Monitor curvo vale a pena? Qual a diferença?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Melhor resposta: um monitor curso é uma boa opção se você é jogador, fotógrafo, designer gráfico ou se você usar seu computador por várias horas por semana. No final, se um monitor curvo é ou não um bom ajuste se resume à opinião pessoal e quanto você está disposto a gastar.

Monitor curvo vale a pena?

As telas nos monitores curvos são, você adivinhou, ligeiramente curvada para que sejam mais visíveis para o seu campo de visão. Isso cria uma experiência de visualização mais realista quando você está trabalhando no seu computador no escritório ou trabalhando em casa.

Leia também

No entanto, para observar os benefícios que esse tipo de monitor traz, você precisará de um que seja de pelo menos 30 polegadas ou mais. Os melhores monitores da categoria são muito amplos e oferecem muito espaço para que várias janelas e aplicativos estejam em exibição de uma só vez.

Tudo dito, algumas pessoas não se importam com a curva e outras acham que o preço extra não vale a pena mudar de uma tela plana. A decisão realmente se resume à preferência pessoal e à quantidade de dinheiro que você deseja gastar na configuração do seu computador.

Monitor curvo para jogos

Monitores curvos podem resultar em uma maior imersão, mas não são para todos. (Imagem: Pinterest)

Vantagens e desvantagens de um monitor curvo

Há muitos benefícios em obter um monitor curvo, mas também existem desvantagens. Antes de cair algumas centenas em um monitor, dê uma olhada nos prós e consultores que compilamos.

Vantagens:

Devido à maneira como eles dobram, os monitores curvos tendem a ter menos brilho e minimizam as reflexões. Agora, ainda é possível colocar seu monitor de tal maneira que você obtenha um brilho ofuscante. Depois de posicionar sua tela no local certo, você não precisa se preocupar com isso o quanto faria com uma tela plana.

As telas curvas parecem mais orgânicas e imitam seu campo de visão, permitindo que seus periféricos vislumbram a tela. Isso faz com que os jogos pareçam mais realistas e, por sua vez, traz mais profundidade ao que estiver na tela. A melhor parte é que essa profundidade vem sem as dores de cabeça 3D podem criar.

Infelizmente, se você deseja reduzir o número de cabos que está usando, já há opções de monitor USB-C ótimas para sua escolha.

Desvantagens:

Para obter os benefícios de um monitor curvo, você precisará de uma tela com pelo menos 30 polegadas. Qualquer coisa menor e a tela não terá o mesmo efeito na sua visão. Dito isto, 30 polegadas são maiores do que a maioria das pessoas e esse monitor de tamanho tende a ser mais caro.

Falando em dinheiro, as telas de ângulo curvo tendem a ser muito mais caras do que as telas planas em geral. Como em todos os monitores, o preço varia de acordo com a resolução, tamanho da tela, recursos e o número e o tipo de portas que ele oferece.

Como você pode imaginar, montar um monitor curvo para uma parede não parecerá tão bom quanto um monitor plano montado, pois a tela não está nivelada com a parede. Além disso, os monitores curvos funcionam melhor quando você se senta diretamente no centro da tela. Sentar-se fora do centro pode fazer as coisas parecerem distorcidas. Você precisará estar bem usando apenas uma tela curva grande ou precisará comprar uma mesa grande para acomodar várias telas curvas.

Quem precisa de um monitor tela curva?

Como os monitores curvos tendem a ser muito mais caros que os monitores planos, você deve considerar se a quantidade de tempo que você usar seu computador justifica o custo. Jogadores sérios e aqueles que passam longas horas em seu computador, como designers gráficos, engenheiros e fotógrafos, se beneficiariam mais com o uso de um.

Como esses displays tendem a ser maiores, eles também são ótimos para quem trabalha em vários programas e janelas ao mesmo tempo. Obviamente, se você realmente deseja um monitor curvo, também pode experimentar um.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário