Como limpar o fone de ouvido?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Seus fones de ouvido parecem que não estão funcionando tão bem ultimamente? Antes de colocá-los no lixo e arrecadar dinheiro para um novo par, tente limpar os fones de ouvido. Mesmo que você cuide muito dos fones de ouvido, sujeira, detritos e cera podem acumular-se com o tempo. Lembre-se de que a limpeza dos fones de ouvido requer um toque suave, e é por isso que fornecemos um guia de instruções.

Desconecte os fones para limpar fone de ouvido

Os fones de ouvido normalmente consomem energia do telefone ou dispositivo ao qual estão conectados. Antes de limpá-los, verifique se eles estão desconectados. As chances de ser eletrocutado aqui são infinitesimais, mas é melhor prevenir do que remediar. Além disso, se você de alguma forma diminuir os fones de ouvido, pelo menos o seu dispositivo não será afetado.

Leia também

Avalie o dano antes da limpeza

O seu método de limpeza pode depender de quão sujos esses fones de ouvido estão – e onde está essa sujeira. Na maioria das vezes, você estará lidando com um acúmulo de cera (e outras coisas grosseiras) nas grades das quais o som é emitido. Com a maioria dos fones de ouvido, você pode remover a ponta do ouvido (a pequena parte de silicone ou espuma que entra no canal auditivo) para ter uma visão melhor.

Se a maioria das coisas desagradáveis ??estiver na grade de malha, você precisará ter muito cuidado aqui. Se essa parte estiver limpa, você pode esfregar o resto com impunidade.

Opções de limpeza de fones de ouvido

Abaixo estão vários métodos diferentes para limpar os fones de ouvido. Nenhuma dessas soluções será cara, mas talvez você precise gastar alguns dólares se estiver preocupado em danificar alguns fones de ouvido mais caros.

Nunca mergulhe os fones de ouvido em qualquer líquido. Pode funcionar, mas mesmo que sejam à prova d’água, existem opções mais seguras e eficazes.

1. Pano macio

Se você estiver trabalhando com fones de ouvido de peça única que não possuem pontas, como os novos AirPod, evite usar sabonetes, xampus ou outros materiais de limpeza. Esses fones de ouvido podem ser sensíveis, então sua melhor aposta é umedecer levemente um pano macio e sem fiapos e simplesmente limpá-los. Certifique-se de não colocar líquido nas aberturas, limpando as malhas do microfone e do alto-falante com um cotonete seco. Deixe-os secar antes de colocá-los no estojo de carregamento e não tente usá-los antes que estejam completamente secos.

2. Água e sabão

Seu primeiro instinto é provavelmente apenas criar uma solução com sabão antibacteriano e água morna e usar um pano macio para limpar os fones de ouvido. Adivinha? Essa é uma ótima ideia! Sabão e água farão maravilhas nas carcaças externas e nos fios dos fones de ouvido por uma ninharia. Encha uma tigela com água morna e adicione algumas gotas de sabonete ou detergente líquido. Mergulhe um pano macio de algodão ou microfibra na solução, torça-o até não pingar e comece a trabalhar.

Você não deseja usar esse método para limpar a lama das grades. Se a água entrar nos fones de ouvido, nada de bom pode resultar dela. Na melhor das hipóteses, seus amigos sobrevivem a um susto. Na pior das hipóteses, eles morrem. Se você limpar dessa maneira, evite o conector de entrada e tenha cuidado no local em que o fio emerge do próprio fone de ouvido (pois a água pode penetrar aqui).

Quando os fones parecerem limpos o suficiente, coloque-os em algum lugar para secar por uma ou duas horas, certificando-se de que eles não estejam em uma posição em que a água possa pingar nas entranhas dos botões.

Limpeza de fones de ouvido

Limpe corretamente seu fone de ouvido para que ele dure mais tempo e funcione melhor. (Foto: divulgação)

3. Álcool

Álcool, também conhecido como álcool isopropílico, é uma solução de limpeza comum. Assim como acontece com água e sabão, é uma boa opção limpar os componentes menos frágeis dos fones de ouvido, como as carcaças e os fios. Como o álcool é um pouco mais potente do que a água com sabão, basta mergulhar um cotonete na garrafa, sacudi-lo até que esteja quase seco e começar a limpar qualquer sujeira ou cera nos fones de ouvido.

Assim como acontece com água e sabão, você não deseja usar esse método para limpar as grades reais, por dois motivos. Primeiro, você não quer álcool pingando no fone de ouvido. Segundo, os cotonetes são propensos a deixar pequenos pedaços de algodão em qualquer coisa que tocam. Os filtros de metal podem prender os fios de algodão, tornando-os muito mais difíceis de limpar a longo prazo e até abafar o áudio.

Uma vez terminado, coloque os fones de ouvido em algum lugar para secar.

4. Usando uma escova de dentes

Para esta solução, você deseja obter uma escova de dentes sobressalente com cerdas de nylon – felizmente, isso é praticamente todas as escovas de dentes hoje em dia, e definitivamente todas as escovas de dentes de lojas do dólar – porque as cerdas de nylon não quebram e ficam presas em seus brotos. Além disso, o nylon é antiestático, portanto não conduz eletricidade.

Escovas de dente são boas opções para limpar grades de malha, pois não há risco de umidade indesejada entrar, mas você precisará ter cuidado extra, escovar suavemente em movimentos circulares e não pressionar muito, caso contrário, a sujeira que você está tentando limpar remover pode ser esmagado na grade, tornando o processo muito mais difícil. Quando terminar, jogue a escova de dentes fora ou jogue-a na máquina de lavar louça para higienizá-la. Não recomendamos o uso nos dentes.

5. Usando adesivo

Embora as escovas de dente possam se mostrar muito poderosas e as soluções à base de líquido tragam outras preocupações, o uso de uma massa adesiva seca é um método quase infalível para limpar até as partes mais sensíveis dos fones de ouvido.

Você deseja modelar a massa para poder pressionar uma extremidade na grade de malha do fone de ouvido. A massa deve pegar qualquer sujeira ou cera e retirá-la, embora seja necessário mexê-la um pouco para garantir que ela entre em todos os cantinhos e recantos.

Combinando métodos de limpeza para fones de ouvido

Se você achar que nenhum dos métodos acima funciona bem o suficiente, sempre poderá empregar mais de um desses métodos em sua busca por fones de ouvido limpos. Talvez você possa usar massa adesiva para remover a cera da grade, colar a abertura e usar um pano com sabão para iluminar as outras áreas dos fones de ouvido. Se você for cuidadoso, pode até usar uma agulha ou alfinete para puxar a sujeira de áreas de difícil acesso (embora você não queira se esforçar muito aqui, pois pode riscar o acabamento das gemas).

Limpando as borrachas dos fones de ouvido

A maioria dos fones de ouvido vem com pontas de silicone. Alguns (modelos geralmente mais caros) vêm com fones de ouvido com espuma de memória ou um pacote de acessórios com tamanhos diferentes. A limpeza das pontas de silicone é fácil. Apenas remova a ponta do ouvido com cuidado, crie uma solução com água morna e sabão e limpe-a com um pano. Como as pontas dos ouvidos de silicone são difíceis de danificar, o único momento em que você precisa ser particularmente gengibre aqui é removê-las, pois algumas tendem a grudar. O mesmo vale para quaisquer outras peças de silicone removíveis. Apenas não as perca!

As pontas de espuma, por outro lado, são difíceis de limpar. Você pode tentar, mas a maioria dos fabricantes diz que as pontas de espuma são descartáveis e não são destinadas à limpeza. A cera e o acúmulo se incorporam à espuma, e tentar retirá-la pode rasgar a espuma, tornando as pontas dos ouvidos inutilizáveis. Sugerimos que você mude para silicone ou esplendor para obter um novo par de fones de ouvido de espuma (eles não são tão caros).

Limpeza de fones de ouvido true wireless

Os verdadeiros fones de ouvido sem fio estão se tornando cada vez mais populares. Então, como você os limpa? Bem, as etapas acima devem fazer o truque. E lembre-se: não recomendamos submergê-los em água e torcer para que lave a sujeira, mesmo que sejam à prova d’água. A imersão não substitui uma boa lavagem. Em vez disso, sua melhor aposta é usar uma escova de dentes ou massa adesiva para limpá-los.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário