O que é soundbar? Como escolher?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Então você comprou uma nova TV por sua qualidade de imagem sensacional, mas você está feliz com a qualidade do som? Se você acha que é um pouco baixo, e poderia se beneficiar de ser parceiro de uma soundbar, então você veio para o lugar certo.

As leis da física dificultam o som substancial de uma TV de tela plana. Os fabricantes tentaram, com vários graus de sucesso, para melhorar o áudio que sai de seus televisores, mas se você quiser melhorar verdadeiramente o áudio da TV, você precisa de uma caixa separada projetada para esse fim.

Você poderia descer a rota de criar seu próprio sistema de som surround dedicado, mas isso não é prático ou desejável para muitas famílias, e é por isso que as soundbars existem. O mercado cresceu nos últimos anos e possuindo menos caixas, mas ainda recebendo um salto no desempenho de áudio é uma proposta tentadora.

Leia também

É por isso que criamos este guia útil para não apenas escolher a melhor soundbar para suas necessidades, mas também para configurá-la corretamente. Siga nossos passos simples, e você deve ser capaz de colher todos os benefícios desse novo bar e desfrutar de melhor som com sua TV.

Qual a melhor soundbar?

Se você já comprou sua nova soundbar e só deseja alguma orientação e algumas dicas e truques com relação a configuração, você pode pular diretamente para essa parte abaixo. Mas se você ainda está no processo de decidir qual soundbar merece seu dinheiro, permita-nos oferecer algumas dicas.

Tal como acontece com qualquer nova compra, vale a pena fazer sua pesquisa. Primeiro, resolva um orçamento. Então, obviamente, sua próxima porta de chamada deve ser o nosso guia para as melhores soundbars, ou melhor soo Dolby Atmos, se o suporte para este formato de áudio estiver no topo da sua lista.

Visite vários sites do fabricante para se sentir para os produtos que você está interessado e pesquise um varejista local se for possível ver e ouvir a barra sonora antes de comprar.

Escolher soundbar

Escolha uma soundbar com qualidade e tecnologias avançadas. (Imagem: Pocket lint)

Como instalar soundbar no lugar certo?

Uma parte grande, se não a maior parte da sua decisão de compra será ditada por onde você quer colocar a barra de som. Se você está olhando para colocá-lo em um suporte de TV ou rack, vai caber? Idealmente, você não quer a barra sonora pendurada sobre a borda porque seus pés podem não fazer contato com a superfície. Isso significa que a barra não será apoiada corretamente e o som pode sofrer.

Se você quiser montar a parede, verifique a barra sonora vem com um kit de montagem de parede ou verifique se há um opcional disponível.

Não esqueça que a barra sonora pode vir com seu próprio subwoofer. Um sub pode fazer ou quebrar um sistema e, em nossa experiência, eles soam melhor se você posicionar o sub tão próximo quanto possível para a barra sonora real. Muito longe e a integração sofrerá e pode soar como se as freqüências baixas estejam provenientes de um código postal diferente.

Uma maneira de perto disso é optar por uma soundbar com grandes condutores suficientes, que realmente não exigem um subwoofer separado. Elas não são baratas, no entanto.

Entenda como conectar a soundbar na sua TV

Outra coisa a tomar nota é a largura da sua TV. Se a barra sonora é muito estreita, sua TV irá anular, mas se você estiver usando uma TV 49 polegadas com uma barra sonora mais adequada para uma TV de 65 polegafas 4K, você terá o problema oposto. Obviamente, há algum espaço para manobra, no entanto. O Beam Sonos é uma das nossas principais escolhas, e a 65cm de largura deve ser uma boa adequação para qualquer TV entre 49 e 55 polegadas.

Não é apenas a largura da sua TV que você vai querer anotar, mas também é a altura. Há uma chance de uma barra sonora colocada na frente vai bloquear parte da foto da sua TV? Há um grande espaço suficiente entre a tela e o topo do seu suporte de TV ou kit de rack para acomodá-lo? Caso contrário, a barra sonora tem um repetidor de IR que permitirá que os sinais signifiquem para que sua TV passe por isso sem impedimentos.

Às vezes, um fabricante de TV projetará sua própria linha de som para elogiar o projeto de suas TVs, garantindo que eles se sintam logo abaixo dos painéis e não obstruam a imagem. Esta pode ser uma opção se você está lutando pelo espaço, mas pode não ser a melhor opção sonora.

Algumas soundbars estão mudando de forma e incluem alto-falantes destacáveis que funcionam como canais surround.

Se a sua TV fica baixa, deixando pouco espaço entre ele e seu stand, sua soundbar pode se encaixar na prateleira abaixo? Isso traz seu próprio conjunto de desafios, pois você não vai querer restringir o som, especialmente de quaisquer alto-falantes de upfiring que possam ser necessários para Dolby Atmos. Se você puder obter a borda frontal da barra sonora tão próxima da borda de ataque do seu suporte, isso será suficiente para a maioria das soundbars de primeira linha.

Idealmente, porém, você quer ter tanto espaço livre ao redor da barra quanto possível, especialmente algo como modelos mais caros. Você pode não ser capaz de recriar o áudio imersivo de um sistema dedicado da Dolby Atmos Surround, com canais de altura disparando sobre você de cima, mas você precisa, pelo menos, dar a hora do som a chance de se apresentar no seu melhor.

Quais fontes você deseja conectar?

Para ajudar com sua decisão, pense no que você vai conectar e quais conexões você precisará. Com toda a probabilidade, serão insumos HDMI que você mais se interessa. Você precisará disso para qualquer player Blu-ray 4K, console de jogos 4K ou algum tocador de mídias 4K.

Como alternativa, você pode querer conectar tudo em sua TV 4K e alimentar o som para o seu SoundBar via ARC HDMI ou EarC, ou uma conexão digital óptica. Você só precisa estar ciente dos prós e contras.

Sua conexão digital óptica é restrita na largura de banda, então você pode não estar aproveitando a maior parte da decodificação de áudio embutida em sua soundbar . Quando se trata de arco, você precisa ter certeza de que sua TV tem um soquete ARC HDMI compatível e certifique-se de que ele suporta todos os formatos de áudio que estão sendo enviados para sua TV.

Ativando o controle HDMI significa que sua barra sonora será ativada e desligada pela sua TV também.

Atualize sua soundbar

Então, você finalmente tomou a entrega da sua nova soundbar , mas o que vem depois? Depois de não cair e funcionou onde você deseja colocá-lo, sua primeira tarefa deve ser realizar uma atualização de software. Quando a barra sonora estiver na sua rede WiFi, há uma chance de você ser solicitada a fazer exatamente isso. Caso contrário, vá para os menus.

Obtendo a barra sonora atualizada do OFF vai garantir que todos os recursos que supostamente tenham sido a bordo. Também deve ir para fora quaisquer problemas que possam ter surgido desde que a barra sonora originalmente lançada.

Use cabos com sua soundbar

Seu próximo trabalho é obter todas as suas fontes conectadas às entradas e saídas relevantes. Não esqueça suas fontes sem fio também.

A maioria dos soundbars possui streaming de áudio Bluetooth e em muitos casos de áudio multi-sala, então você precisará entrar nas configurações e ligar o Bluetooth, quando relevante ou obter a barra sonora conectada até o restante dos alto-falantes na sua rede doméstica. Isso também significa que você poderá usar quaisquer assistentes de voz virtual, como o Google Assistentt ou Amazon Alexa, que pode ser construído na barra.

Classifique suas configurações de som

Também faz sentido pular para as configurações de áudio e obter a barra sonora pronta para o primeiro passeio. Dependendo do modelo da barra sonora, você pode ter acesso a uma exibição na tela, o que deve facilitar a obtenção de todas as configurações diferentes à sua disposição.

Se vier com seu próprio software automático de calibração, certifique-se de executá-lo para que a saída de áudio da barra do Soundbar seja correspondida ao layout e características do seu quarto. Há barras que podem atuar em conjunto com o microfone do seu smartphone para adaptar seu som.

Uma vez concluída, você sempre pode alcançar um medidor de nível de pressão sonora (há um número de aplicativos de smartphone que podem fazer isso) para garantir que os níveis sejam balanceados.

Ou você poderia fazer isso pelo ouvido. Tome um filme que você conhece bem ou uma cena de uma série de TV transmitida e jogue através de sua soundbar. Soa equilibrado? O diálogo é fácil de ouvir? O subwoofer precisa recusar um entalhe? É coeso e consistente? Nesta fase, você pode querer entrar nessas configurações de som e ajustar os níveis de áudio ou modos de processamento.

Também vale a pena tocar música através da barra sonora. Muitos modelos fornecem a opção de alternar entre um modo de filme e música. Com o modo de música, as barras de som tendem a priorizar uma apresentação estéreo mais coesiva (talvez não usando todas as suas unidades de acionamento) em vez de criar um campo de som mais amplo e mais baseado em efeitos.

Se você ainda está com a gente, parabéns, então! Você está no bom caminho para obter uma experiência de áudio melhorada. Para obter qualquer configuração de soundbar corretamente, você precisa seguir alguns passos extras, mas os resultados finais vai fazer valer a pena o esforço.

Não é tanto para navegar aqui como há com um sistema de som surround completo, mas isso não significa que você deve pegar atalhos. Caso contrário, você não estará fazendo a sua justiça para a soundbar.

Se ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário