Como rotear a internet?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Para configurar um roteador e rotear sua internet, você precisa acessar sua interface web. Então, como você faz isso? Não é tão complicado quanto parece: explicamos como encontrar a interface online do seu roteador. Afinal, se você precisar alterar sua senha de WiFi ou outra configuração, precisará usar a interface da Web do seu roteador.

Como rotear a internet: os equipamentos

Para acessar essas configurações, você precisa saber o endereço IP do roteador. Você pode encontrar o endereço IP usando o ipconfig e nós mostraremos como fazer isso e depois efetuar login.

Leia também

Atualmente, todos os roteadores vêm com WiFi ativado e protegido. Normalmente, você encontrará a senha de WiFi em um rótulo preso ao roteador e poderá até mostrar o nome de usuário, a senha e o endereço IP padrão.

É mais complicado para os roteadores mais antigos, especialmente se alguém alterou o endereço IP, a senha ou simplesmente esqueceu os detalhes.

Se você não conseguir acessar seu roteador via WiFi, conecte um cabo Ethernet entre o roteador e seu PC ou laptop.

Em outras palavras, você vai precisar do seu modem de internet, um roteador e um computador para compartilhar sua rede.

Rotear a internet: o endereço IP do roteador

Encontre o endereço IP do seu roteador com um prompt de comando. Primeiro, abra um prompt de comando digitando ‘command’ na caixa de pesquisa do menu Iniciar (ou na tela inicial do Windows) e escolhendo Prompt de Comando. Ou apenas pressione a tecla Windows e ‘R’ juntos e digite ‘cmd’ e pressione Enter.

No prompt, digite ‘ipconfig’ e pressione Enter. Você verá uma lista dos adaptadores de rede no seu PC. Examine as informações para encontrar o número ao lado de Gateway padrão. Este é o endereço IP do seu roteador.

Configurar o roteador para a internet

Abra um navegador da Web e digite o número do gateway padrão na barra de endereços e pressione Enter. Não adicione http:// antes do endereço IP.

Endereços IP de roteador comuns são

192.168.0.1

192.168.1.254

192.168.1.1

Novamente, você pode verificar o adesivo na parte inferior do roteador ou o manual do endereço padrão. Em casos raros, você pode precisar adicionar dois pontos e um número de porta no final (como 192.168.0.1:443), mas a maioria dos roteadores domésticos não precisará disso.

Agora você deve ver a tela de login do seu roteador, e pode entrar e fazer qualquer alteração nas configurações do roteador que você precisa fazer. Se não, vá para o próximo passo.

Depois, conecte-se à rede por um computador e insira a senha. A internet deverá estar acessível a partir desse computador conectado ao roteador por cabos ou conexão sem fio.

Rotear internet

Rotear a internet significa dividir ela através de um roteador ou outro aparelho para que outros também possam ter acesso à conexão. (Foto: Netgear)

Soluções de problemas com o roteador

Se você não vir a tela de login, pode ser porque o endereço IP do gateway foi inserido manualmente nas configurações do adaptador de rede.

Para verificar, abra o Painel de Controle e pesquise por “rede”. Clique em Exibir Conexões de Rede na Central de Rede e Compartilhamento.

Clique com o botão direito no adaptador que você usa para se conectar à Internet (normalmente o sem fio ou Ethernet para um PC) e escolha Propriedades. Em seguida, role para baixo na lista para localizar o Protocolo da Internet Versão 4. Clique nele e, em seguida, clique no botão Propriedades.

Certifique-se de que Obter um endereço IP seja selecionado automaticamente e também Obter o endereço do servidor DNS automaticamente. Agora repita as etapas anteriores para ver se isso resolveu o problema.

Redefina seu nome de usuário e senha do roteador

Se você esqueceu o nome de usuário e a senha do seu roteador, precisará redefini-lo para as configurações de fábrica. Isso geralmente é obtido pressionando um botão ou inserindo um clipe de papel ou pino em um orifício de reinicialização.

Nota: antes de fazer isso, lembre-se de que você perderá todas as configurações feitas e poderá ter que digitar novamente seu nome de usuário de banda larga e detalhes, caso não tenha um backup. Não é um grande problema se você tiver esses detalhes prontos para restaurar.

Verifique o manual para descobrir quanto tempo deve manter o botão para redefini-lo. O roteador precisará estar conectado à rede e ligado para que isso funcione.

Depois de redefinir seu roteador, você pode seguir as etapas anteriores para se conectar à interface de gerenciamento do roteador.

Se o motivo para acessar as configurações do seu roteador foi configurar uma rede WiFi, você pode fazer isso agora. Vale a pena mudar o nome da rede Wi-Fi para algo memorável, mas é mais importante definir uma senha.

Se possível, escolha a segurança WPA2 em vez de WEP. Enquanto estiver fazendo isso, altere a senha da interface do roteador para impedir que outras pessoas acessem as configurações do seu roteador.

Coloque um rótulo no roteador para que você não se esqueça do endereço IP, da senha Wi-Fi e do nome de usuário e senha do roteador.

Verificações extras para rotear a internet

Se você ainda não conseguir se conectar ao roteador, verifique se algum firewall de software está desativado. Estes podem ser parte do seu antivírus ou software de segurança da Internet, ou um aplicativo independente.

Desative temporariamente estes para ver se eles estão causando o problema. O firewall incorporado do Windows não deve causar problemas.

Verifique também outros softwares, como aplicativos de controle parental, que podem impedir o acesso a determinados websites. A interface de configurações de um roteador é apenas um website.

Também pode haver configurações no seu navegador que estão causando um problema, portanto, tente um navegador diferente para eliminar isso como um problema.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário