O que é um modem

Em Dicionário técnico por Alex Benfica

A palavra modem vem da junção de modulador e demodulador. O modem é  um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte para o formato digital original.

Já falamos em outro artigo aqui no site Palpite Digital sobre o que é um roteador e um servidor de internet. Falando de forma bem genérica o modem fica entre estes dois dispositivos. Ele é ligado ao seu roteador e é a ponte entre seu roteador e o mundo externo à sua residência. O modem se conecta ao seu provedor de internet que encaminha os pacotes aos vários servidores de internet pelo mundo.

Leia também

Em outras palavras, o modem consegue entender as informações recebidas pela linha telefônica ou pelo cabo de TV a cabo e as envia para um computador ou roteador através do cabo de rede. E da mesma forma, tudo que é recebido pelo cabo de rede é transmitido pela linha telefônica de volta para a companhia telefônica ou de TV a cabo (provedor de internet).

Os modems mais comuns no mercado são os modems ADSL2, ADLS2+ e os chamados “Cable modem”, usados na internet à cabo, que vem junto com o sinal de TV.

Conforme as tecnologias de conexão à Internet vão se aperfeiçoando, certas tecnologias vão caindo em desuso, como é o caso da conexão de internet discada e os antigos modens utilizados na mesma.

O que é um modem ADSL? O que é um modem 3G? Para que serve? Estas são as perguntas mais frequentes sobre modens que recebemos aqui no site.

Um modem ADSL

Exemplo de um modem ADSL ligado a um roteador

O ADSL e o 3G empregam diferentes tecnologias usadas para modular o sinal que transmite os dados que trafegam da operadora de telefonia até o seu modem. Observe que estas são definições bem superficiais, mas que servem ao propósito da explicação aqui. Então, o modem que decodifica o sinal transferido pelo ADSL é chamado de modem ADSL e o que decodificar o sinal enviado pelo 3G é chamado de modem 3G. Se o meio de transmissão utilizado é cabo ou o ar (sem fio) não faz diferença. O modem irá decodificar um sinal elétrico que já foi processado por várias camadas que lidam com o meio de transmissão físico e transformam o sinal em algo que o modem possa entender.

Já falamos também em outro artigo sobre o que é um modem com roteador e outra pergunta comum é “o que é um modem externo”.

Modem externo são modems que podem ser conectados externamente a um computador, tablet ou mesmo um celular. São estes modems USB fornecidos pelas operadoras de telefonia para que seu computador ou notebook possa utilizar o 3G ou 4G, por exemplo. Os celulares e tablets com 3G ou 4G já tem o modem para tais tecnologias embutido. Quando se diz modem externo estamos falando de aparelhinhos como os da imagem abaixo.

Modem externo 3G

Este é um modem externo para a tecnologia HSDPA

Você conecta externamente ao seu computador e consegue acessar a internet sem com o mesmo. Antes que se faça a confusão, existem também modens externos para conexões de internet com fio. Não são apenas para conexões sem fio, apesar de serem os casos mais comuns.

Você já deve ter visto destes modems em várias situações. As pessoas costumam utilizar estes modems em cafés, universidades ou parques. Nem sempre existe um WiFi disponível nestes locais. Também são muito comuns em aeroportos e salas de espera. Hoje em dia estão sendo mais utilizados em equipamentos mais antigos, visto que a venda de notebooks tem diminuído e as pessoas tem cada vez mais optado por utilizar tablets e notebooks.

Outra questão que pode ter contribuído para a menor proliferação dos modem externos é a dificuldade de encontrar os drivers necessários para fazê-los funcionar. A maior partes destes modems são produtos chineses (se não todos) e os fabricantes não se preocupam muito em garantir que o software funcione ou mesmo que seja traduzido para o português. Alguns sequer estão em inglês e você precisa se virar para que eles funcionem em chinês mesmo! Uma total falta de normatização de produtos que conseguem ser vendidos livremente no Brasil.

Resumidamente falando: o modem consegue desembaralhar o sinal que foi embaralhado de forma que pudesse ser transmitido por um fio ou pelo ar até sua residência. Se você tiver dúvida sobre algum dos termos citados aqui, por favor deixe seu comentário com sua pergunta ou envie sua pergunta através das redes sociais.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

9 comentários para: “O que é um modem”

  • Sandra

    Obrigado por me ajudar… Agora entendi.

    Responder
  • Ramon

    Modulaçãoou demodulação

    Responder
  • Angelina

    Então no caso o Modem que fornece internet para o PC, é um tipo de roteador? É Ligado ao cabo par trançado?

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      Sim. O modem, inclusive, pode ser roteador e modem, ao mesmo tempo.

      Responder
      • Carlos Dalcin

        Obrigada, mesma duvida!

  • Jaime

    Otimas explicações, gostei muito e gradeço.

    Responder
  • Gustavo

    Obrigado mesmo, por fornecer explicações eficientes para entendermos melhor o que é um modem.

    Responder
  • Carlos

    Gostei, foi bastante esclarecedor.

    Responder

Deixe um comentário