Impressora de crachá e cartão PVC – Conheça antes de comprar!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Nem todas as impressoras de cartões de identificação com foto (crachás) são iguais. Garantir a opção certa para o trabalho envolve um exame cuidadoso de suas necessidades. As perguntas e descrições abaixo vão te ajudar a obter mais informações sobre como escolher a melhor impressora de cartões de identificação/PVC para suas necessidades, sem gastar demais em uma opção que vai além do que você precisa e sem gastar de menos em uma máquina que não terá todas as opções necessárias.

Leia também

Comecemos então com algumas perguntas que ajudarão a orientar sua compra.

Você vai fazer a impressão de um lado ou de ambos os lados de seus cartões?

Algumas impressoras de cartões só imprimem em um lado do cartão, normalmente referido como impressoras “single-sided”. Impressoras de cartões que são capazes de imprimir em ambos os lados de um cartão em um único ciclo de impressão também são referidos como “dual-sided”, ou duplex. Se você gostaria de imprimir a cores e/ou preto e branco em ambos os lados do seu cartão, você vai querer selecionar uma impressora de duas faces. Lembre-se também que alguns modelos dupla face não imprimem colorido dos dois lados do cartão.

Será que você precisa incluir uma tarja magnética ou cartão inteligente(chip)?

Tarjas magnéticas são a listra escura na parte de trás do seu cartão de crédito. Estas listras armazenam dados e são frequentemente utilizadas em controle de acesso ou frequência. Todos os fabricantes de impressoras oferecem codificação de tarja magnética opcional em pelo menos algumas das suas impressoras. Considere a adição de codificação magnética ou selecione uma impressora que é atualizável para codificação magnética no futuro. Pensando no futuro você pode economizar dinheiro na estrada.

Se você precisa de um cartão de identificação para armazenar mais informações de forma mais segura do que uma tarja magnética permite, você pode escolher um cartão inteligente com um chip de memória embutido na superfície. A diminuição dos custos de cartões inteligentes dá até mesmo as menores organizações uma oportunidade de adicionar capacidade de armazenamento de memória. Praticamente todos os fabricantes de impressoras oferecem estações de contato de cartão inteligente como uma opção. Como a maioria das estações de contato de cartão inteligente não podem ser adicionadas depois que a impressora foi construída, sugerimos encomendar esta opção já na primeira compra.

Quantos cartões de identificação você precisa imprimir?

Se você pretende imprimir muitos cartões por sessão ou por ano, procure uma impressora que é construída para sustentar a impressão de alto volume. Estas impressoras geralmente incluem entrada e saída de cartão de funis que possuem mais de 100 cartões.

Quão duráveis seus cartões precisam ser?

Considere uma impressora de cartões de identificação que é capaz de fazer laminação se o seu cartão precisa durar mais de um ano, vai ser usado fora ou estará sujeito a contato com produtos químicos ou abrasivos. No processo de laminação, uma camada de proteção transparente ou holográfica fina é aderida à superfície do cartão  protegendo as suas imagens e informações. Se você selecionar uma impressora com capacidade de laminação, não se esqueça de usar cartões de PET/PVC compostos em vez de cartões de 100% PVC. Cartões de PET/PVC compostos são projetados para resistir ao calor gerado pelo processo de laminação.

Você precisa segurança visual do cartão de identificação?

Há muitas maneiras de proteger seus cartões impressos de duplicação fraudulenta. Um método consiste em utilizar a estação de laminação opcional que está disponível em impressoras de cartões de identificação de médio e alto nível . Se você precisa proteger seus cartões agora ou no futuro, considere a compra de uma impressora com capacidade de laminação.

Comparando antes de comprar a impressora PVC

Antes de gastar demais em uma impressora de cartões PVC, analise bem o que você vai realmente precisar nesta máquina para não sair no prejuízo. (Foto: adityasolutions.diytrade.com)

Sua impressora precisa estar em uma rede para que vários computadores possam imprimir nela?

A maioria das impressoras de cartões de identificação já vêm de fábrica com uma interface USB. Conectividade Ethernet está disponível em várias impressoras de cartões também. Muitas impressoras também estão disponíveis com uma combinação de uma interface paralela juntamente com USB e outras oferecem USB com interface Ethernet. Considere o modelo certo ou opte por um modelo offline se precisa somente de um computador acessando a impressora.

Os seus cartões precisam ser impressos em cores ou preto e branco?

Com uma impressora de cartões colorida, você pode imprimir imagens e logos realistas usando cores. A impressão monocromática é muito mais rápida e mais eficaz em termos de custos (cerca de cinco segundos por cartão e impressão única).

Quais são as características de segurança são necessárias em seus cartões?

O avanço de impressoras de cartões de identificação está fazendo opções de segurança mais fáceis e mais rentáveis do que nunca. Alguns cartões, como a identificação escolar, podem não precisar de qualquer recurso de segurança adicional. Uma área de alta segurança pode exigir a identificação com uma série de medidas de segurança. Hologramas, tarjas magnéticas, chips inteligentes e outras opções estão disponíveis para garantir a proteção em áreas altamente restritas. Os fabricantes produzem impressoras de cartões de identificação com smart card e codificadores de tarjas magnéticas como opções. Muitas impressoras vêm com estações de laminação que irão proporcionar hologramas seguros para terminar o cartão impresso.

Qual o método de impressão da impressora?

Impressoras de cartões de identificação utilizam um processo de transferência térmica com uma cabeça de impressão fixa que aquece e derrete uma fita para um cartão de PVC branco para criar uma imagem. Existem dois métodos de impressão diferentes para transferir a fita, cada um produzindo resultados ligeiramente diferentes para atender às necessidades do seu aplicativo e seu orçamento.

Direct- to-Card (direto no cartão) é a tecnologia de impressão de cartão mais comum, pois permite melhor qualidade de impressão para fotos e logotipos de cores cheias, controlando a definição de calor do cabeçote de impressão que produz vários tamanhos e densidades de cor. O cartão é passado sob a cabeça de impressão em até quatro vezes para criar a combinação perfeita de cores, tons e destaques usando uma fita CMYK. Com a impressão DTC, as imagens têm bordas afiadas, pretos profundos e um espectro completo de cores. Este método de impressão não oferece cobertura completa do cartão, deixando uma pequena borda branca nas bordas, mas é a opção de custo mais eficaz.

Impressão Retransfer (transferência reversa) produz impressão semelhante de alta qualidade em um processo de duas etapas que transfere a imagem para um filme de retransmissão antes de aplicá-lo no cartão. Em primeiro lugar, a imagem é impressa ao contrário diretamente em uma camada transparente de filme. Em seguida, a cabeça de impressão aquece e cola a superfície da placa pela aplicação de calor e pressão. O processo em duas etapas de retransferência cria uma vantagem verdadeira para a borda (cobertura do cartão 100%), alta qualidade de imagem em cartões de PVC e outros tipos de materiais de cartão. Este método é mais caro, mas produz uma imagem mais clara e tem maior longevidade e resistência à umidade em comparação com DTC.

O preço

Por fim, após pensar em todas estas perguntas e elementos, você deve pensar em quanto está disposto a investir em uma máquina dessas. A cada extra que você escolhe, você também está aumentando o preço final do produto. Faça uma lista de prioridades para os seus cartões e vá retirando alguns dos “extras” que são menos importantes para encontrar a faixa de preço ideal para você.

Se tiverem mais dúvidas, não deixem de perguntar nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

4 comentários para: “Impressora de crachá e cartão PVC – Conheça antes de comprar!”

  • Josue Fernandes dos Santos

    Estou cotando impressora boa para cartão PVC, bem como materiais acessórios

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      Na hora de comparar, não se esqueça de procurar preços de impressoras em sites de comparação de preço online!

      Responder
  • Henrique

    Gostaria de saber se existe algum fabricante no brasil ou até mesmo uma máquina que produz cartões magnéticos chipados, e qual seria a melhor imprensora para este tipo de cartão.
    Ass: henrique

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      Existem sim, Henrique. O que recomendamos para você encontrar a melhor marca é acessar o site das fabricantes de máquinas de prensar cartões em PVC e conversar com o atendimento. Principalmente no pós venda, e para a manutenção dessas máquinas, o atendimento da empresa tem que ser de muito boa qualidade.

      Responder

Deixe um comentário