Site Kinguin é confiável? E outros sites parecidos?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

O Kinguin é uma plataforma que diz que “sua missão é oferecer a vendedores e compradores em todo o mundo a possibilidade de negociar videogames e softwares a um preço justo e sem problemas”. Então, basicamente, o Kinguin é um mercado secundário para videogames. A promessa deles é que você pode adquirir seus jogos a preços justos e sem problemas. Outros sites parecidos, como o G2A, oferecem ofertas semelhantes.

Kinguin é confiável? E outros sites semelhantes?

Sim, Kinguin é confiável, assim como sites como o G2A. Não é uma farsa, porque eles nunca roubam seu dinheiro ou detalhes de cartão de crédito. E você receberá as chaves do jogo ou programa que comprou sem problemas.

Leia também

Conseguir jogos a preços justos e sem problemas são bons pontos de venda; mas o Kinguin e outros sites semelhantes realmente oferecem o que anunciam ou é outro golpe de marketing? Em primeiro lugar, estes sites são legítimos? São um lugar que você realmente deveria procurar para a próxima compra de códigos digitais e chaves de jogos e programas?

O que é um site como a Kinguin?

As plataformas como a Kinguin.net são um mercado secundário para chaves de jogos. São geralmente negócios legítimos e devidamente registrados. Em pouco tempo, vários sites semelhantes cresceram, com milhões de compradores ao redor do mundo.

Tais sites estão disponíveis para usuários de qualquer lugar do mundo. Você só precisa ter 16 anos ou mais para criar uma conta; e se for menor de 16 anos, você precisará do consentimento de um responsável legal para o processamento de uma conta. Os sites estão disponíveis em vários idiomas e moedas, inclusive o português brasileiro.

Como funciona um site que vende códigos de jogos?

Tais sites simplesmente fornecem uma plataforma na qual compradores e vendedores de todo o mundo se reúnem para comprar e vender games e programas. Portanto, eles são apenas o mercado, e não o vendedor dos códigos e chaves digitais que você compra na plataforma. Você estará comprando códigos de outro usuário da plataforma.

Todos os comentários negativos que você encontrará sobre sites como o Kinguin decorrem do fato de serem um mercado, um Marketplace. As considerações importantes são: quem são os vendedores; e o mais importante, de onde eles tiram os códigos e chaves digitais que vendem?

Riscos de comprar chaves de jogos e programas

Escândalos atingiram os mercados de chaves de jogos, incluindo o Kinguin. Os mercados são conhecidos por serem um ambiente de atividades fraudulentas; repletos de chaves obtidas através de cartões de crédito roubados e outros meios de fraudes.

Sites como o Kinguin até reconhecem isso em seus termos e condições. Eles dizem que há muitos riscos de transação associados à compra de um mercado como eles; e continuam a listar alguns dos riscos como deturpação de produtos e serviços, atos ilegais, baixa qualidade, falha em atender às especificações exigidas, produtos defeituosos ou perigosos, produtos ilegais, atrasos ou entregas ou pagamentos errôneos, aumento incorreto de custos, problemas de garantia e acidentes durante o transporte.

Atos e produtos ilegais se destacam para nós. É mais provável que você encontre produtos ilegais nos mercados de venda direta do que em revendedores ou entidades comerciais autorizadas. Você deve se importar de onde as chaves que você compra vêm desde que você as compre legitimamente e elas funcionem? Uma mente ética e preocupada com a própria segurança deve se preocupar.

Tomemos, por exemplo, um caso particular que abalou o Kinguin; muitos jogadores que compraram chaves na plataforma ficaram frustrados quando suas chaves foram revogadas pela empresa de jogos (Ubisoft). O motivo da ação da Ubisoft foi que as chaves foram obtidas com cartões de crédito roubados antes de chegarem a Kinguin. Como as chaves foram revogadas, compradores inocentes que compraram na Kinguin não puderam iniciar seus jogos remotamente. Eles não apenas foram privados de ações emocionantes nos jogos, mas também perderam o dinheiro que gastaram na compra das chaves.

Funciuonamento do sit eKinguin

O site Kinguin vende chaves de jogos e programas em um tipo de mercado cinza, o que pode ter resultados problemáticos no médio e longo prazo. (Foto: www.kinguin.net)

Cuidados ao comprar em mercado de chaves de jogos

Os riscos associados à compra de chaves de jogos em um mercado como o Kinguin estão bem documentados. Kinguin e outros sites semelhantes afirma, claramente em seus Termos e Condições que, como a identidade dos usuários da Internet é difícil de verificar, eles não conseguem confirmar e não confirmam a suposta identidade dos usuários (incluindo, mas não se limitando, aos vendedores). Eles concluem que você deve usar vários meios, incluindo o bom senso, para avaliar com quem você vai lidar.

Segurança nos sites de vendas de chaves

No entanto, deve-se notar que o toma algumas medidas para limitar atividades insidiosas na plataforma. Por exemplo, um vendedor C2C (cliente a cliente) pode não ter permissão para vender mais de X chaves por vez. Isso é algo semelhante a um banco que limita o valor do saque diário que pode ser feito em sua conta bancária, de modo que, se a conta for invadida, suas perdas serão limitadas.

Além disso, os fundos ganhos por qualquer vendedor C2C em sites como o Kinguin estarão disponíveis na conta do vendedor apenas se o comprador do produto confirmar que o produto funciona. Somente quando o cliente que comprou o produto não reportar um problema dentro de sete dias após a compra é que os fundos serão liberados e disponibilizados na conta do vendedor. Outra verificação é que os vendedores C2C não podem sacar fundos obtidos com a venda de uma chave. Eles terão que usar os fundos para comprar outra chave na plataforma. Isso exclui a venda rápida de chaves para obter um pouco de dinheiro.

Além disso, ser comerciante nessas plataformas não é de graça para todos os revendedores de chaves igualmente grandes do setor. Enquanto alguns mercados admitem usuários como comerciantes sem verificar suas credenciais. Em sites mais “seguros”, como o Kinguin, há um processo de inscrição completo, no qual você precisa fornecer uma identidade válida e até explicar a origem dos códigos.

Proteção ao comprador desses sites é seguro?

Você já sabe que o mercado secundário das chaves dos jogos é um ambiente de negócios sombrio ou, na melhor das hipóteses, cinza. Existe a chance real de obter chaves falsas que não funcionem. Sim, você também pode obter chaves que funcionem bem, mas muitas delas serão chaves roubadas ou compradas com identidades e declarações falsas.

Assim, quando você vê um recurso de proteção ao comprador, soa como a mão protetora divina que o ajudará a comprar jogos e programas mais baratos com segurança. No entanto, a proteção ao comprador é um complemento que custa um pouco mais. Ao adicioná-lo durante a finalização da compra, você pode ter de pagar 10% ou mais do custo do produto.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário