Monitor 144 hz, 240 hz, o que significa?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Quando você deseja comprar um novo monitor, há muitos fatores a serem considerados, incluindo tamanho, resolução e proporção. Outro aspecto importante que você pode ouvir é a taxa de atualização.

Mas o que exatamente é a taxa de atualização em um monitor e é uma taxa de atualização mais alta? Vamos descobrir.

Monitor 144Hz, monitor 240Hz ou maior: o que é a taxa de atualização de um monitor?

A taxa de atualização de um monitor (ou outra tela) refere -se ao número máximo de vezes por segundo que a imagem exibida na tela será atualizada. Isso é medido em Hertz (Hz).

Leia também

Uma taxa de atualização mais alta significa que mais informações atingem seus olhos na mesma quantidade de tempo, levando a um movimento de aparência mais suave. Lembre-se de que o vídeo é tecnicamente apenas uma série de imagens sendo mostradas muito rapidamente para ter o efeito do movimento.

A maioria dos monitores de padrões é de 60Hz. No entanto, você também pode comprar monitores, geralmente destinados a jogos, que possuem taxas de atualização mais altas. As taxas de atualização comuns para monitores de camada superior são 144Hz, 240Hz, 3650Hz e aumentando a cada dia mais.

Esses números facilitam a comparação de um monitor com outro. Um monitor de 120Hz pode exibir duas vezes mais imagens em um segundo do que um monitor de 60Hz, por exemplo.

Taxa de atualização do monitor vs. Quadros ou frames por segundo

Como os monitores com taxas de atualização mais altas são capazes de exibir um movimento mais suave, você pode pensar que a compra de uma melhorará instantaneamente a aparência de tudo no seu PC. Mas este não é necessariamente o caso.

Lembre-se de que a taxa de atualização é a taxa máxima na qual seu monitor pode atualizar a imagem exibida. Mas se um programa realmente envia a saída para o seu monitor depende rapidamente da taxa de quadros ou frames por segundo. A taxa de quadros mede o número de quadros de vídeo enviados para sua exibição por segundo.

Para tirar proveito de uma tela com uma taxa de atualização mais alta, seu computador deve enviar dados para o visor muito mais rápido. A maioria dos softwares, como aplicativos de produtividade ou utilitários de reprodução de vídeo, não será afetada por uma taxa de atualização ultra alta.

Os filmes são exibidos em 24 quadros por segundo (FPS), e a maior parte de vídeos do YouTube se limita a 60fps; Até os monitores básicos de 60Hz podem lidar com eles sem problemas. Uma taxa de atualização mais alta, portanto, não fará com que a maioria dos vídeos pareça melhor. Isso também se aplica à maioria dos aplicativos de produtividade. Por exemplo, o Microsoft Word não terá nenhuma diferença perceptível em 144fps em comparação com usá-lo em 60fps.

Como resultado, as altas taxas de atualização são realmente importantes ao jogar videogames. Ao jogar um jogo, sua placa gráfica gera os dados visuais e os envia para o seu monitor. Portanto, se você tiver uma placa gráfica poderosa o suficiente, ela poderá enviar dados para a tela mais rapidamente.

Isso significa que você pode desfrutar de jogos a taxas de quadros mais altas, fornecendo uma jogabilidade mais suave.

Taxa de atualização do monitor

Um monitor com uma taxa de atualização maior terá imagens mais claras e fluidas. (Imagem: MSI)

O problema de screen tearing

À medida que a taxa de quadros sua placa de gráfico envia e a taxa de atualização do seu monitor geralmente é diferente, um problema comum de jogos para PC que as pessoas acumulam é a lágrima da tela. Isso pode acontecer, entre outras causas, quando sua placa gráfica envia quadros a uma taxa mais alta do que o seu monitor pode lidar.

Se você tentar jogar um jogo a uma alta taxa de quadros em um monitor de baixa taxa de atualização, encontrará esse problema. Você verá vários quadros na tela ao mesmo tempo que não estão alinhados corretamente, levando ao efeito “screen tearing”.

Para evitar isso, os jogos geralmente são limitados na taxa de atualização do seu monitor por padrão. Portanto, se você tiver um monitor de taxa de atualização de 60Hz, seus jogos não devem ser executados em muito mais de 60fps.

Também existem soluções mais avançadas para esse problema, como G-Sync, VSYNC e FreeSync.

Quão importante é a taxa de atualização do monitor?

O principal grupo de pessoas que se beneficiam de um monitor de alta taxa de atualização são jogadores competitivos. Para jogadores profissionais de atiradores em primeira pessoa, uma taxa de atualização mais alta é vital para uma jogabilidade ideal.

Quando o seu monitor exibe mais quadros por segundo, você também vê informações visuais que teriam perdido completamente em uma tela mais baixa. Isso facilita o rastreamento da ação em ritmo acelerado.

É difícil mostrar um exemplo claro de taxas de quadros acima de 60fps se o seu monitor não puder exibi-las. Se você estiver curioso, dê uma olhada no vídeo abaixo para ver a mesma ação em várias taxas de quadros, desacelerada para que seja mais fácil dizer a diferença.

Algumas pessoas dizem que as taxas de atualização mais altas facilitam a mirar, à medida que os alvos se movem mais suavemente. Mas isso varia de acordo com o indivíduo e pode mudar com base em quão boa é sua visão.

Parte disso é devido a desfoque. Quando nossos olhos veem uma série de quadros, nossos cérebros preenchem as mudanças de um quadro para o outro, fazendo com que os quadros pareçam vídeo contínuo, em vez da série de imagens estáticas que realmente são. Mas esse processo de preenchimento resulta em desfoque. Se houver mais informações enviadas ao nosso cérebro na forma de quadros mais frequentes, o movimento parecerá mais nítido.

Outra questão nos jogos de alto nível é o atraso de entrada, que é o atraso entre você fazer uma entrada e o jogo reconhecendo essa entrada. Os monitores de alta taxa de atualização podem reduzir o atraso de entrada, porque há uma quantidade menor de tempo que passa entre sua entrada e a ação que está acontecendo na tela.

Essa diferença é pequena – na ordem dos milissegundos -, mas isso pode fazer a diferença em cenários competitivos. Para profissionais e outros jogadores sérios, todas as pequenas vantagens são importantes.

Mas e se isso não descrever você? Se você é um jogador casual em casa ou não joga, um monitor de alta taxa de atualização vale o custo extra?

Vale a pena comprar um monitor 144Hz, 240Hz ou maior?

Se você não jogar videogames, comprar um monitor acima de 60Hz provavelmente não vale o custo para você. Existem poucas aplicações fora dos jogos, onde taxas mais altas de quadros farão uma diferença notável. Se você deseja atualizar seu monitor, é melhor colocar o dinheiro em direção a uma exibição maior, maior resolução ou melhor qualidade da imagem.

Para os jogadores, os monitores de alta taxa de atualização são uma atualização perceptível, especialmente se você jogar jogos em ritmo acelerado, como atiradores. Passar de 60 fps para 144Hz não é tão importante quanto o salto de 30 fps para 60 fps, mas faz a diferença. Se você joga apenas jogos mais lentos, como títulos de estratégia, poderá estar perfeitamente feliz em 60 fps.

O 60 FPS é um padrão decente – se o seu computador não puder atingir isso, você deve priorizar a atualização da sua placa gráfica (e potencialmente outros componentes como a CPU) primeiro.

Se você estiver feliz com a taxa de quadros atual, pode preferir colocar dinheiro para uma atualização para sua resolução, tamanho ou similar.

Um monitor de 240Hz, de 24 polegadas de largura, com resolução de 1080p, custaria muito dinheiro. Pelo mesmo preço, você pode comprar um monitor maior de 27 polegadas na resolução de 1440p com uma taxa de atualização de 144Hz ainda impressionante. Ou, se as taxas de atualização não importam para você, você poderá comprar um enorme monitor de 34 polegadas na resolução de 4K e uma taxa de atualização padrão de 60Hz.

Como alternativa, você pode comprar um monitor mais barato e colocar o dinheiro que economiza para uma placa de vídeo melhor. Lembre -se de que o monitor de taxa de atualização mais alta do mundo não fará diferença se sua placa de gráfico não conseguir acompanhar. É melhor ter uma placa gráfica de ponta com um monitor de médio alcance do que um monitor de primeira linha e uma placa de vídeo medíocre.

Qual é o fator mais importante ao escolher um monitor?

O que você deve priorizar em um monitor depende do que você planeja usá-lo.

Se você precisar de um novo monitor para fins gerais de computação, na maioria dos casos, você deseja uma resolução mais alta para que a imagem pareça mais nítida. Isso é benéfico quando você está assistindo filmes ou realizando várias tarefas de produtividade. Você também pode comprar um monitor maior para que você possa ver mais de uma só vez, ou até mesmo comprar dois monitores mais baratos para que você possa aproveitar os monitores duplos.

Ao comprar um monitor para jogos graves para PC, uma taxa de atualização mais alta é importante. Se possível, tente comprar monitores pessoalmente, onde você pode ver as diferenças entre as taxas de atualização. Embora você possa encontrar comparações on -line, você não pode realmente apreciar vídeos de jogabilidade de 144 fps em um monitor de 60Hz.

Como vimos, as altas taxas de atualização são realmente importantes para jogadores sérios. Os jogadores casuais podem desfrutar da maioria dos títulos em 60fps, enquanto os usuários gerais de PC não têm muito uso por taxas de quadros mais altas. Em vez disso, eles costumam gastar dinheiro em um monitor maior de resolução mais alta.

Ter um monitor capaz de alta saída de taxa de quadros é ótimo, mas há muitos outros componentes que também entram em uma experiência de jogo de PC suave.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a escolher um monitor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário