Como escolher um notebook fino e leve?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

Os melhores laptops portátil são aqueles que são leves e fáceis de guardar. Eles tem energia suficiente para fazer as coisas de que você precisa enquanto trabalha, viaja, ou passeia, mas não precisam ter tanta capacidade quanto um computador de mesa. O que você está procurando é um computador que não sobrecarregue você. Em casa,é possível um laptop muito maior e mais robusto do que o necessário para levar conosco.

Como agora existem ótimas opções para laptops, principalmente nos modelos ultrabooks, está se tornando cada vez mais fácil encontrar um modelo que se encaixa nas suas necessidades e no seu bolso. Mas quais são os critérios mais importantes para procurar em um computador fino e leve?

Leia também

Notebook fino, leve e compacto

O tamanho é uma das coisas mais importantes para procurar em um laptop. Você já tem que carregar um monte de coisas em sua bolsa ou mochila, e você certamente não precisa de um laptop pesado e volumoso para carregar por aí. Procure um laptop ultraleve com um tamanho de tela tão pequeno quanto possível. Lembre-se, você provavelmente não estará usando para as mesmas tarefas que em casa, então tudo bem se for pequeno. Agora, se você quer um laptop fino e leve para usar em casa também, talvez seja uma boa ideia pegar um laptop com uma tela um pouco maior.

Notebook fino e leve tem que ter uma boa bateria

Uma das coisas mais importantes para procurar é uma bateria de longa duração. Você precisa ser capaz de usar o computador por longos períodos de tempo sem recarregá-lo. Procure uma bateria com mais de 8 horas de duração para tarefas mais simples, como edição de textos, e pelo menos 6 horas para tarefas como navegação na web.

Notebook leve e fino barato deve considerar o sistema operacional

Embora você queira um laptop otimizado sem muitos recursos extras, ainda é importante prestar atenção no sistema operacional. Especificamente, você precisará decidir entre um Mac e um PC. Fique com o que você está acostumado em casa, para que você não precise aprender muitos recursos novos e toques de tecla. Muitos notebooks leves estão vindo também com o Chrome OS ou Linux, mas vale lembrar que esses sistemas não são bons para todos, e podem não satisfazer suas necessidades, pois o mais barato pode acabar saindo caro.

Escolhendo laptop

Aprenda a escolher um bom laptop fino e leve para não ter problemas com o excesso de peso. (Foto: Trusted Reviews)

Notebook potente e leve

A quantidade de velocidade e potência de processamento que você precisa em um laptop leve é realmente dependente do que você vai fazer com ele. Se é apenas por responder e-mails e postar fotos nas redes sociais, você pode usar um notebook com um processador mais lento, ou até um tablet, o que seria suficiente na maioria dos casos. Se você vai realizar tarefas mais pesadas, como editar vídeos, assistir filmes e jogar jogos, precisará de um processador mais forte.

Potência também significa que o laptop deve ter uma boa quantidade de memória RAM e de armazenamento interno. Uma boa recomendação de memória RAM é ter pelo menos a memória que um jogo de última geração exige nas configurações mínimas. Pesquise “Configurações mínimas para jogo X”, e veja a memória que o jogo exige. Procure pelo menos por essa quantidade de memória ou o dobro dela, se precisa de melhor performance do laptop

Notebook leve e o estilo

Você deve ter notado que há muitos tipos diferentes de laptops agora, e não apenas aqueles que abrem e fecham a tela e funcionam como um laptop típico, mas também aqueles que abrem de um lado para o outro e funcionam como pranchetas, bem como um tablet típico seria. Muitos agora tem telas sensíveis ao toque ou vem com canetas digitalizadores. Você precisará decidir qual estilo você prefere e usará para o seu laptop, lembrando que quanto mais recursos o laptop tiver, mais caro ele vai ser.

Notebook leve e o preço

É claro que o preço sempre desempenha um papel em qualquer decisão. Laptops são um produto que varia muito em preço, em grande parte com base nos recursos que vem embalados com. Para baixar o preço, você precisará se contentar com menos poder, velocidade e capacidade. Isso nem sempre é um grande problema quando se fala de laptops portáteis. É melhor ficar com um modelo básico que tenha potência o suficiente para realizar o trabalho. Se você o perder, ou se ele for danificado em trânsito, você desejará não ter pago o valor alto por ele. Os valores variam muito, mas é sempre bom começar a pesquisar pelos modelos mais caros e ir reduzindo suas exigências para o seu laptop até chegar a um modelo que se encaixa no seu perfil.

Por exemplo, suponha que você começou a pesquisar um laptop com tela sensível ao toque, caneta digitalizadora, som de boa qualidade e tela 4k na faixa dos R$7.000. Porém, isso está bem fora do valor que você está disposto a gastar. Então, você deixa de lado a opção da tela de 4k e do som, passando a procurar um notebook com tela full HD e entrada para fone de ouvido. Os produtos com esses recursos tem um valor médio de R$4.000, por exemplo. Se essa ainda não for sua faixa, é só ir retirando recursos até encontrar o modelo que se encaixa no seu orçamento.

Pesquise e compare preços

Agora que você tem seus critérios limitados, pesquise bem as avaliações dos laptops que você colocou em sua lista, e também pesquise bastante em diferentes lojas virtuais e físicas. Cogite importar um laptop por lojas chinesas ou norte americanas, pois mesmo pagando o imposto de importação pode valer a pena. Pense também se é possível comprar um laptop usado através de classificados online ou redes sociais. Quanto mais você pesquisar, mais opções vai ter.

Esperamos que você tenha encontrado um laptop ou tablet de viagem adequado para você. É importante encontrar o ajuste certo para suas necessidades durante a viagem. Deixe-nos saber qual você escolheu ou se você tem outra recomendação de computador leve e portátil.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário