Como conseguir internet residencial barata?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Quando foi a última vez que você verificou suas opções para o serviço de Internet?

O mercado de Internet de alta velocidade é cada vez mais competitivo e você pode ter mais opções do que imagina para uma conexão em casa mais barata.

Mas com as opções vêm decisões. E com mais dispositivos e serviços em casa que exigem acesso à Internet, como você equilibra um bom preço com desempenho adequado na Internet?

Etapa 1: você está feliz com seu plano de internet atual?

Antes de começar a caçar barganha para um novo serviço de Internet, é importante entender o que você está pagando agora.

Leia também

Encontre uma conta recente do seu provedor de Internet atual e anote o seguinte:

Preço mensal: é uma taxa promocional ou o preço normal? Existem taxas anexadas à conta que custam mais do que a taxa anunciada?

Velocidade da Internet: por quanta velocidade da Internet você está pagando? Isso geralmente é medido em megabits por segundo (Mbps). Quanto mais rápida a velocidade, mais rapidamente as coisas serão carregadas e, mais suavemente as coisas serão executadas, como download de arquivos e streaming de TV. Se você é um consumidor de TV de streaming, precisará de pelo menos 10 Mbps para visualizar o conteúdo.

Você pode testar a velocidade do seu serviço atual de Internet acessando testadores de velocidade gratuitos, como speedtest.net ou fast.com. Isso ajudará você a ver se você está realmente recebendo o que está pagando.

O desempenho da sua Internet existente não será necessariamente o mesmo que as velocidades anunciadas. Seus resultados podem ser afetados pelo tráfego de rede, pela idade do seu equipamento ou até a distância do seu roteador aos dispositivos Wi-Fi. Para mais ajuda com isso, o Team Clark tem algumas dicas que você pode seguir.

Agora que você tem informações claras à sua frente em seus preços, velocidades anunciadas e desempenho real de velocidade, está pronto para ir às compras.

Se você está satisfeito com o serviço que está recebendo, tudo o que você pode fazer é negociar com seu provedor existente para fornecer o melhor preço possível.

Se você estiver descontente com os resultados, talvez seja necessário fazer compras com uma troca de provedor como possível resultado.

Negociar internet mais barata

Consiga uma internet mais barata negociando com seus provedores para obter o melhor resultado. (Imagem: Pinterest)

Etapa 2: veja a provedora de internet que está disponível em sua área

Quando é a última vez que você pesquisou os provedores de serviços de Internet disponíveis em sua área?

Você pode se surpreender ao saber que as empresas tradicionalmente conhecidas pelo serviço telefônico sem fio estão agora oferecendo acesso à Internet de alta velocidade onde você mora.

Isso pode estar criando uma nova competição para as empresas de cabo ou telefônicas que tiveram uma grande vantagem neste espaço durante muitas das últimas duas décadas.

Para uma pessoa urbana ou suburbana em busca de internet, historicamente, você tem o cabo, telefone, ou mesmo fibra ótica. Você pode ser elegível para obter um plano combo com seu celular, TV, e sua internet mais baratos.

Se você mora em um ambiente mais rural, também pode achar que existem novas opções para a Internet rápida que podem parecer apenas um sonho há alguns anos, incluindo a Starlink ou mesmo um plano de fibra ótica de qualidade.

Etapa 3: comece a comparar provedoras de internet

Após as duas primeiras etapas, você deve saber o que está pagando pela sua Internet, tenha uma boa idéia do tipo de velocidade da Internet necessária para sua casa e compreenda melhor as opções disponíveis em seu mercado.

Agora é hora de iniciar as comparações de preços.

Mas, como avisei anteriormente, “Internet mais barata” não é necessariamente “Internet melhor” se você estiver sacrificando a velocidade de que precisa usar todas as coisas movidas à Internet em sua casa.

Você deseja avaliar as opções disponíveis para algumas das seguintes considerações:

Custo mensal

Velocidade de Internet prometida/entregue

Limite de dados

Quaisquer obrigações contratuais

Descontos para combos ou para ser um novo cliente

Observe que muitos dos preços mais em conta podem envolver se comprometer a usar o débito automático ou PIX, o que é bom, desde que você tome as precauções adequadas. As taxas de equipamento também podem ser necessárias para alguns prestadores de serviços, enquanto outros podem permitir que você use seu próprio roteador.

Etapa 4: entre em contato com seu provedor atual para negociar uma internet mais barata

Agora que você está equipado com o conhecimento do seu serviço, examinou todas as opções disponíveis e tem uma comparação lado a lado do que está pensando em comprar, está pronto para fazer uma mudança para obter a Internet mais barata possível.

Portanto, mesmo se você estiver satisfeito com seu provedor de Internet atual, entre em contato com a empresa com o novo conhecimento adquirido e diga que está considerando uma mudança.

Se você não tem certeza do que dizer, pode usar um script semelhante a isso:

“Oi, estou pensando em cancelar meu serviço. Recebi uma oferta do (nome do concorrente aqui) e parece ser muito mais barato do que o que estou pagando agora. Gosto do meu serviço aqui, mas também estou consciente do orçamento. Existe alguma maneira de trabalhar comigo no preço do meu plano para que eu não precise mudar?”

Se isso não chamar a atenção do seu provedor para oferecer uma taxa melhor, você provavelmente precisará passar pelo processo de agendar o cancelamento do seu serviço antes de chegar ao departamento de retenção da empresa. O objetivo para as pessoas que trabalham neste departamento é encontrar uma maneira de fazer você ficar.

Antes de falar com eles, você deve saber qual é o seu preço final para decidir ficar ou ir. Se o seu provedor atual não puder atender a esse número, esteja preparado para ir embora.

É melhor explorar uma alternativa mais barata que encontrou em sua pesquisa e, em seguida, considerando um retorno ao seu provedor existente em algum momento no futuro, quando considerar um “novo cliente” novamente e, portanto, elegível para um novo acordo.

Pensamentos finais

Encontrar o melhor serviço de Internet mais barato para sua família às vezes pode ser um processo complicado que envolve a avaliação de vários fatores específicos para sua casa. E para piorar a situação, as opções e os preços da Internet variam de acordo com o CEP em todo o país.

Isso torna realmente difícil dar um conselho de “tamanho único” sobre esse assunto.

O que podemos dizer é o seguinte: existem novas opções por aí e vale a pena conferir. A concorrência está impulsionando os fornecedores mais tradicionais a considerar a redução dos preços, o que o coloca em um bom local para negociar.

Você tem um método para obter consistentemente a Internet de qualidade a um preço baixo? Gostaríamos muito de ouvir suas estratégias baratas nos comentáriso abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário