Vale a pena comprar um notebook para jogos? Opinião!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Jogos de PC estão atingindo novos níveis de desempenho, é concebível que você esteja com problemas para encontrar um bom bom computador para os jogos barato. Muitas pessoas optam por notebooks para economizar dinheiro e para ter uma opção de diversão durante viagens. Mas será que um notebook para jogos é realmente uma opção melhor em relação a um computador de jogos, mesmo se for mais barato? Vamos te ajudar a entender e a escolher.

Notebook gamer: desempenho reduzido

Notebooks para jogos rodam com um desempenho reduzido em relação aos seus homólogos de mesa e também custam quase o dobro. Um computador de mesa que tenha quase a mesma configuração que um notebook vai custar bem menos, com um desempenho geralmente melhor do que um notebook para jogos equivalente.

Leia também

Vantagens de notebooks para jogos

Notebooks para jogos são bem mais caros que as versões de mesa, mas tem suas características desejáveis, principalmente a portabilidade do aparelho. (Foto: Computer Bild)

Problemas com atualização dos notebooks para jogos

Um notebook de jogos não pode ser atualizado, salvo talvez o acréscimo de mais memória RAM ou a troca do HD. Mas essas atualizações não fazem muita diferença no desempenho do computador para jogos.

Muitas pessoas tem a ideia errada de que eles podem simplesmente mudar a placa de vídeo de um notebook portátil e ter um desempenho melhorado. Só que não é assim. O que as pessoas não lembram é que a configuração de um notebook é toda soldada na placa mãe do dispositivo.

Apesar disso, recentemente, foram lançados dispositivos que possibilitam conectar uma placa mãe a um notebook, melhorando o desempenho dos gráficos em jogos. Mesmo assim, você ficará preso a um mesmo processador e uma mesma quantidade de memória, limitando o desempenho do seu dispositivo para jogos, algo que chamamos de afunilamento de desempenho. E como é uma tecnologia nova, essas placas de vídeo que se conectam a notebooks são ainda caras.

Notebook para jogos é realmente portátil?

Quem está procurando um notebook para jogos por causa do quesito portabilidade provavelmente vai se decepcionar.

Além do notebook para jogos ser grande, você ainda provavelmente levará um fone de ouvido para jogos e um mouse para jogos, além de uma bateria extra para mais carga para o notebook quando você estiver longe de uma tomada. Lembrando que a bateria de um computador para jogos dura muito pouco, porque ele consome muita energia. Então, sua portabilidade será só tão boa quanto a sua bateria e as baterias extras que tiver contigo.

Agora, pense no seguinte: quantas vezes, em um carro, trem, avião ou ônibus você realmente pára para jogar um jogo no computador? Quantas vezes você viaja para outros lugares, precisando levar seu computador para jogos com você? Em quantas dessas viagens você tem tempo para jogos? Sem contar que você estará carregando um aparelho consideravelmente caro na mochila, e nosso país não é lá tão seguro assim.

Se é um computador para trabalho, um notebook para jogos, devido ao ótimo desempenho gráfico, pode ser uma excelente opção de portabilidade, para você manter seu trabalho em um dispositivo apenas.

Expectativa de vida útil para um notebook

Ao fabricar um notebook, a empresa tenta fazer um dispositivo bem ventilado, e também tem que ter certeza que ele é compacto. Um notebook para jogos pode ser usado com dificuldade por períodos prolongados devido à quantidade de calor gerado. Após um certo tempo, o notebook começa a piorar no desempenho. Um desktop, no entanto, com os cuidados básicos, não terá problemas com desempenho devido ao superaquecimento.

Além disso, um notebook para jogos precisará ser trocado para que você possa rodas os jogos mais recentes com as melhores configurações. Geralmente, o notebook gamer precisa ser trocado na metade do tempo de vida útil de um desktop gamer. Explicando melhor: se seu notebook gamer dura até 2 anos, um desktop gamer dura por até 4 anos.

Vale a pena comprar um notebook gamer?

Se você não viaja com frequência, será um desperdício de recursos para comprar um notebook de jogos. Em vez disso, vale a pena comprar um laptop com especificações medianas, mantendo suas expectativas controladas e mais dinheiro na sua carteira. Na verdade, se você montar um computador para jogos mediano e comprar um notebook básico, vai gastar o mesmo dinheiro que gastaria comprando apenas um notebook gamer. Isso incluindo a compra de um monitor para jogos.

Agora, se portabilidade é uma questão importante para você, ou você quer um notebook gamer para jogos e trabalho gráfico, vai fundo na compra, mas sabendo que é um alto valor para o dispositivo.

Você já comprou um notebook gamer? O que achou da sua compra? Valeu a pena o investimento?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário