. Proteja seu celular definindo software para atualizar automaticamente. Essas atualizações podem lhe dar proteção crítica contra ameaças de segurança.

3. Proteja suas contas usando a autenticação multi-fator. Algumas contas oferecem segurança extra, exigindo duas ou mais credenciais para efetuar login na sua conta. Isso é chamado de autenticação multi-fator. As credenciais adicionais que você precisa efetuar login na sua conta caem em duas categorias:

Algo que você tem – como uma senha que você recebe através de um aplicativo de autenticação ou uma chave de segurança.

Algo que você é – como uma varredura da sua impressão digital, sua retina ou seu rosto.

A autenticação multi-fator torna mais difícil para os golpistas entrarem em suas contas se receberem seu nome de usuário e senha.

4. Proteja seus dados ao apoiá-lo. Faça backup de seus dados e verifique se esses backups não estão conectados à sua rede doméstica. Você pode copiar seus arquivos do computador para um disco rígido externo ou armazenamento em nuvem. Backup dos dados no seu telefone também.

O que fazer se você suspeitar de phishing scams?

Se você receber um email ou uma mensagem de texto que peça para clicar em um link ou abrir um anexo, responda a esta pergunta: Eu tenho uma conta com a empresa ou conheço a pessoa que me contatou?

Se a resposta for “não”, pode ser uma farsa de phishing. Volte e revise as dicas sobre como reconhecer phishing e procurar sinais de um golpe de phishing. Se você vir, relatar a mensagem e excluí-la.

Se a resposta for “Sim”, entre em contato com a empresa usando um número de telefone ou site que você sabe é real. Não são as informações no email. Anexos e links podem instalar malware prejudicial.

O que fazer se você respondeu a um email de phishing?

Se você acha que um scammer tem suas informações, como sua segurança social, cartão de crédito ou número de conta bancária, vá para o site da empresa que você achou que tinha te enviaddo um email. Lá você verá as etapas específicas para tomar com base nas informações que você perdeu. Digite no Google “email phishing empresa X”, trocando X pelo nome dda empresa.

Se você acha que clicou em um link ou abriu um anexo que baixou software prejudicial, atualize o software de segurança do seu computador. Em seguida, execute uma varredura.

Como denunciar phishing?

Se você tiver um email de phishing ou mensagem de texto, denuncie-o. A informação que você dá pode ajudar a combater os golpistas.

Passo 1. Se você tem um email de phishing, abra um boletim de ocorrência para denunciar a situação.

Passo 2. Relate o ataque de phishing para a Política Federal.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário