Amazon é confiável? E outros Marketplaces?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Você já tentou vender seus produtos em um marketplace para aumentar sua visibilidade? Nos últimos anos, mais e mais lojas aderiram a este revolucionário canal de distribuição online para aumentar suas oportunidades de vendas.

Esses marketplaces, ou “supermercados digitais”, como são mais conhecidos, são uma das plataformas mais visitadas pelos usuários que desejam fazer uma compra online.

Essas mini-lojas online podem ser comparadas a entrar em um supermercado e poder visitar dezenas de lojas de todos os setores.

Esse sistema permite que o usuário escolha entre uma variedade maior de produtos e serviços, aprimorando a experiência do usuário, fornecendo tudo o que precisa em uma única plataforma. A Amazon é um desses lugares, assim como as Americanas, o Submarino e o Mercado Livre.

Leia também

Mas talvez você não entenda o que são os marketplaces e se eles são confiáveis. Por isso, vamos destacar características deles.

O que é um marketplace?

Um mercado ou marketplace é um site que permite interações entre vendedores e compradores para otimizar as transações comerciais.

Nesse tipo de plataforma, vendedores e compradores são colocados em contato em um ambiente técnico e comercial, que é o mercado, até que a transação seja concluída.

Esse “shopping virtual” facilita a venda tanto para o vendedor quanto para o comprador, além de garantir que a transação seja realizada nas melhores condições possíveis.

Além disso, a transação é coberta pela plataforma, que atua como um terceiro confiável.

De um modo geral, você encontrará “supermercados” que oferecem produtos físicos (DVDs, livros …), mas também poderá encontrar objetos intangíveis, como códigos-fonte, e-books, etc.

Amazon é um site confiável? E outros mercados semelhantes?

Esteja ciente de que qualquer gerente profissional de varejo on-line, mesmo sendo iniciante no mundo das compras online, pode vender produtos em um marketplace (pequena loja on-line, atacadistas, etc.). Isso implica muita concorrência entre os vendedores.

Você também deve ter em mente que os mercados se reservam o direito de aceitar ou recusar determinados vendedores ou produtos como entenderem.

De fato, alguns mercados são especializados em domínios específicos e não aceitam produtos que não correspondem à sua imagem ou se enquadram em suas categorias.

Há, porém, um sistema bem estrito de seleção e além da proteção aos clientes, vendedores que não respeitam às regras ou agem de má fé são expulsos rapidamente do marketplace.

Existem pontos negativos para esse tipo de plataforma?

Embora este sistema ofereça muitas vantagens, você também deve saber que, como quase todo o resto, também possui suas desvantagens.

Uma dessas desvantagens é que essa plataforma será compartilhada com outras lojas online semelhantes em uma concorrência direta, nem sempre com um design de página favorável ao usuário.

Assim, como se você passeasse por um grande shopping center, você encontrará várias lojas que vendem o mesmo tipo de produtos dispostas uma ao lado da outra. Este é o lado negativo dos marketplaces, que podem deixar os usuários confusos e atrapalhar na hora de escolher um produto.

Funcionamento de um Marketplace

Um marketplace como o da Amazon ajuda a conectar vendedores aos seus clientes, funcionando como um intermediador. (Foto: Doofinder)

Quais são as principais vantagens de um marketplace?

Usar mercados para vender produtos pode ser extremamente benéfico. Esse pode ser um bom canal de distribuição e pode ser o melhor lugar para se fazer suas compras

1. Fácil comparação

Os mercados representam um canal de vendas muito abrangente. Os mercados de trabalho funcionam para a vantagem do usuário, pois eles podem comparar facilmente produtos com recursos semelhantes. As comparações de preço são mais diretas e usuários podem ser beneficiados comprando mais de um de lojas diferentes, o que incentiva as compras por impulso.

2. Pagamentos e entregas seguros

A plataforma garante pagamento ao vendedor e entrega ao comprador. O sistema antifraude da plataforma cria um ambiente confiável para o usuário em todas as transações. Esse ambiente de confiança se reflete no alto nível de satisfação do cliente com os critérios de qualidade existentes.

3. Mais opções online

Em tempos de grande concorrência, um mercado online possibilidade uma comparação centralizada e com muitas opções de produtos, do mais básico ao mais avançado. Assim, fica mais fácil para escolher e comprar.

4. Facilidade de uso

Um marketplace facilita bastante na hora do cadastro e dos pagamentos. Além disso, eles geralmente oferecem programas de recompensa ou promoções com frequência, o que é mais uma vantagem para o consumidor, que pode fazer compras mais inteligentes.

Vale a pena um marketplace como a Amazon?

Em conclusão, tornar-se familiarizado com essas plataformas digitais gera uma quantidade significativa de oportunidades e aumenta suas chances de encontrar produtos mais baratos e em condições mais vantajosas.

Portanto, os mercados podem ser usados como um instrumento benéfico, permitindo a comparação e compras com mais descontos e maior segurança.

Você já comprou de um marketplace? Qual? Como foi sua compra?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário