O que significa ADSL? Quais características?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

As velocidades da Internet estão ficando mais rápidas e confiáveis à medida que a tecnologia melhora, o que é uma ótima notícia para os milhões de brasileiros que tiveram que lidar com velocidades lentas de banda larga há anos.

Novas tecnologias vem substituindo as conexões ADSL na última década. Mas o que exatamente foi o ADSL e por que as novas tecnologias são melhores?

O que é DSL, ADSL e ADSL2?

DSL, ADSL e ADSL2 são tecnologias de banda larga mais antigas usadas no Brasil, que utilizaram os fios telefônicos de cobre para entregar a Internet às casas em todo o país. Desde que o lançamento da rede nacional de banda larga começou, a banda larga tradicional DSL se tornou lentamente obsoleta.

Leia também

O DSL ou Digital Subscriber Line é o termo genérico usado para  categorizar os serviços entregues em fio de cobre (como banda larga). O ADSL ou Asymmetric Digital Subscriber Line é um tipo de DSL que significa simplesmente que a velocidade de serviço (download e velocidades de upload) não será a mesma nas duas direções, pois a suposição é que a maioria das pessoas está baixando mais conteúdo do que o upload.

O ADSL já foi a escolha popular nas conexões da Internet em casa, com o ADSL2 mais rápido substituindo-o por velocidades de download melhores e mais consistentes.

ADSL: como funciona?

O ADSL é o que chamamos de tipo de conexão de banda larga que funciona através dos fios de cobre existentes da sua linha telefônica, conectando-se de sua casa ao que é conhecido como troca. Quase todas as casas tinham, e a maioria ainda tem, uma conexão fixa que fez do ADSL uma maneira relativamente direta de conectar casas e empresas à Internet.

Muitos de nós se lembram dos velhos tempos de discagem, quando tivemos que garantir que ninguém estava usando o telefone antes de ficar online. O ADSL resolveu esse problema usando um filtro DSL, também conhecido como divisor, para isolar as frequências e permitir que uma linha telefônica seja usada para serviços telefônicos de banda larga e residencial sem interferência.

Significado de ADSL

O ADSL foi um dos primeiros tipos de banda larga a se popular no mundo, mas está sendo substituído por tecnologias mais recentes e eficientes. (Imagem: Pinterest)

Velocidade de internet ADSL – Quão rápido é o ADSL?

O ADSL, quando comparado ao dial-up, foi, a certa altura, anos-luz à frente em termos de velocidade de download. No entanto, isso mudou desde então, e com o ADSL substituído primeiro por um ADSL2+ mais rápido, e agora foio substituído por um modelo ainda mais rápido e conexões coaxiais de fibra, satélite, cabo, e outros meios ainda mais rápidos.

Ao olhar para as velocidades do ADSL, é importante lembrar o fator mais importante – distância. Qual a distância que sua conexão está da troca afetará diretamente a rapidez ou a velocidade do seu ADSL. À medida que o sinal de banda larga viaja da troca para o seu modem, ele sofre atenuação (perda), reduzindo assim a velocidade da sua banda larga.

O que você pode fazer na banda larga ADSL?

Dependendo de como você usa a Internet em sua casa, as velocidades do ADSL podem ser suficientes, mas lembre -se de levar em consideração todos nas necessidades de sua casa. Aqui estão algumas tarefas comuns da Internet que o ADSL é rápido o suficiente para lidar:

Use sites de streaming como o Netflix – com velocidades típicas de aproximadamente 10,7 Mbps em 2021, o ADSL oferece velocidades que podem transmitir conteúdo de vídeo rapidamente. A Netflix recomenda uma velocidade de 3 Mbps para a qualidade SD e até 5 Mbps para HD.

Navegue na Internet – as velocidades do ADSL normalmente podem facilmente lidar com páginas da web de navegação, verificar e atualizar suas mídias sociais e fazer compras on -line.

Stream de Música – Como nos filmes e TV de streaming, as velocidades do ADSL devem ser suficientes para transmitir músicas em serviços como Spotify e Apple Music. No máximo, você precisará de 320kbit/s para transmitir música da mais alta qualidade no Spotify Premium, por exemplo.

Download de aplicativos – Depende do tamanho do que você está baixando, mas, em geral, o ADSL deve estar bem para baixar a maioria dos aplicativos. Os jogos podem levar muito tempo para fazer o download, então você pode querer atualizar se for isso.

Jogos online – Com uma conexão ADSL, é possível jogar jogos online com um bom desempenho e sem perda de velocidade considerável nos jogos.

O que você não pode fazer com a ADSL Broadband?

O ADSL tem suas limitações; portanto, se você tiver muitos dispositivos conectados ou muitos membros da família on-line ao mesmo tempo, as velocidades do ADSL podem não ser suficientes para você. Aqui estão algumas coisas que o ADSL não pode ajudá -lo:

Transmitir várias coisas ao mesmo tempo – mesmo que você obtenha velocidades máximas de ADSL, lembre -se de que o que você recebe precisa ser suficiente para todos os usuários da Internet em sua rede. Se você quiser assistir ao YouTube no andar de baixo enquanto seu parceiro ouve  o Spotify e as crianças assistem à Netflix no andar de cima, as velocidades do ADSL podem não ser suficientes.

Streaming 4K Ultra HD – É provável que o streaming 4K esteja fora do alcance do ADSL, com os 15 Mbps recomendados necessários para a qualidade estável na Netflix bem acima das velocidades médias do ADSL, mas poderá limitar bem a velocidade para outras tarefas.

Fazer o download de arquivos grandes – Tecnicamente, você poderá baixar jogos e outros arquivos grandes sobre a banda larga ADSL, mas pode levar uma quantidade considerável de tempo. Para salvar a si mesmo a frustração, convém procurar uma conexão mais rápida.

https://youtu.be/yROOXOBnY94

Quais são as alternativas à banda larga ADSL?

Se você deseja apenas navegar na Web no seu computador, uma conexão ADSL mais lenta pode ser feita. Mas se você tiver muitos dispositivos, transmitir mídia ou gosta de jogos o -line, provavelmente deseja explorar outras opções para velocidades mais rápidas:

Cabo

A banda larga a cabo usa uma combinação de cabos de fibra óptica e coaxial para fornecer velocidades rápidas de banda larga à sua casa. O cabo tem uma vantagem sobre o ADSL, pois não perde velocidade por mais distâncias, permitindo que algumas velocidades do cabo sejam 10 vezes mais rápidas que o ADSL.

Fibra ótica

fibra óptica permite as maiores velocidades em potencial, mas isso depende do tipo de serviço de fibra que você está recebendo:

Fibra para o gabinete (FTTC)

Os cabos de fibra óptica são executados apenas para o gabinete de rua, antes de transferir os dados para sua casa através de fios de telefone de cobre tradicionais

Fibra para as instalações (FTTP)

Os cabos de fibra óptica são executados diretamente para a casa, permitindo as velocidades potenciais mais rápidas disponíveis, até 1 gigabit ou 1.000 Mbps.

Qual tipo de conexão você usa? Já teve uma conexão ADSL? Compartilhe conosco sua experi~encia!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário