Como bloquear o MSN em casa ou na rede da empresa!

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

O Windows Live Messenger, que é instalado automaticamente com a maioria dos computadores que tem o Windows como sistema operacional, pode ser bloqueado, desativado ou desinstalado de sua máquina, se você decidir não usá-lo. Se você controla uma rede em uma biblioteca universitária, ou outra instituição em que o Windows Live Messenger pode criar uma distração, você pode querer bloquear o programa, que impedirá que todos os computadores no servidor acessem o programa. O mesmo vale para o ambiente familiar, se você achar que o Windows Live Messenger tem sido uma grande distração para seus filhos nos estudos.

Leia também

Para locais com um servidor

Use um computador com permissões administrativas e execute o ISA Server 2004, ISA Server 2006 ou algum programa de firewall semelhante (os procedimentos aqui detalhados são para o ISA Server, mas são semelhantes em outros programas).

Passe o mouse sobre “Microsoft ISA Server” no menu “Programas” e clique em “Gerenciamento do ISA Server.” Encontre o nome do seu servidor à esquerda e expanda o menu. Execute o “Assistente de Nova Regra de Acesso”, clicando em “Firewall Policy”/”Regras de Firewall”, depois em “Tarefas” e finalmente “Criar nova regra de acesso.” Nomeie sua regra de acesso com algo como “Bloqueio MSN”.

Atrapalhando sua produtividade em casa e no trabalho

Se o Windows Live Messenger está atrapalhando a produtividade em casa ou no trabalho, é hora de fazer o bloqueio deste programa para que ele não mais atrapalhe sua vida. (Foto: windowslivehelpnow.com)

Continue a seguir as instruções do assistente, escolhendo “Esta regra aplica-se aos protocolos selecionados”, “HTTPS” em “Protocolos comuns”, “Interna” para “Fontes de Regra de Acesso” e “Externos” para “Regras de Acesso aos Destinos”, “Todos usuários” e “Todos os usuários autenticados”, o que vai levá-lo ao final do Assistente.

De volta à janela ISA Server Management, clique com o botão direito no nome de sua regra de acesso. Clique em “Configurar HTTP” e abra a guia “Assinaturas”. Adicione um nome para a assinatura, “User-Agent” na caixa de distribuição e, finalmente, “Windows Live Messenger” na caixa de assinatura. Em seguida, clique em “OK” em duas janelas para terminar na guia “Assinaturas”. Encontre e clique em “Aplicar” na janela Gerenciamento do ISA Server para terminar.

Para computadores pessoais

Em casa ou para computadores individuais, o bloqueio do Windows Live Messenger é muito mais fácil. Baixe e instale o filtro Windows Live Family Safety a partir do site do Windows Live. Clique no botão do Windows e selecione “Windows Live”> “Windows Live Family Safety” a partir do menu. A janela de configuração será exibida para que você pode adicionar os nomes das crianças para o filtro. Selecione “Adicionar ou gerenciar os membros da família no computador”. Você será solicitado para fazer login. Se você estiver indo para modificar as configurações para as crianças, você deve usar o login de um dos pais ou responsáveis. Adicione os nomes dos seus filhos a serem monitorados pelo filtro e clique em “Fechar” quando você está acabado. Lembre-se que estes nomes são os logins iniciais na tela do computador. Podem ser os nomes de outros membros da família também.

Abra seu navegador e navegue até o site da Segurança Familiar. Selecione o nome da criança que deseja configurar e clique em “Editar configurações”. Clique no botão “Web Filtering” na coluna da esquerda e selecione a opção “Ativar filtragem web”. O nível de filtragem, de permissivo para restritiva, é ajustado movendo o controle deslizante para a configuração desejada. A configuração mais permissiva desliga acesso à Internet e os menos permissivos simplesmente emitem um aviso se sites adultos são acessados. Uma opção adicional, selecionando “listas de filtragem web”, permite que você defina uma lista de filtros de sites específicos para os quais você deseja restringir o acesso. Clique em “Salvar” para manter as configurações.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário