Qual a melhor antena parabólica? TV digital e analógica!

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

A tecnologia moderna trouxe as antenas para o século 21, para bater de frente com opções de TV a cabo ou TV via satélite. Os tipos mais populares de antenas de hoje diferem vastamente em tamanho e formatos, e alguns até vêm com minúsculos amplificadores alimentados por USB para otimizar a recepção do sinal. E temos também a escolha de antenas digitais ou analógicas, mas devemos abrir um parênteses aqui.

Investir em uma antena parabólica analógica, ou seja, não capaz de receber o sinal digital mais moderno, é uma decisão ruim. A tendência é que o sinal analógico acabe gradualmente e em breve, o que pode transformar seu investimento em uma antena parabólica analógica dinheiro jogado fora. Praticamente todos os modelos de antenas parabólicas digitais também podem receber sinais analógicos. Portanto, fique de olho.

Leia também

Como escolher uma antena?

Você tem que aprender a escolher a antena certa para seu imóvel e encontrar o melhor lugar para colocá-la. A chave para o sucesso é gerir as suas expectativas e pesquisar bastante por uma antena de qualidade antes de partir para o momento de tentativa e erro na colocação da antena. Algumas dicas úteis vão te ajudar a escolher qual a melhor antena digital ou analógica para sua televisão.

Diferentes designs e modelos de antenas para sua televisão

Apesar do modelo de antena da foto ser muito popular, existem antenas digitais nos mais diversos formato e modelos, que podem atender até os mais exigentes no quesito design. (Foto: www.walmart.com)

Você pode obter uma sensação geral de onde você vai querer colocar sua antena, visitando o site da Associação Brasileira de Telecomunicações. Procure pelo seu estado e sua cidade, e o site mostra onde as antenas de transmissão locais estão em relação ao seu endereço. Se você não conseguir distinguir qual é o tipo de antena de transmissão de sinal de televisão, você pode procurar por pontos onde há muitas antenas instaladas, pois as empresas frequentemente compartilham estes pontos. O tipo de antena que você pode precisar (multi-direcional, direcional média, amplificada, etc.) vai depender também da distância destas antenas, além de obstáculos geográficos e urbanos.

Uma vez que você sabe onde as antenas de transmissão estão, considere a paisagem geográfica entre o local onde você vive e as torres de transmissão. Se houver algum grandes objeto alto dentro de sua linha de visão, ou se você vive em um vale profundo, você pode achar que você vai precisar para colocar a antena no sótão, telhado, ou mesmo em um árvore para ter uma recepção sólida. Por outro lado, se você vive em uma área elevada, você pode achar que você pode receber uma boa qualidade de sinal, mesmo se você estiver longe.

Se você mora no centro, onde há um grande número de edifícios de grande altura, todas as apostas podem sair pela culatra. Isto porque a maioria dos sinais que você receber vão ser refletidos de outros edifícios, e não há como dizer de onde eles estão vindo. Isso não significa que você não pode ter uma boa recepção, apenas significa que você pode não ser capaz de obter todos os canais a partir de uma única antena, frustrando sua tentativa de obter um sinal de qualidade para sua HDTV.

Caso você tenha feito qualquer investigação, você sabe existem vários modelos e tipos de antenas para escolher. Pode ser difícil responder qual a melhor antena externa para TV, qual a melhor antena digital externa ou interna, entre outras perguntas que podem aparecer. Marcas genéricas, no entanto, consistentemente saem atrás no quesito qualidade da recepção e durabilidade. Você vai pagar mais pelos modelos de qualidade, mas vai valer a pena no médio e longo prazo. Marcas de antenas com amplificador de sinal genéricas, por exemplo, podem ter recepção de sinal muito ruim, enquanto uma mesma antena de marca sem amplificador de sinal pode ter uma qualidade muito melhor que a genérica com amplificação de sinal.

Antenas amplificadas são apenas uma boa ideia se você vive 80 km ou mais de distância das torres de transmissão. Os amplificadores integrados nestas antenas são grandes para a recepção de sinais fracos e torná-los mais fortes para o seu sintonizador de TV, mas eles não vão melhorar a qualidade do sinal, ou seja, a qualidade da imagem. Então, se você está apenas recebendo um sinal ruim e instável, com quedas constantes de sintonização, um amplificador não vai fazer esse sinal mais estável. De fato, usar um amplificador quando não é necessário pode realmente degradar o sinal que você está recebendo para sua televisão.

Se você mora em um lugar remoto, ou estão em um lugar particularmente precário, você precisará elevar sua antena, o que significa comprar um mastro, montá-lo, obter um cabo coaxial de longo comprimento, e fazer um pouco de escalada. Qual a antena deve ser montada vai depender de sua situação. Ninguém mais ao redor tem uma configuração similar para antenas? Você provavelmente não precisará ir tão alto, então. Só precisa ter uma altura que fique acima das obstruções causadas pelas antenas dos vizinhos.

Principalmente no caso da antena digital, esta é a parte em que você precisa abraçar a prática de tentativa e erro. Há tantos fatores que desempenham papéis importantes na recepção do sinal de transmissão que o melhor lugar para a sua antena pode ser o último lugar que você pensaria para colocá-la. Como o sinal digital tem uma menor potência e menor amplitude de frequência, ainda por cima, a colocação da antena pode ser ainda mais complicada. Com isto dito, nós temos algumas diretrizes gerais para oferecer na colocação de uma antena digital interna ou externa.

Coloque a antena perto do lado da residência mais próximo das torres de transmissão – Geralmente, é melhor tentar capturar um sinal direto, em vez de um sinal refletido pela casa ou prédio do seu vizinho.

Em uma janela – A parte da janela sem metal tende a funcionar melhor

No alto de uma parede – A sabedoria convencional sugere que quanto mais alto, melhor

Por trás da TV – Se você não tem quaisquer problemas que atrapalham na recepção da antena, uma pequena antena pode ser escondida logo atrás de uma TV. Você obtém melhores resultados ao colocar a antena em direção ao topo da TV, em vez de parte inferior, onde o circuito da TV tendem a ser instalado.

Antena externa – Antenas, na maior parte das vezes, tem m melhor desempenho ao ar livre do que em ambientes fechados. Alguns modelos de antena híbridos interior-exterior podem ser combinados com eficiência, permitindo o sinal ser dividido para vários quartos. Se você fizer dividir o sinal, porém, você pode querer usar um divisor amplificado para manter a integridade do sinal.

Uma vez que você escolheu uma localização geral, ou se você simplesmente deseja experimentar com vários locais, você vai querer conectar a antena ao televisor e fazê-lo procurar pelos canais. Não se esqueça que seu televisor precisa ter um conversor de TV digital integrado ou um módulo separado para que você possa “traduzir” os sinais digitais, e você possa ter a transmissão dos canais em HD ou Full HD.

Na dúvida, chame um antenista com registro no CREA

O antenista é o profissional qualificado para instalar a antena e obter a melhor recepção para sua televisão. Principalmente para apartamentos, onde o sinal de uma antena central é distribuído, a contratação de um antenista pode ser necessária para fazer a manutenção da antena, instalação e adaptação da mesma para a recepção do sinal digital e otimização do sinal para os diversos apartamentos do imóvel. Pode ser um serviço um pouco caro, mas é um serviço que vale o investimento, pois nem todo mundo tem o tempo disponível para passar testando diferentes posições para as antenas. Ele pode, inclusive, ajudar a posicionar suas antenas da internet sem fio para melhor transmitir o sinal pela sua casa.

Você tem uma antena digital interna ou externa? Qual a melhor antena na sua opinião? Qual marca de antena você recomenda?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário