Smart TV com tela verde: o que fazer?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Quando você está assistindo um filme com efeitos especiais, muitas das cenas são produzidas usando um fundo verde. Mas se você está vendo o fundo verde no YouTube da sua televisão, pode não ser um efeito especial.

Vários problemas podem fazer com que a imagem fique com um tom esverdeado ou até mesmo com um verde puro.

O diagnóstico da tela verde na TV precisa isolar a televisão

Ter uma imagem verde pode ser tão frustrante ou desconcertante que você pode se esquecer de fazer uma verificação de diagnóstico simples. Antes de perder tempo explorando possíveis problemas com seu aparelho, confirme se não é a fonte de entrada que está causando o problema. Por exemplo, se você normalmente assiste a saída de seu receptor de TV a cabo ou satélite, tente alternar para sua antena sem fio. Como alternativa, tente reproduzir um DVD ou Blu-ray para verificar se o verde está realmente sendo criado pelo seu aparelho de televisão.

Leia também

Tela verde no YouTube

Se o seu YouTube aparece com tela verde na televisão, alguns passos podem consertar o problema. (Foto: YouTube)

Verifique suas conexões da Smart TV

Diferentes tipos de conexão de vídeo dividem, transportam e reconstituem as informações de vídeo de maneiras diferentes. Conexões soltas ou conectores e soquetes defeituosos podem significar que algumas informações de cores não estão sendo transmitidas. Em alguns casos, isso pode significar literalmente que a única informação de cor que chega à tela está relacionada à parte verde da imagem. Em outros casos, falhas de conexão podem significar que a imagem adquire uma tonalidade que, embora tenha várias cores, é mais verde do que deveria. De qualquer forma, verifique se os cabos estão conectados corretamente e, se os tiver disponíveis, tente usar outros.

Vale lembrar que você deve verificar a conexão WiFi ou Bluetooth da sua smart TV, Assim, você garante que não é um problema da conexão prejudicando sua imagem.

Configurações de cor da Smart TV

As televisões dividem as informações de cores em componentes vermelhos, verdes e azuis, cuja intensidade pode ser ajustada individualmente. Se o verde for muito alto, ou o vermelho e o azul forem muito baixos, isso pode resultar em uma imagem excessivamente verde. Alguns aparelhos de televisão têm uma opção no menu Configurações para ajustar os níveis de vermelho, verde e azul individualmente.

Verifique seu manual para ver se este é o caso. Com outros conjuntos, você pode precisar acessar um menu de serviço oculto projetado para engenheiros. Pesquise online para obter detalhes sobre a marca e o modelo do seu aparelho de televisão, mas verifique cuidadosamente se o site que fornece os detalhes parece legítimo e confiável. Nunca altere as configurações do menu de serviço que você não entende.

Falha de televisão ou atualização da Smart TV

Se o problema for definitivamente com a TV – as conexões estão boas e as configurações de cor estão como deveriam estar – seu aparelho pode ter um defeito sério; particularmente se a imagem for totalmente verde – o que significa que a única variação na imagem é a sombra, em vez da cor. Isso pode ser a falha de um ou mais “canhões” que lançam elétrons na tela colorida. Essas armas lidam com vermelho, azul e verde, portanto, se as armas vermelha e azul estiverem danificadas, a tela pode ficar verde.

Esses danos podem ser causados por ímãs próximos à tela, por exemplo, de um alto-falante sem blindagem – e podem ser permanentes ou reversíveis. De qualquer forma, você precisará usar um serviço de reparo profissional para que o aparelho seja examinado. Peça um orçamento para qualquer trabalho em perspectiva, pois os custos podem significar que é mais econômico apenas comprar um novo conjunto.

Você pode ter que atualizar a Smart TV pelas configurações, antes de desistir de consertar o problema. Assim, muitas vezes, seu problema pode ser resolvido.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário