GAS Tecnologia, o que é?
Se você usa internet banking em seu computador, já deve ter encontrado em seu computador um programa chamado Warsaw instalado ou, pelo menos, já deve ter instalado algum plugin da GAS Tecnologia. Esse plugin gera vários conflitos, e pode consumir uma boa parte do desempenho do seu computador.
Mas vamos tentar explicar para que não fiquem dúvidas sobre esse plugin.
O que é o Warsaw da GAS tecnologia?
Warsaw é um programa desenvolvido pela GAS Tecnologia. Na instalação e configuração, ele define uma entrada de registro de início automático que faz com que este programa seja executado em cada inicialização do Windows para todos os logins de usuário. Ele adiciona um serviço de controlador em segundo plano configurado para ser executado automaticamente. É possível atrasar o início deste serviço através do gerenciador de serviços.
Leia também
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
- Navegador seguro para bancos! Android e PC! Qual utilizar?
O software foi projetado para conectar-se à Internet e adiciona uma exceção do Firewall do Windows para fazer isso sem ser interferido. O principal programa executável é o core.exe, executado como Tecnologia Warsaw ou Warsaw Technology.
O core.exe é carregado no registro do usuário atual (HKCU) como um executável de inicialização automática chamado ‘Diebold – Warsaw’ e é executado como C: \ Arquivos de Programas \ Diebold \ Warsaw \ core.exe.
É um programa permitido pelo firewall do Windows.
GAS tecnologia core: o que é e o que faz?
O core nada mais é que o arquivo executável do Warsaw. Sua função é proteger o computador de possíveis vírus e programas que podem ser usados para roubar suas informações pessoais, principalmente informações bancárias. Geralmente é instalado após solicitação de um internet banking que você acessa de um navegador.
Geralmente não é possível acessar o site da instituição financeira sem o uso do Warsaw, sendo necessário usar outras ferramentas como o app da instituição financeira.
Por que remover o programa da GAS Tecnologia?
O programa da GAS Tecnologia, o Warsaw, pode gerar diversos conflitos em um computador. O problema maior é também a quantidade de recursos que ele precisa para rodar. Ele usa muito da memória disponível do computador e do processador, pois está constantemente ativo. Estes problemas são causados, geralmente, porque o programa é muito pouco testado antes de ser colocado em uso pelos usuários das instituições financeiras. Os problemas vão sendo resolvidos enquanto eles aparecem, e não durante o desenvolvimento do programa.
Porém, para quem quer acessar o internet banking do computador, remover ele pode ser mais complicado. Porém, você tem opções para acessar seu banco em outros dispositivos.
Pode usar o app do seu banco em smartphones e tablets, sem que seja necessário instalar qualquer aplicativo ou plugin extra que consuma os recursos disponíveis do seu dispositivo.
Como remover o Warsaw?
O Warsaw pode ser removido com diversos programas para desinstalação de arquivos. Revo Uninstaller e CCleaner são dois bons exemplos.
Outra forma de remover é pelo próprio removedor do plugin. Nos sites dos bancos onde você instalou o plugin, geralmente haverá um link para o desinstalador do arquivo. Note que, ao remover o plugin, não será mais possível acessar o internet banking pelo seu computador. Portanto, já tenha o app da sua instituição baixado e configurado antes de desinstalar o Warsaw.
Ficou alguma dúvida sobre o Warsaw ou a GAS Tecnologia? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como melhorar o desempenho do notebook ou pc?
Como se livrar dos aplicativos indesejados de seu computador ou celular?
Internet cai e só volta quando reinicia o modem: o que pode ser?
Meu Windows não inicia, o que fazer?