O que é um media center? Software e hardware!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Com tantas opções de tecnologia para seu lar, fica difícil se manter atualizado com todas elas. Algumas coisas são bem práticas e inovadoras e outras só querem dar um jeito de tirar o dinheiro de seu bolso. Uma das mais recentes novidades para sua casa é o lançamento e a popularização dos Media Centers. Você tem uma idéia do que seja isso?

O Media Center (Centro de Mídias) é basicamente um PC configurado para ser uma central de entretenimento. Isto é, o usuário poderá desfrutar de entretenimento digital, como DVDs, Blu-Rays, vídeos no youtube e até jogos, tanto em um monitor de computador quanto em uma televisão. Alguns modelos de Media Center inclusive conseguem atuar como receptores de canais a cabo ou abertos, aumentando as possibilidade de entretenimento para quem adquire um desses produtos.

Leia também

Um media center pode substituir muitos eletrônicos em sua casa. Ele pode substituir seu sistema de som, podendo também se tornar um local onde você armazena sua biblioteca de músicas em MP3 ao invés de vários CDs em sua casa, poupando espaço e tornando mais prático o ato de ouvir música em casa.

Você pode banir a televisão de sua casa, passando a assistir TV ou a programação dela diretamente de um monitor de computador ou por uma TV normal ligada ao Media Center. Isso pode significar uma significativa economia, já que tornará desnecessária a assinatura da programação via cabo ou satélite. Porém, para ter legalmente os programas em sua casa, é necessário buscar os serviços online que forneçam a programação da televisão e ver se existem aplicativos compatíveis com seu Hardware.

Centro de entretenimento

O centro de entretenimento é um excelente substituto para boa parte dos aparelho que você tem em sua casa voltados para a diversão, poupando espaço e sendo muito mais prático ao concentrar toda a administração de conteúdo em um lugar só. (Foto: blogs.windows.com)

Para aqueles que não querem abolir a programação normal dos canais de televisão de sua vida e querer continuar assinando seus canais de televisão favoritos, o disco rígido de seu Media Center pode funcionar como um gravador de vídeo digital, tornando fácil e rápido o processo de armazenar seus programas favoritos para que você possa assistir mais tarde.

Além dessas qualidades você também pode editar fotografias e vídeos digitais que tenha gravado para mostrar para amigos e família em apresentações de fácil visualização. Também, o acesso normal à internet e a milhares de emissoras de rádio online expandem o uso de seu aparelho para muito além do que o entretenimento.

Finalmente, se você não deseja concentrar todo seu entretenimento em um só aparelho, você ainda pode usar um Media Center para gravar CDs e DVDs e depois reproduzi-los em outros aparelhos.

Muitos fabricantes de computadores oferecem PCs Media Center, incluindo, Dell, Gateway, HP e Alienware, entre outros. O diferencial destes computadores é que sua configuração é otimizada para o entretenimento, sendo talvez não apropriado para usos mais intensos, como jogos de última geração, programação, edição pesada de vídeos e fotos ou renderização 3D.

No mercado dos eletrodomésticos, temos o Google TV, a Apple TV e o TiVO como maiores exemplos de Media Centers que não são computadores. Seus preços são bem competitivos e tanto Apple quanto Google estão chegando pesado no mercado brasileiro, uma competição que resultará em preços muito bons para o consumidor em muito pouco tempo. Tem também o Boxee, que não é tão famoso quanto seus concorrentes, mas é muito bom e de uso bem prático.

Você pode também montar seu próprio Media Center ou transformar seu computador ou laptop em um. É muito simples: basta instalar o sistema operacional Linux ou Windows e baixar o programa XBMC. É necessário saber um pouquinho de inglês e ter um pouquinho de paciência para configurar o programa. Você pode comprar até um controle remoto, facilitando o uso de seu Media Center. As opções são tantas e só basta você se dedicar um pouquinho para ter o centro de entretenimento de seus sonhos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário