Otimizador para jogos, como funciona? Vale a pena?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Os programas de software de otimização de jogos afirmam que podem melhorar o desempenho dos jogos com um único clique, colocando seu PC no “Modo de Jogo” e alocando todos os seus recursos aos jogos. Mas eles realmente funcionam?

Os jogos para PC são diferentes dos jogos para console. Os consoles executam um sistema operacional simplificado otimizado para jogos, mas os PCs executam um sistema operacional de uso geral, como o Windows, que pode estar fazendo outras coisas em segundo plano. As mesmas dicas abaixo valem também para smartphones e tablets.

Leia também

O que um otimizador para jogos faz?

Você verá uma descrição para os otimizadores de jogos mais ou menos assim:

“Esse recurso se concentra no seu jogo, desligando temporariamente funções e aplicativos desnecessários, colocando todos os seus recursos exclusivamente para jogos, permitindo que você se concentre no seu jogo da maneira que ele deveria ser jogado sem perder tempo com as configurações. Escolha seu jogo, clique no botão “Iniciar” e deixe-nos fazer o resto para reduzir o estresse no seu computador e melhorar os quadros por segundo “.

Em outras palavras, o programa permite selecionar um jogo e iniciá-lo através do utilitário de melhora de jogos. Quando o fizer, o otimizador fechará automaticamente os programas em segundo plano em execução no seu computador, alocando teoricamente mais recursos do seu computador para o jogo. Você também pode simplesmente ativar o “Modo de Jogo” e iniciar o jogo você mesmo.

Funcionalidades do acelerador de jogos

Essa “otimização com um clique” é o núcleo de um programa Game Booster, embora também contenha outros recursos. Por exemplo, eles podem mostrar quais de seus drivers estão desatualizados, embora geralmente você só precise manter os drivers de gráficos atualizados, e os drivers de gráficos verificam automaticamente atualizações atualmente.

Os aceleradores também permite que você veja quais processos serão fechados automaticamente quando o Modo Jogo estiver ativado. Esses processos são restaurados quando você sai do modo de jogo. Você pode personalizar os processos que deseja fechar e os que deseja deixar ativados.

Otimizadores de jogos

Otimizadores de jogos não são tão eficientes assim, e é melhor investir no hardware do que em um desses aplicativos. (Foto: Lifewire)

Um game booster funciona?

Como somos céticos em relação a essas promessas, usamos dois jogos como referência para testar os otimizadores. São dois jogos mais antigos mas que exigem bastante de um computador, mesmo os mais modernos.

Aqui estão alguns resultados de benchmark obtidos em nosso sistema, realizados com configurações gráficas altas:

Batman Arkham Asylum:

Batman: Arkham Asylum (com o acelerador de jogos ativado):

Curiosamente, a referência foi realmente um pouco mais lenta com o Modo de Jogo ativado. Os resultados aqui estão bem dentro da margem de erro, no entanto. O Modo Jogo não reduziu a velocidade de nada, mas também não acelerou nada. O Modo Jogo não fez muito pelo jogo.

Metro 2033

Metro 2033 (com o acelerador de jogos ativado):

Com o Modo Jogo ativado, os resultados ficaram novamente dentro da margem de erro. Nossa taxa de quadros média foi um pouco mais lenta, mesmo que a taxa de quadros máxima e mínima fossem um pouco maiores.

Com o Modo de jogo ativado, nossos resultados foram na verdade um pouco mais baixos. Isso não ocorre porque o Modo Jogo fez algo errado. Em vez disso, é provável que as tarefas em segundo plano usem mais recursos durante as execuções no modo de jogo. O Modo Jogo tenta minimizar essas interrupções, mas o Windows é um sistema operacional complicado, com muitas partes móveis e não há como parar tudo o que pode acontecer em segundo plano. O Modo Jogo tenta, mas simplesmente não consegue entregar.

Mas e se meu computador tiver vários programas rodando?

Observe que esses resultados de referência não se aplicam a todos os computadores. Devido à maneira como os programas funcionam, as pessoas que possuem uma centena de programas em execução em segundo plano verão uma melhoria notável, enquanto as pessoas que executam apenas alguns programas em segundo plano com pouco peso nos recursos não veem uma melhoria. Esses resultados de benchmark nos dão uma ideia de quanto o “Modo de Jogo” pode realmente melhorar o desempenho em um computador típico com uma quantidade razoável de programas em segundo plano, mas nenhum que pesa muito nos recursos.

Vale a pena um otimizador para jogos?

Um programa otimizador de jogos apenas faz algo que você já pode fazer. Por exemplo, se você tiver um cliente de torrent executando em segundo plano, baixando arquivos e usando o disco rígido, isso aumentará o tempo de carregamento do jogo, pois o jogo terá que competir com o cliente torrent pelo acesso ao disco.

Um programa Game Booster que fechava automaticamente o cliente torrent quando você lança um jogo aumentaria o tempo de carregamento do jogo, mas você também pode acelerar o processo, fechando o cliente torrent ou interrompendo o download quando começar a jogar.

Em um computador moderno, os programas executados em segundo plano geralmente não usam uma quantidade enorme de recursos e geralmente ficam com 0% de utilização da CPU sem fazer nada. Você pode verificar isso pessoalmente, abrindo o Gerenciador de tarefas – provavelmente não verá muitos programas em segundo plano consumindo o tempo de CPU. Se fizer isso, você deve fazer algo sobre eles.

Um programa acelerador de jogos é apenas um atalho que permite iniciar jogos sem gerenciar você mesmo os programas em execução na área de trabalho. Não aumentará enormemente o desempenho de seus jogos para PC.

Também devemos observar que essas ferramentas geralmente oferecem recursos que podem ser úteis para usuários ainda mais informados. Por exemplo, alguns dos programas oferecem um recurso de captura de tela para gravar sua tela. No entanto, o próprio modo de jogo não parece muito útil.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário