Meu PC não liga, o que fazer?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Neste tutorial passo a passo, ensinaremos o que você deve fazer se o computador não ligar para identificar e resolver o problema. Por “computador não liga”, queremos dizer que seu computador está “morto”, ou seja, nada aparece na tela. Se você puder ver algo na tela, seu computador ESTÁ LIGANDO e, assim, não abordaremos o que está acontecendo com seu computador neste tutorial. Se esse for o seu caso, você tem um problema diferente: seu computador não está carregando o sistema operacional, ou seja, não está inicializando.

O principal problema com os usuários que enfrentam esta situação é que eles começam a tentar várias coisas diferentes sem um procedimento padronizado, e no final do dia, eles não se lembram do que já tentaram. Pior que isso, muitos assumem que entendem como os computadores funcionam, o que geralmente não é o caso. Um bom exemplo são os usuários dizendo que a placa-mãe é boa e que está “tentando inicializar” porque eles podem ouvir o disco rígido ou ver luzes neles. Isso é um absurdo, já que as unidades de disco rígido vão acionar assim que forem ligadas, mesmo que não estejam conectadas à placa-mãe.

Leia também

Recomendamos que você siga nosso tutorial na mesma ordem em que o publicamos. Não assuma que qualquer um dos passos é “bobo” porque eles não são. Muitos começarão a desmontar o computador inteiro apenas para descobrir mais tarde que uma unidade USB defeituosa instalada em uma das portas USB estava impedindo o computador de ligar, e seguindo o nosso guia, você teria detectado esse problema imediatamente.

Se você já tentou várias coisas diferentes, por favor, esqueça o que você já tentou e comece o nosso guia do zero. Não pule nenhuma das etapas apenas porque você as experimentou antes. A ordem em que estamos apresentando cada passo é muito importante. Repetir o que você fez pode produzir um efeito muito diferente na próxima vez.

Naturalmente, outros profissionais podem sugerir um guia diferente, com diferentes etapas ou uma ordem diferente. Este guia que estamos publicando é o resultado de nosso conhecimento, experiência em manutenção de PCs e conversas com profissionais da área e, em nossa opinião, é a melhor maneira de solucionar problemas em seu PC.

Pronto? Então vamos começar!

PC não liga

Aprenda como lidar com os problemas de um PC que não liga para não entrar em desespero. (Foto: PCG Pedia)

PC não liga mais: faça uma inspeção externa

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar o seu PC externamente. Não tente ligar o seu computador ainda. Você precisará seguir estes passos:

Verifique se o cabo de alimentação principal está conectado à parede.

Verifique se o cabo de alimentação principal está firmemente conectado à fonte de alimentação. (Sugerimos que você remova e instale novamente.)

Verifique se a chave 110/220 V da fonte de alimentação está na posição correta, se a sua fonte de alimentação possui uma chave seletora.

Verifique se a chave liga/desliga localizada na fonte de alimentação (na parte traseira do computador) está na posição “on/ligado”, se a sua fonte de alimentação tiver uma.

Verifique se o botão de reset no painel frontal do seu gabinete está preso. Você pode verificar isso pressionando-o. Se você não conseguir movê-lo, significa que ele está preso e você precisará liberá-lo usando ferramentas (uma pequena chave de fenda, um clipe de papel aberto, etc.).

Remova todos os cabos externos do computador, incluindo teclado, mouse, impressora, câmera digital, iPod, etc., bem como todos os outros dispositivos externos que você tenha conectado ao PC, como unidades USB. Mantenha apenas o cabo do monitor de vídeo conectado. Após essa etapa, os únicos cabos que serão conectados ao seu PC serão o cabo de alimentação e o cabo do monitor de vídeo.

Verifique se o seu monitor de vídeo está ligado. Ele deve ter um LED aceso ou piscando, indicando que está, de fato, ligado. Se esse LED não estiver ligado ou piscando, verifique se o cabo de alimentação do monitor de vídeo está instalado corretamente na parede e se está ligado. está firmemente preso ao monitor.

Verifique se as configurações de brilho e contraste do monitor de vídeo estão ajustadas corretamente. (Vimos várias vezes que o problema era que a tela estava muito escura, mas o sistema estava funcionando bem).

Depois de executar todas essas etapas, tente ligar o computador. Está funcionando agora? Ótimo! Se não estiver, vamos ver o que você deve fazer a seguir.

Meu PC não quer ligar: inspeção interna básica

Agora que descartamos tudo o que classificamos como um “problema bobo”, você precisará abrir seu computador. Para isso, você precisará remover o painel esquerdo do gabinete removendo os dois parafusos localizados no lado direito do painel traseiro do computador e deslizando o painel em direção ao lado traseiro do gabinete.

Em seguida, você precisará remover tudo o que não for necessário para o computador ligar. Isso é muito importante. Somente os seguintes componentes são necessários para ligar o computador:

Fonte de energia

Placa mãe

CPU

Cooler do processador

Um módulo de memória

Uma placa de vídeo

Tudo o mais que você pode ter deve ser removido do seu computador. Isso inclui todas as placas complementares que você possa ter (por exemplo, placa de som), unidades de disco rígido, unidades de disco óptico, módulos de memória (deixe apenas uma instalada), sua segunda placa de vídeo, ventoinhas de gabinete, ventoinhas extras etc. Se a sua placa-mãe tiver vídeo onboard e você tiver uma placa de vídeo adicional instalada, remova a placa de vídeo e instale o cabo do monitor de vídeo no conector de vídeo onboard.

A remoção de componentes deve ser feita sem energia fornecida pela fonte de alimentação ou você pode danificar os componentes. Como seu computador não está ligado, você pode achar isso difícil de determinar. Para garantir que não esteja sendo fornecida energia aos componentes, basta puxar o cabo de alimentação principal da parede. Essa é a melhor maneira de executar esse procedimento.

Como você pode ver na nossa lista acima, o computador não precisa de nenhuma unidade de disco para ligar, por isso, não se esqueça de removê-las. Você precisa remover o cabo que conecta as unidades à placa-mãe E os cabos de alimentação que as conectam à fonte de alimentação. Você também precisa desconectar as ventoinhas auxiliares presentes no gabinete da fonte de alimentação.

Depois de remover os componentes que não são necessários, tente ligar seu computador novamente. Não se esqueça de colocar o cabo de alimentação de volta na parede. Ele liga agora? Ótimo, você resolveu o problema; Agora você precisa instalar todas as partes de volta no lugar, uma a uma

Ou seja: desligue o computador, coloque uma parte de volta, ligue o computador novamente e veja se ele ainda está ligando) Não se esqueça de que você só pode instalar componentes com o computador desligado, portanto, é necessário desativá-lo antes de instalar a próxima parte. Se depois de reinstalar uma peça ela parar de ligar, isso significa que a última peça que você reinstalou está com defeito e deve ser descartada e eventualmente substituída. Ou, também pode ser um problema de contato ruim com essa parte, sobre a qual falaremos no passo quatro. Não reinstale todas as peças ao mesmo tempo, pois você não poderá determinar qual componente está com defeito. É por isso que estamos lhe dizendo para reinstalar as peças uma a uma e ligar o computador depois de reinstalar cada parte.

Se o seu computador ainda não estiver ligado, isso significa que uma das peças listadas acima está com defeito ou se você tem um problema de contato incorreto. Antes de continuarmos, dê uma boa olhada no que acontece quando você tenta ligar o computador, desta vez com o gabinete aberto e com apenas as peças listadas acima instaladas:

A fonte de alimentação está fornecendo energia? Você pode verificar isso verificando se os LEDs presentes na placa-mãe e/ou o LED verde presente no painel frontal do gabinete estão ligando quando você pressiona o botão ligar / desligar. Se não estiver fornecendo energia, isso significa que a fonte de alimentação está com defeito e deve ser substituída.

A ventoinha da CPU está girando? Se não for, e supondo que a fonte de alimentação não esteja com defeito, a ventoinha da CPU está com defeito e deve ser substituída. Várias placas-mãe possuem um circuito de proteção que desligará o sistema se a ventoinha da CPU estiver com defeito.

O computador parece estar funcionando por alguns segundos e, em seguida, é desligado (ou seja, a ventoinha da CPU gira por alguns segundos e, em seguida, o PC desliga sozinho)? Isso pode ser várias coisas, mas por enquanto você deve tentar redefinir a memória CMOS, procedimento que descreveremos abaixo.

Você consegue ouvir algum bipe vindo do pequeno alto-falante localizado no gabinete? Se você puder, isso significa que você provavelmente tem um problema de contato ruim em sua placa de vídeo ou módulos de memória (mais sobre isso mais tarde) ou estão com defeito.

Se sua placa mãe tem uma pequena tela de LCD com códigos de erros, verifique o manual da sua placa mãe e veja qual código está aparecendo. Veja o que o código diz e qual o reparo proposto.

Meu computador não liga: limpando a memória CMOS

O próximo passo é limpar a memória CMOS, que é uma pequena memória localizada na placa-mãe encarregada de armazenar a configuração do seu computador. Isso é feito alterando a posição de um jumper ou provocando um curto entre dois blocos ou dois pinos na placa-mãe com uma chave de fenda de ponta chata. A localização exata deste jumper, blocos ou pinos depende da placa-mãe, e você deve ver a localização exata no manual da placa-mãe. Geralmente eles tem “Clear CMOS”, “CCMOS” ou “CLRTC” escritos ao lado deles. Em placas mãe mais modernas, esse componente geralmente é um botão.

O procedimento é sempre o mesmo. Com o computador desligado (ou seja, com o cabo de alimentação do computador removido da parede), mova a posição do jumper, ou encurte os dois pinos ou a chave de fenda e segure-a por dois segundos. Em seguida, mova o jumper de volta para sua posição padrão e ligue o computador novamente.

Se essa etapa não resolveu o problema, ou seja, se o computador ainda não está ligado, vá para a próxima etapa. Se a limpeza da memória CMOS resolver seu problema, você precisará fazer duas coisas. Primeiro, você precisará colocar todas as partes do seu computador de volta no lugar. Segundo, você precisará inserir a configuração da placa-mãe e reconfigurá-la. Seu computador estará reclamando que a memória CMOS foi apagada, então você precisará pressionar F1 para entrar na configuração e reconfigurá-la.

PC não liga: limpando os contatos

Se o seu computador ainda não estiver ligado, você precisará limpar os soquetes de memória, o slot da placa de vídeo e o soquete da CPU, pois pode ser um mau contato entre esses componentes e seus soquetes. Você precisará comprar álcool isopropílico, uma borracha de lápis branca e uma escova de dente, tudo disponível em qualquer supermercado. Idealmente, você deve comprar um pincel antiestático, mas uma escova de dentes barata fará o truque.

Remova a CPU (você precisará remover o cooler do processador primeiro, é claro), a memória e a placa de vídeo da placa-mãe.

Você limpará os contatos de borda da placa de vídeo e do módulo de memória com uma borracha como se estivesse “apagando” os mesmos. Faça isso longe do computador e não toque nos contatos da borda. depois de limpá-los.

Você deve limpar os contatos de borda disponíveis nos dois lados do módulo de memória e na placa de vídeo.

Depois de esfregar a borracha, limpe os contatos da borda com a escova de dentes umedecida em álcool isopropílico.

Se você tiver um processador com contatos, você pode usar o apagador para limpar seus contatos e depois usar a escova de dentes umedecida em álcool isopropílico. Se a sua CPU usar pinos, não será possível usar a borracha poisvocê quebraria os pinos. Neste caso, vá em frente e use a escova de dentes molhada em álcool isopropílico.

Depois de limpar as peças, você precisa limpar seus soquetes na placa-mãe. Isso deve ser feito com a escova de dentes molhada em álcool isopropílico. Nunca use a borracha na placa-mãe.

Depois de limpar tudo conforme as instruções e dar tempo suficiente para as peças ficarem secas, instale a CPU, o cooler do processador, o módulo de memória e a placa de vídeo de volta na placa-mãe e tente ligar o PC.

Solução de problemas

Se você chegou nesta etapa e seu computador ainda não está ligado, isso significa que um dos componentes do seu PC está com defeito e você precisa descobrir qual deles. Se você seguiu nosso guia corretamente, seu computador agora tem apenas as seguintes peças instaladas:

Fonte de energia

Placa mãe

CPU

Cooler do processador

Um módulo de memória

Uma placa de vídeo

Você precisará testar cada parte em outro computador que você sabe que está funcionando corretamente. Você precisará de um computador com o mesmo soquete da CPU para testar sua CPU e com o mesmo tipo de memória para testar seus módulos de memória. Para a maioria dos usuários, essa é a parte difícil, pois a maioria das pessoas não tem dois computadores semelhantes em casa. Você precisará de um amigo com um computador semelhante.

Você instalará sua placa de vídeo neste outro computador removendo a placa de vídeo do outro computador primeiro, é claro. Vai então ligá-lo e ver o que acontece. Não se esqueça de testar todas as partes, pois mais de um componente pode estar com defeito. Além disso, não se esqueça de que você só pode instalar e remover peças com o computador desligado e, para precaução extra, recomendamos que faça isso com o cabo de alimentação principal removido da parede.

Após esta etapa, você terá isolado qual componente está com defeito e que deve ser substituído.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos responder.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário