Como consertar um HD corrompido?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Se você está por dentro do mundo da informática, então você provavelmente sabe que as falhas de disco rígido são inevitáveis. As chances são que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer com alguém para quem você dá suporte ou possivelmente até você mesmo. A boa notícia é que existem muitas ferramentas e métodos que podem te auxiliar a recuperar seus dados. Por favor, tome isso um lembrete para iniciar uma rotina de backup adequada. Você pode querer comprar um disco rígido externo para tornar esse backup mais fácil, e eles são úteis para transportar dados sensíveis com você.

Leia também

Recuperar HD corrompido ou ilegível: conecte o HD a outro computador

Antes que você possa fazer qualquer trabalho na unidade quebrada, você precisará removê-lo da máquina atual, a menos que seja uma unidade externa corrompida, e conectá-lo a outra máquina como uma unidade secundária. A melhor maneira de fazer isso é comprar e usar um adaptador USB para IDE/SATA.

Se você não tiver um adaptador disponível, então você pode ser capaz de conectar a unidade a outro computador desktop internamente como uma unidade secundária, embora isso significa abrir outro computador para instalar a unidade danificada. Se você fizer isso, certifique-se de que a máquina detecta a unidade no BIOS ou você não será capaz de acessá-lo uma vez que o computador é iniciado. Faça isso por sua conta e risco, tomando cuidado também com a garantia do PC. Há vários guias na internet que podem te ajudar a fazer isso, inclusive com vídeos. Pesquise bem antes de fazer algo errado ou deixe a tarefa nas mãos de um técnico, pois não nos responsabilizamos por qualquer dano que seu computador ou HD possa sofrer.

Recuperar HD com bad block ou danos físicos: tente copiar os arquivos

Depois de conectar a unidade a outro computador internamente ou com o adaptador USB, verifique se você pode navegar o conteúdo da unidade. Vale a pena tentar, porque talvez apenas os dados estejam corrompidos, mas o HD pode ainda estar funcional. Se você puder, tente copiar os dados que você gostaria de recuperar. Isso pode não funcionar se você estiver tentando recuperar dados de um disco rígido inoperante, mas há uma chance de que apenas o sistema operacional está corrompido e os dados do usuário ainda estão em bom estado.

Como recuperar dados de HD

Recuperar os dados de um HD corrompido ou danificado não é tão difícil, mas danos mais graves serão irrecuperáveis, de qualquer maneira. (Foto: Computer How To Guide)

Recuperar HD externo ou interno corrompido ou ilegível por software de recuperação de dados

Se você não pode copiar manualmente os dados do usuário, então você pode tentar recuperá-los usando o software de recuperação de dados. Faça o que fizer, não copie nada para a unidade que você está tentando recuperar dados. Isso significa que você não deve instalar o software de recuperação na unidade da qual você está tentando recuperar dados. Fazer isso pode substituir arquivos que ainda estão escondidos e que você ainda pode restaurar. Os melhores programas também fazem uma verificação chkdsk no HD para encontrar os setores falhos e tentar uma correção.

Há várias opções seguras para recuperação de dados, todas elas com assistentes bem práticos para te auxiliar durante o processo de recuperação. Geralmente, as seguintes opções estarão disponíveis no aplicativo:

Existem programas de recuperação de dados gratuitos e também versões pagas. É só escolher a versão que melhor se encaixa às suas necessidades.

Recuperar HD danificado fisicamente: use um serviço de recuperação de dados

E, finalmente, se nenhum desses métodos funcionar ou se você não conseguir seguir as etapas, provavelmente será necessário enviar a unidade para um serviço de recuperação de dados. Um aviso: essas empresas são tipicamente de alta tecnologia e, portanto, cobram altos preços pelos seus serviços. Pesquise por estimativas imediatas de preços online, sem a cobrança por orçamento e a capacidade de ver uma lista de todos os arquivos recuperados para garantir que os arquivos que você precisa estão listados antes de pagar por eles.

Tente colocar seu disco rígido no congelador para recuperação de dados

Se todos os outros métodos falharem, existe um outro método não tradicional que pode permitir que você recupere arquivos por conta própria. Coloque seu disco rígido no congelador para recuperar dados. Isso não se aplica a unidades SSD. Esta pode ser uma ação preventiva com um disco rígido que faz um barulho de clique e que ainda não caiu (que é um sinal de alerta sério). A ideia é que um disco superaquecido e ligeiramente distorcido, bem como outros componentes podem encolher o suficiente para funcionar por um curto período de tempo. Tenha extremo cuidado e se os dados forem importantes, sua melhor aposta pode ser gastar o dinheiro e optar por um serviço profissional de recuperação de dados. É estranho, mas às vezes pode funcionar!

HD corrompido tem conserto, é só conhecer suas opções

A recuperação de dados de disco rígido é possível, mas tome cuidado para não usar o disco e substituir todos os dados que podem ser possíveis de recuperar. Primeiro tente técnicas gratuitas e de baixo custo, como conectar-se a outro computador, porque a própria unidade pode não ter sido o componente que está danificado. Em seguida, tente um dos programas de software de recuperação de dados sugeridos acima. Finalmente tente os serviços mais caros de recuperação profissional ou opções extremas. Se você já tentou os passos acima e tem uma história de sucesso de recuperação de disco rígido ou gostaria de recomendar outros métodos de recuperação de um HD corrompido, sinta-se livre para compartilhar nos comentários.

E não se esqueça de fazer o backup dos seus dados para não passar por essa situação novamente!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário