Notebook não liga ou não inicia? 6 coisas que você pode fazer!
Tecnologia torna a nossa vida mais fácil, mas somente quando ela funciona perfeitamente. O momento em que algo dá errado, a vida se torna complicada. Para a maioria dos usuários, esses problemas parecem insolúveis e exigem uma ligação para um profissional ou alguém que está mais familiarizado com a tecnologia. No entanto, a maioria dos problemas são, na verdade, muito simples e podem ser consertados em poucos minutos. Tudo que você precisa é de paciência e algum tempo.
Para te ajudar na tarefa, listamos 10 problemas muito comuns em laptops que podem fazer com que ele não ligue ou não seja iniciado, bem como a solução para cada um desses problemas. Vamos então?
Leia também
Meu notebook não liga: tela azul
A tela azul é um erro desagradável, porque causa uma reinicialização automática do sistema operacional, com a perda de todos os dados que não são armazenadas no disco rígido. Se você trabalhou em um documento e não salvou antes do aparecimento de uma tela azul, os seus dados serão perdidos. As causas possíveis da tela azul:
- Drivers incompatíveis
- Memória RAM defeituosa
- Problema de hardware na placa mãe
- Problemas com a atualização do Windows
- Conflito entre dispositivos ou componentes de hardware
- Problemas de disco rígido
- Registro danificado
- Cconfigurações da BIOS incorretas
- Problemas na relação entre software e da placa gráfica
- Problemas com a fonte de alimentação
- Malware
- Superaquecimento
Para analisar a causa da tela azul, baixe e instale um programa de análise da tela azul, tal como o BlueScreenView. Esse programa vai analisar as telas azuis que você teve e mostrar no seu computador as causas do problema, exibindo também a data e a hora do problema.
Para as soluções, se for um problema de hardware, pode ser necessária a substituição da parte defeituosa. Se for um problema de driver ou de atualização do Windows, basta atualizar novamente o notebook e baixar os drivers no site da fabricante. Para malware, será necessário instalar um antivirus ou software de remoção de malware. E no caso de superaquecimento, é recomendado fazer uma limpeza da ventoinha ou a compra de uma mesa com ventoinhas, para ajudar no resfriamento do notebook, além de parar de usar o dispositivo em cima de camas, cobertores, edredons, e lençóis.
Vale lembrar: essa estratégia vale para notebooks que você consegue ligar depois de um tempo ou insistência. Se não conseguir, a análise da tela azul deverá ser feita ligando o HD do notebook em outro dispositivo, para verificar o que pode estar acontecendo.
Meu notebook não liga: lentidão do dispositivo
Por mais que você cuide do seu notebook, ele vai se tornar mais lento ao longo do tempo. A principal razão, mas não a única, é o hardware desatualizado. A lentidão pode, em vários casos, ainda resultar no travamento ou não inicialização do dispositivo. Se, no caso, o seu laptop não tem alguns problemas críticos, tais como disco rígido danificado ou falta de memória, é possível resolver o problema da não inicialização.
Novamente: as soluções abaixo são para notebooks que você consegue ligar depois de algumas tentativas, no modo de segurança, ou colocando o HD em outro dispositivo.
Atualize o notebook: instalar a versão mais recente do sistema operacional pode realmente melhorar o desempenho do seu dispositivo. Além disso, seu sistema estará mais seguro contra invasões e vírus.
Instale um programa de otimização, como CCleaner: programas desse tipo vão ajudar na limpeza do lixo que se acumulou no PC ao longo do tempo, além da limpeza do registro para agilizar a inicialização.
Libere a memória em um disco rígido ou faça a desfragmentação: é sábio liberar espaço no disco rígido em que o sistema operacional está instalado. Quando a unidade chegar a 80% da capacidade, é hora de limpar os arquivos antigos. Desinstale programas que você não usa mais, e transfira arquivos para outras formas de armazenamento. Além disso, é importante desfragmentar o disco para evitar a lentidão. Se o notebook não inicia, remova o HD e instale em um outro computador, formatando para reinstalar o Windows.
Livrar-se dos vírus: em alguns casos, um vírus pode até impedir que o computador se inicie. Remova o HD do dispositivo e, em um outro computador, escaneie para vírus e malware. Remova toda contaminação e, se necessário, formate e reinstale o sistema operacional. Lembre-se que você pode usar o modo de segurança na inicialização para poder acessar o sistema operacional e escanear para vírus e malware. Basta apertar F5 ou F8 quando o computador estiver iniciando e optar por “inicializar no modo de segurança”.
Notebook não liga: problema na bateria ou fonte
Geralmente, quando a bateria está com algum problema, o notebook irá mostrar um aviso ao ser ligado, mas não é algo que sempre acontecerá. Nesse caso, é importante fazer um teste com uma outra bateria ou usando a fonte de um notebook semelhante. Se em qualquer uma das duas situações o computador se iniciar, significa que o problema foi na bateria ou na fonte. Troque a bateria ou a fonte do notebook, dependendo do problema, para poder conseguir iniciá-lo normalmente.
Notebook reinicia e não liga aleatoriamente
Muitas vezes acontece que o computador é reiniciado, de repente, sem aviso. Em algumas situações, ele nem liga. Há muitas razões para estas reinicializações espontâneas, mas existem maneiras de descobrir qual é o problema.
Se o reinício acontecer após o carregamento bem sucedido do Windows, pode estar relacionado com a atualização do sistema. Na verdade, quando o Windows instala as atualizações, pode reiniciar o computador várias vezes até que todas as atualizações sejam instaladas. Se a atualização ficar corrompida, poderá ser necessário reparar o sistema operacional usando um disco de instalação do Windows.
Mas se o computador se reiniciar sem quaisquer sinais de atualizações, o problema pode ser um vírus ou adware que infectou seu computador. Instale um bom antivírus e limpar o malware. Se você não consegue ligar o notebook, remova o HD, conecte a um computador, e escaneie nesse computador.
Se o seu notebook produz ruídos estranhos ao se reiniciar, como assobios, pode haver um problema com superaquecimento. Quando foi a última vez que você limpou a ventoinha do seu dispositivo? A poeira que as ventoinhas puxam durante o resfriamento dos componentes, ao longo do tempo, se acumula dentro do seu computador e causa problemas para seu trabalho. Limpe o dispositivo, preferencialmente com um técnico para fazer o trabalho, e veja se o problema acabou.
Notebook trava e não inicia
Por mais que possa parecer bobagem, a maioria dos problemas de computador pode ser resolvido simplesmente desligando o notebook e esperando um pouco para reiniciar. Geralmente, o travamento é causado por superaquecimento ou uso de programas desatualizados ou que exigem muito do notebook. Tente atualizar o programa ou usar uma versão mais leve do software. Além disso, os problemas podem resultar de drivers desatualizados dos componentes individuais de notebooks.
Tente iniciar o dispositivo no modo de segurança ou remova o HD e faça a limpeza e atualização do sistema conectando o HD em outro computador.
https://youtu.be/j9YfPagRgos
Notebook não inicia: HD ou placa mãe com problema
Se nenhuma das soluções acima funcionar, pode ser que seu notebook está com um problema no HD ou na placa mãe. Nesses casos, o problema pode ser difícil de resolver.
Se o computador inicia e mostra uma mensagem de que não há dispositivo de inicialização, remova o HD, instale em outro computador e verifique o dispositivo para erros, os chamados “bad blocks”. Há vários programas que podem fazer isso. Se for detectado um problema de bad block, é um sinal de que o HD está prestes a estragar.
No caso dessa mensagem não aparecer e, mesmo assim, o dispositivo não iniciar, pode ser um problema na placa mãe. Esse diagnóstico, se foram eliminadas as outras possibilidades de defeito, só poderá ser realizado por um técnico qualificado.
Problemas mais comuns de notebooks e suas soluções
Na maioria das vezes, os notebooks não iniciando mais são problemas com a alimentação de energia do dispositivo, superaquecimento, ou um defeito de hardware. Todos esses problemas são solucionáveis, mas exigem que a pessoa dona do notebook tomar certos cuidados para prevenir tais problemas.
Evite usar o notebook sobre edredons, cobertores, lençóis e camas. Isso atrapalha na dissipação de calor e pode estragar seu dispositivo.
Não deixe o notebook cair ou bater em superfícies duras. Isso pode danificar os componentes internos, principalmente quando o notebook está ligado.
Não deixe líquidos ou comidas caírem em cima do seu notebook. Isso significa não comer sobre o notebook, não beber nada perto do notebook, e tomar muito cuidado com chuvas.
Respeite a vida útil da bateria do notebook e tome cuidado com a fonte do dispositivo. A bateria do notebook não dura para sempre, e precisará ser trocada em algum momento. Quando o notebook tem uma bateria durando menos tempo do que o normal, pode ser sinal de vício da bateria. Com a fonte, tome cuidado com os cabos, e não enrole-os de qualquer jeito, evitando que eles quebrem ou se danifiquem.
Limpe seu notebook com uma frequência semestral, pelo menos. Se você não consegue desmontar seu notebook, pelo menos leve a um técnico para fazê-lo, e evite assim, o superaquecimento do notebook.
Você já teve um notebook que não iniciava ou ligava? O que você fez para resolver o problema? Qual a manutenção que você já dá para seu notebook hoje em dia?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como melhorar o desempenho do notebook ou pc?
Como escolher uma marca boa de notebook? Que critérios usar?
Meu PC não liga, o que fazer?
Meu Windows não inicia, o que fazer?