Como escolher um sistema de som de qualidade?
Sistemas de som existem em vários modelos, características, aspectos estéticos, e preços. Todos eles têm três coisas em comum: as caixas de som, um receptor, e uma fonte para as músicas. É possível adquirir cada componente separadamente ou em um sistema que inclui todos esses componentes.
De nada adianta comprar um sistema com tudo incluso, ou as peças separadas, se você sequer sabe o que está comprando ou o que é importante na hora de escolher esse sistema. Pagar mais caro em sistemas de som nem sempre é a melhor opção para ter qualidade.
Os critérios que você precisa adotar para a melhor relação entre custo e benefício para comprar o melhor sistema de som são fáceis de entender e usar na sua compra.
Leia também
Determine as suas necessidades para um sistema de som
Considere quantas vezes você vai usar um sistema som. Se é para música de fundo, para ouvir durante o trabalho, ou descansando em casa, considere um sistema com todas as partes juntas (caixas, receptor, fonte). Se a música é sua paixão, e ouvir música é quase como um ritual sagrado para você, selecione componentes separados. As duas opções oferecem excelente custo/benefício, mas componentes separados oferecem a melhor qualidade de som. Antes de comprar, faça uma lista de suas necessidades e desejos, respondendo às perguntas:
Quantas vezes você vai ouvir seu som?
O sistema é para música de fundo, ou para ouvir criticamente?
Mais alguém em sua família vai usar o sistema de som? Como essa pessoa vai usar o sistema?
O que é mais importante: um sistema de som dentro do seu orçamento ou a melhor qualidade de som?
Como você vai usar o sistema? Música, home theater, filmes, videogames, etc?
Quais formatos de mídia você vai querer tocar no sistema de som? LP, K7, CD, DVD, Blu-Ray, etc?
Estabeleça um orçamento para o sistema de som
Para definir um orçamento, considere o quanto o sistema de som é importante para você e sua família, e então determine uma faixa de orçamento. Se você gosta da experiência completa de assistir filmes, músicas e jogos, considere os componentes de áudio separados. É um bom investimento que vai trazer muitas horas de diversão, e justifica um orçamento maior.
Se é menos importante para você um sistema de som, considere sistemas com preços mais moderados. Sistemas de boa qualidade começam com valores a partir de R$1000, enquanto componentes separados podem custar isso cada um.
Seja qual for sua decisão, você pode estar certo de que há um sistema que irá atender seus desejos, necessidades e seu orçamento.
Escolha onde comprar seu sistema de som
Há muitos lugares para fazer compras, incluindo grandes varejistas, especialistas em áudio, e instaladores personalizados. Compare produtos, serviços e preços entre as três lojas antes de comprar. Se você precisa de um consultor de áudio, considere um especialista ou um instalador personalizado. Geralmente, esses comerciantes vendem as melhores marcas, oferecem as melhores instalações de demonstração, tem o pessoal para instalação, e oferecem mais experiência.
Grandes varejistas oferecem e lojas online oferecem a mais ampla seleção de produtos a preços competitivos, mas você pode ter que procurar um vendedor experiente para te dar uma consultoria. Muitos também oferecem serviços de instalação para o sistema de som. Comprar online também exige alguns cuidados, que devem ser seguidos para evitar problemas.
Compare e selecione componentes antes de comprar
A menos que você esteja comprando um sistema com todas as partes juntas, selecione componentes separados começando sempre pelos alto-falantes. Eles são o fator mais importante para a qualidade de som, e determinam a quantidade de potência que o amplificador que você vai comprar precisa. Compare e escolha alto-falantes com base em suas preferências pessoais de audição, levando alguns discos de música com você. Ouça e compare as qualidades de som de cada alto-falante.
Você não tem que saber muito sobre caixas de som para saber o que você gosta. A maioria das especificações impressas significam pouco quando se comparam alto-falantes, e o ouvido do consumidor é o melhor juiz.
Prepare as perguntas mais importantes sobre o sistema de som
Prepare uma lista sobre as suas necessidades e desejos.
Que tipos de música você gosta?
Quão grande é a sala onde o som ficará e onde você vai colocar as caixas acústicas do sistema?
Você vai ouvir em níveis baixos a moderados ou você gosta de som bem alto?
Será que os alto-falantes precisam corresponder à decoração do quarto?
Que membros da família irão utilizar o sistema com mais frequência?
É este o seu primeiro sistema ou você está atualizando um sistema?
Você tem uma preferência de marca?
Preciso de caixas sem fio ou com fio? Observação importante: caixas sem fio tem perda de qualidade no som, além de um pequeno atraso no som em relação às caixas com fio. Quando buscar qualidade, caixas com fio são sempre melhores.
Um vendedor experiente deve perguntar estas e outras questões, dando recomendações e soluções baseadas em suas respostas. Se você não receber esse suporte, simplesmente compre em outro lugar.
O vídeo abaixo fala um pouco sobre como escolher uma caixa de som de boa qualidade. apesar de falar especificamente de caixas de som para estúdios de gravação.
https://youtu.be/D2ed_A7lsbE
Como escolher um sistema de som usando a internet?
A Internet é um bom lugar para começar a pesquisar produtos e recursos de um sistema de som, bem como um bom lugar para fazer a compra do sistema com descontos. Alguns sites oferecem os preços mais baixos devido a custos gerais mais baixos.
No entanto, com a compra de um sistema mais caro, você pode preferir ver, tocar e ouvir o produto antes de comprar. Trocas ou melhorias no produto pode ser mais difícil se você comprar online. Compra online deve ser considerada apenas se você tiver certeza do que quer e precisa.
Seja cauteloso sobre a compra online, veja a reputação da loja e do vendedor, e tome cuidado ao colocar seus dados pessoais em uma compra pela internet.
Compre seu sistema de som e seja feliz!
Agora que você sabe o que você quer e precisa, você já fez alguma pesquisa e foi fazer comparações em lojas, então o que resta? Fazer a compra. Mesmo assim, ainda me pergunto: eu gosto do produto suficiente para justificar o preço de compra? Será que eu receberei/recebi um bom serviço do comerciante e dos vendedores? Quão fácil (ou difícil) será para devolvê-lo ou trocá-lo se eu não gostar dele?
Se ainda ficou alguma dúvida, antes de comprar seu sistema de som, os comentários abaixo estão abertos para suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
10 dicas para comparar preços online!
Por que fugir das TVs e Home Theaters mais baratos?
Entrada line-in, como funciona?
Como fazer o som da TV sair no Home Theater?