O que é FULL HD?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Full HDTV, também conhecido como Ultra-HD, a HDTV verdadeira, e 1080p, é uma tecnologia de exibição de televisão (TV) que supera a qualidade do vídeo e nitidez da tecnologia de alta definição de televisão original, proporcionando uma resolução de imagem com 1920 por 1080 pixels. Isto significa que para formar a imagem na tela de sua televisão, 1920 linhas horizontais se cruzam com 1080 linhas verticais em pequenos pontos coloridos que, quando iluminados, produzem a imagem que é reproduzida por sua televisão.

A tecnologia HDTV original oferecia uma resolução vertical que varia de 720 linhas com varredura progressiva (720p) a 1080 linhas com varredura entrelaçada (1080i). A varredura entrelaçada é uma tecnologia que faz com que uma imagem que forma um vídeo seja dividida em duas metades, com linhas alternadas. Isto basicamente faz com que a imagem fique mais confortável de ser assistida, com menos frames aparentes e o movimento mais fluido. Já a varredura progressiva é uma forma de mostrar, arquivar, enviar ou transmitir imagens em movimento com frames sequenciais, sem a perda de frames no percurso. Na tecnologia de entrelaçamento, a imagem é colocada toda na tela, enquanto na tecnologia progressiva ela se forma gradualmente.

Leia também

A tecnologia Full HDTV oferece 1080 linhas com varredura progressiva (por vezes referida como 1080p). Nessas especificações, o número indica as linhas verticais completas, o p significa varredura progressiva. A melhor qualidade de imagem proporcionada pela Full HDTV é bem adequada para as telas extra-grandes usadas em sistemas de home theater.

Garantia de qualidade

Quando uma TV é capaz de reproduzir imagens em Full HD, este é o logo que estará em sua moldura, caixa ou tela, normalmente seguido de um p para polarized e i para interlaced, sendo a primeira uma melhor tecnologia que a segunda opção. (Foto: easitech.co)

A maior parte do material Full HD disponível para utilização do consumidor está no formato de filmes Blu-Ray, vídeos do Youtube e algumas locadores de vídeo online, com os quais o indivíduo poderá perceber na alta qualidade de imagem, detalhes que não seriam perceptíveis em uma TV normal. Existe também uma característica que é deixada muitas vezes de lado pelo usuário que busca a qualidade de imagem, que é a densidade dos pixels na tela. Quanto mais denso, ou seja, quanto mais pixels por polegada, mais detalhada será a imagem.

Por fim, muitos ditam apenas o Full HD como a principal medição de qualidade de imagem. Isso não pode ser o único fator a ser levado em conta, vez que a taxa de atualização de uma tela e a quantidade de frames com os quais um dado filme, seriado ou cena foi gravado influencia bastante na imagem. Saber que uma televisão é Full HD significa saber que ela pode reproduzir o conteúdo com o formato padrão atual de mais alta qualidade no mercado. Já existem monitores com resoluções maiores e telas que estão testando a resolução 4k, o que significa aproximadamente 4000 pixels para formar as linhas horizontais., o que é mais do que o dobro das Full HD convencionais. Portanto, fique de olho nas novas tecnologias: elas ainda irão te surpreender.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário