Como escolher câmera de segurança?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

As câmeras de segurança doméstica podem ser uma adição inestimável à sua casa, ajudando a manter sua propriedade, entes queridos e animais de estimação protegidos, proporcionando tranquilidade. Neste guia, abordaremos como comprar a melhor câmera de segurança doméstica para você.

Cobriremos tudo, desde a definição de uma câmera de segurança doméstica até quais recursos você precisa e o que procurar em uma câmera de segurança doméstica de qualidade.

O que é uma câmera de segurança residencial?

Uma câmera de segurança residencial é um dispositivo de vigilância que permite que você fique de olho em sua propriedade de onde estiver, usando uma conexão com a Internet para transmitir imagens ao vivo ou gravadas para seu smartphone ou câmera.

Leia também

As câmeras de segurança doméstica têm muitos recursos distintivos. Em particular, eles:

Comunique-se sem fio por Wi-Fi ou usando fios

São alimentados por fios, baterias ou uma tomada de parede

São projetados para serem usados em ambientes internos, externos ou ambos

Pode transmitir vídeo ao vivo e ser controlado por meio de um aplicativo de smartphone

Oferecer resolução de vídeo padrão ou (mais tipicamente) de alta definição

Pode ampliar a filmagem usando um zoom digital

Gravar  continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana ou quando acionado por movimento

Ter “visão noturna” para que elas possam ver no escuro

Pode incorporar áudio bidirecional e um alarme embutido

Pode apresentar lentes grande angulares e/ou recursos de pan/tilt para ver além de um campo de visão padrão

Como comprar um kit de câmera de segurança residencial?

Comprar uma câmera de segurança residencial é um processo relativamente simples. Siga estes cinco passos para comprar o caminho certo para você.

1. Decida quais partes da sua casa você quer proteger

2. Escolha sua fonte de alimentação

3. Determine seu orçamento

4. Escolha os recursos certos

5. Considere sua privacidade

1. Decida quais partes da sua casa você deseja proteger com a câmera

Certifique-se de cobrir todos os lugares onde um ladrão pode entrar em sua casa, bem como as principais áreas pelas quais um intruso teria que passar. Além disso, determine se você precisa de câmeras internas, externas ou ambas e onde deseja posicioná-las.

Ao instalar câmeras em ambientes internos e externos, certifique-se de que sejam altas o suficiente para que um intruso não possa pegar a câmera ou cobri-la de alguma forma.

Escolhendo a melhor câmera de segurança

Uma boa câmera de segurança será capaz de registrar filmagens de boa qualidade para garantir que nada escape aos seus olhos. (Imagem: General Security)

2. Escolha sua fonte de alimentação para câmera

Decida se você quer câmeras com ou sem fio. As câmeras com fio não precisam de uma fonte de energia próxima, mas precisam ser conectadas de volta a um dispositivo de gravação central. Como resultado, eles normalmente exigem instalação profissional. Muitas câmeras sem fio precisam de uma tomada externa ou interna; o último exigirá perfurar a parede externa para direcionar o cabo de alimentação, mas impedirá que alguém desconecte a câmera ou corte o cabo.

Algumas câmeras sem fio podem ser alimentadas por uma bateria de câmera que precisará ser carregada periodicamente, seja com uma tomada de parede ou energia solar, se a câmera for projetada para isso.

A principal vantagem das câmeras com fio é que você pode gravar continuamente em um dispositivo local e, portanto, não precisa pagar taxas mensais de armazenamento em nuvem ou se preocupar em ser hackeado.

Por sua vez, as câmeras sem fio são muito mais fáceis de instalar e muitas têm recursos mais avançados, como reconhecimento facial, zonas de atividade e aplicativos móveis mais fáceis de usar para visualizar imagens remotamente.

3. Determine seu orçamento para câmeras de segurança

Os preços de uma única câmera sem fio variam de 10% do salário mínimo a até mais de um salário mínimo. O custo médio de um sistema completo para cobrir sua casa é de 50% do salário mínimo a até 2 salários mínimos, dependendo do tamanho da sua propriedade e do modelo de câmera que você escolher.

Se você precisar de várias câmeras, o custo de compra e as taxas contínuas de armazenamento de vídeo podem aumentar rapidamente. No entanto, você mesmo pode instalar essas câmeras para economizar nos custos de instalação.

Se você optar pela instalação profissional, ela pode custar um extra, salvo se você comprar as câmeras já com instalação. As câmeras com fio geralmente são mais baratas no início e não há taxas de armazenamento de vídeo contínuas.

Os preços da mão de obra para instalação de câmeras variam entre 20% do salário mínimo a 1 salário mínimo para a isntalação completa do sistema.

4. Escolha os recursos certos para a câmera de segurança

Os principais recursos de uma câmera de segurança doméstica são gravação ativada por movimento, alertas de smartphone, resolução de boa qualidade e visão noturna. Estes irão ajudar a manter a sua propriedade segura. Outros recursos que podem ser úteis incluem áudio bidirecional, sirenes e holofotes integrados e um amplo campo de visão para capturar mais área com menos câmeras.

Os recursos avançados de software a serem considerados incluem câmeras que podem diferenciar entre pessoas e animais e aquelas que monitoram zonas de atividade específicas para ajudar a filtrar alertas falsos. Além disso, pense se você precisa de uma câmera que grave continuamente ou apenas quando algo acontecer. Gravar continuamente garantirá que você não perca nada, mas requer muita largura de banda Wi-Fi e armazenamento de vídeo.

5. Considere sua privacidade com uma câmera de segurança

As câmeras sem fio transmitem imagens pela Internet e as armazenam em um servidor baseado em nuvem, o que significa que tecnicamente podem ser visualizadas por outras pessoas. Para reduzir esse risco, compre câmeras apenas de empresas de sua confiança e que divulguem a segurança de suas câmeras.

Procure recursos de privacidade integrados, como geofencing (que desliga suas câmeras quando você está em casa e liga quando sai, com base na localização do seu telefone); ou um obturador de câmera física que pode bloquear a lente. Além disso, considere apenas câmeras sem fio que oferecem autenticação de dois fatores (que envia uma mensagem de texto ou e-mail com um código especial depois que você digita sua senha) para se proteger contra hackers.

Preciso de câmeras de segurança doméstica?

Proteger nossas casas e as pessoas e propriedades nelas é algo que todos nós queremos fazer. As câmeras de segurança doméstica oferecem uma maneira simples e relativamente barata de fazer isso. A instalação de uma câmera de segurança doméstica dentro ou fora permite que você veja o que está acontecendo remotamente através do seu smartphone a qualquer momento.

Uma câmera também pode alertá-lo sobre qualquer atividade em sua propriedade, graças aos sensores de movimento integrados. E boas câmeras de segurança doméstica podem proporcionar tranquilidade quando você estiver longe de casa. A filmagem pode ser usada para alertar as autoridades ou processar um criminoso, e pesquisas mostraram que apenas a presença de uma câmera pode deter um ladrão em potencial.

A maioria dos criminosos, se vê uma câmera, vê a casa como um alvo mais difícil. Se você tem câmeras visíveis, é um grande impedimento.

Embora os especialistas com quem conversamos recomendem que você instale um sistema de segurança residencial monitorado para proteção completa da casa (a maioria oferece câmeras), a instalação de câmeras de segurança doméstica por si só é uma opção se você não quiser coisas como sensores de movimento e despesas de acompanhamento profissional.

As câmeras de segurança podem ser automonitoradas, enviando alertas para o seu smartphone quando detectam ruído ou movimento. Com áudio bidirecional e sirenes embutidos nas câmeras, você pode agir nos alertas e evitar problemas.

O que procurar em uma câmera de segurança residencial?

Os principais recursos a serem procurados ao comprar uma câmera de segurança residencial incluem:

Ativação por movimento: uma câmera deve começar a gravar assim que o movimento for detectado e armazenar essa filmagem em algum lugar que possa ser acessado por um período de tempo. Isso às vezes é chamado de gravação baseada em eventos.

Alertas de smartphone: uma boa câmera de segurança deve oferecer alertas personalizáveis que são enviados para um smartphone ou tablet.

Resolução: quanto maior a resolução de vídeo de uma câmera gravar, mais detalhes você verá. A maioria das câmeras atuais oferece vídeo de alta definição (HD) total (1080p ou 2 megapixels). Super HD (1440p/4 megapixels ou 2K) e ultra HD (8 megapixels ou 4K) são cada vez mais populares, pois produzem imagens mais nítidas e claras. Full HD será boa para a maioria das pessoas, mas se você quiser dar zoom no rosto ou na placa de uma pessoa, procure por super ou ultra HD e uma lente de zoom digital de 8x ou 12x.

Visão noturna: as câmeras de segurança externas devem ter visão noturna com um bom alcance. As câmeras não enxergam tão longe à noite quanto durante o dia, e o alcance da visão noturna varia na distância. Procure uma câmera com visão noturna que tenha um alcance de pelo menos 50 pés/15 metros. A visão noturna colorida também é uma opção em algumas câmeras de última geração.

Áudio: um microfone embutido permite que você ouça e veja o que está acontecendo. Um alto-falante para áudio bidirecional é uma boa atualização para que você também possa falar pela câmera com quem estiver em sua propriedade.

Armazenamento: a maioria das câmeras armazena suas imagens na nuvem (um servidor remoto conectado à sua câmera via internet). O armazenamento local também é uma opção para alguns, seja em um cartão microSD na câmera ou em um disco rígido conectado separado.

Campo de visão: quanto maior o campo de visão, menos câmeras você terá que instalar para cobrir toda a sua propriedade. Procure um campo de visão entre 130 e 180 graus.

Design: bocê quer que suas câmeras sejam visíveis para possíveis ladrões, mas também pareçam atraentes quando montadas dentro ou fora.

Recursos de privacidade: se você estiver preocupado com a privacidade, procure um recurso de geofencing que desligue a câmera quando o smartphone estiver em casa e ligue novamente quando você sair.

Recursos de segurança: a autenticação de dois fatores é um importante recurso de segurança que ajuda a proteger contra hackers. Isso significa que você precisa confirmar que está fazendo login na sua conta usando um segundo método, como telefone, e-mail ou mensagem de texto.

Recursos avançados: uma sirene ou holofote integrados podem atuar como um impedimento extra, e recursos de software aprimorados, como a capacidade de definir zonas de atividade, diferenciar pessoas de animais, reconhecer rostos e zoom e panorâmica, oferecem mais controle sobre o que sua câmera vê.

Integrações: as câmeras sem fio inteligentes podem se comunicar com sistemas domésticos inteligentes para oferecer recursos extras, segurança e conveniência. Quando integrado aos ecossistemas Alexa da Amazon ou Google Home, por exemplo, você pode usar comandos de voz para exibir imagens de segurança em um alto-falante inteligente com tela ou TV compatível. Algumas câmeras de segurança também se integram a fechaduras inteligentes para permitir entregas seguras em casa. As câmeras que funcionam com o Apple HomeKit permitem visualizá-las pelo aplicativo Home da Apple, além de armazenar suas imagens usando o HomeKit Secure Video, uma boa opção para quem se preocupa com a privacidade.

Onde comprar uma câmera de segurança residencial? Quanto custa?

Determinamos que os melhores lugares para comprar uma câmera de segurança doméstica são sites como Mercado Livre, Amazon, e comparadores de preço como o Buscapé. Você poderá também ir em lojas de segurança para buscar opções, ou poderá comprar câmeras em lojas como a Leroy Merlin.

O preço varia entre 10% do salário mínimo a mais de 1 salário mínimo. O valor médio para boas câmeras, com muitos dos melhores recursos, é de 50% do salário mínimo.

Quais são os erros a evitar na compra de uma câmera de segurança residencial?

O erro número 1 que as pessoas cometem ao comprar câmeras de segurança doméstica é comprar marcas baratas e sem nome. Elas podem dizer que a câmera tem 4 megapixels, mas na verdade é de 1 megapixel, e você não tem como responsabilizá-los.”Além disso, as empresas usam práticas de segurança ruins, como definir senhas padrão e armazenar imagens em servidores em nuvem não criptografados. Isso torna as câmeras dessas empresas mais vulneráveis a hackers.

O segundo erro mais comum é não considerar os recursos de Wi-Fi da sua casa ao comprar uma câmera. A transmissão de vídeo ao vivo e o upload do vídeo para a nuvem usam muita largura de banda, e você precisará ter boas velocidades de upload e download para visualizar as imagens corretamente. Um sistema de câmeras com sua própria estação base pode ajudar com esse problema. Alternativamente, você pode querer atualizar o Wi-Fi da sua casa, seja com um extensor Wi-Fi ou uma rede mesh.

Um equívoco comum sobre câmeras de segurança é que elas gravam tudo. Este era o caso das câmeras de CFTV tradicionais, que gravavam até o disco rígido ficar cheio e depois gravavam sobre as imagens anteriores. As câmeras sem fio baseadas em nuvem gravam apenas quando detectam movimento, para que você não precise percorrer intermináveis horas de filmagem para ver se alguém estava em sua propriedade. Algumas câmeras com fio podem gravar continuamente, mas você terá que pagar uma taxa de armazenamento de vídeo mais alta.

Finalmente, obtenha câmeras com resolução suficiente para ver os detalhes que você precisa – pelo menos 2 megapixels. Depende do nível de detalhe que você está procurando . Você quer poder ampliar sua câmera e ver uma placa de carro? Se sim, compre uma câmera com resolução 2K ou 4K.

Manutenção de câmera residencial

As câmeras de segurança doméstica são relativamente autossuficientes. No entanto, por causa de sua conexão com a Internet, é crucial manter o software atualizado por motivos de segurança. Verifique o aplicativo móvel da sua câmera periodicamente para atualizações de firmware ou software e instale-os imediatamente de acordo com o manual de instruções da câmera. É bom reiniciar seu sistema de câmera pelo menos a cada 60 dias, desconectando-o e conectando-o novamente para mantê-lo atualizado.

É importante limpar a lente da câmera para manter uma imagem nítida – especialmente ao ar livre, onde ela pode acumular poeira e detritos facilmente. Limpe periodicamente a lente com um limpador de vidro que não seja à base de amônia e uma toalha de papel que não solte fiapos ou um pano de microfibra. Não use um limpador com álcool ou amônia, pois isso danificará o revestimento protetor da lente. Também mantenha qualquer paisagismo ao redor das câmeras sob controle; um galho balançando ao vento na frente de sua câmera obstruirá sua visão e enviará notificações infinitas.

Lembre-se de que a maioria das câmeras externas é resistente às intempéries, não totalmente à prova de intempéries, e tem limites operacionais de temperatura. Se você passou por um clima severo, verifique todas as câmeras depois ou remova-as com antecedência, se possível.

ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda para comprar sua câmera? Deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário