Como escolher a versão do Windows que você precisa?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Você está interessado em fazer upgrade ou mudar para o Windows mais recente, mas não sabe qual edição é a certa para você. Como nas versões anteriores do Windows, há várias opções para escolher. A maioria tem os mesmos recursos principais, além de alguns extras para tipos específicos de usuários. Aqui está um detalhamento de cada edição e o que ela tem a oferecer para ajudá-lo a decidir qual edição de PC do Windows é melhor para você.

Windows de 32 bits ou 64 bits?

Antes de escolher uma edição do Windows que atenda às suas necessidades, você deve determinar qual versão de bit é adequada para o hardware do seu PC. O determinante primário é o processador. A Microsoft oferece a opção de versões de 32 bits e 64 bits do Windows, sendo a versão de 32 bits para processadores mais antigos, enquanto o de 64 bits é para os mais novos.

Leia também

Essencialmente, se o seu computador foi feito depois de 2007, é mais do que provável que ele tenha um processador de 64 bits. A arquitetura de 64 bits permite que o processador funcione com mais rapidez e eficiência, além de poder lidar com mais RAM e, assim, fazer mais coisas ao mesmo tempo.

Embora um processador de 64 bits possa executar facilmente softwares de 32 bits, incluindo o sistema operacional Windows, é melhor você obter uma versão do Windows que corresponda ao seu hardware. Para verificar se o seu PC pode executar uma versão de 64 bits do Windows é simples.

Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar.

Clique em sistema.

Verifique a linha do tipo de sistema. Ele informará qual sistema operacional você está usando atualmente e que tipo de processador (64 bits ou 32 bits) você está usando.

Se ele diz que você tem um processador baseado em x86, seu computador possui um processador de 32 bits.

Se ele diz que você tem um processador baseado em x64, seu computador tem um processador de 64 bits.

Recursos principais do Windows

Esses recursos principais realmente tornam o Windows o que ele é e geralmente podem ser encontrados na maioria das versões do Windows (embora algumas regiões proíbam certos recursos).

A Cortana é a versão da Microsoft de um assistente digital. Ele irá definir lembretes, dar informações e ajudá-lo a escrever mensagens de texto e e-mails e também sabe uma piada ou duas.

O Windows Hello é um sistema de segurança biométrica que utiliza reconhecimento facial ou uma digitalização de impressões digitais para efetuar login no Windows e autenticar as compras na Loja. Alguns aplicativos também começaram incluindo a integração do Windows Hello, uma etapa na direção segura.

A área de trabalho virtual (virtual desktop) permite que você crie vários desktops que podem ser alternados com o clique de um botão. Você pode mover as janelas entre os desktops e acompanhar facilmente vários projetos em andamento.

O Windows Ink tem um número crescente de aplicativos compatíveis que permitem editar, anotar e rabiscar com uma caneta digital. É incrivelmente fácil fazer anotações e você pode até criar obras de arte.

O Edge é o navegador da Web da Microsoft e seu substituto do Internet Explorer. Ele é projetado para o usuário moderno da Internet. Com uma função de e-reader, novas extensões e atualizações constantes chegando o tempo todo, não há como saber até onde o Edge pode ir.

O Windows Defender é um software que protege seu computador contra vírus e malware. Ele é executado em tempo integral e permite que você saiba se algo suspeito está acontecendo ou se acha que você está prestes a fazer algo inseguro. Ele também recebe atualizações constantes para garantir que ele seja protegido da melhor forma possível.

O Windows Mixed Reality (WMR) é o passo da Microsoft no VR. O Windows inclui o software necessário para começar, embora o hardware de vários fabricantes de terceiros seja vendido separadamente.

Abaixo, mostramos o que esperar de cada versão específica do Windows.

Escolhendo versão do Windows

Escolha uma versão do Windows compatível com suas necessidades para não ter problemas depois. (Foto: T3.com)

Versão Windows Home

O Windows Home Edition é perfeito para qualquer pessoa que queira essa experiência familiar e simplificada do Windows que todos adoram. Os usuários que não estão muito preocupados com a segurança dos dados corporativos e que não tem muitos dispositivos para gerenciar não sentirão que algo está faltando no Windows Home.

Para os jogadores que estão por aí, o Windows Home permite que você sincronize contas do Xbox Live, oferecendo acesso total a partir do seu PC. Se você possui um Xbox One, você poderá transmitir e jogar jogos em qualquer PC da sua rede local. Há também um modo de jogo que aumenta o desempenho enquanto joga e um recurso de transmissão que permite transmitir diretamente do seu PC para o Mixer sem qualquer software de terceiros.

Incluídos na edição Home estão os aplicativos de produtividade conhecidos, como Calendário, Correio, Mapas, Filmes e TV e Fotos.

O Windows 10 Home Edition tem tudo o que um usuário de PC padrão deseja e fornecerá uma experiência familiar com o Windows.

Versão Windows Pro

No Windows Pro, você está obtendo os mesmos recursos principais, os mesmos benefícios de jogos e os mesmos aplicativos de produtividade do Windows Home, além de vários extras que os profissionais adoram, incluindo o Microsoft Hyper-V.

Talvez o mais notável seja o Windows Update for Business, o serviço gratuito da Microsoft disponível também para usuários do Windows Enterprise. Dentro há um monte de ferramentas de segurança adicionais perfeitas para profissionais, incluindo proteção multicamada de dispositivo, identidade, aplicativo e informações, e um rigoroso programa de atualização que impede que dispositivos fiquem para trás com segurança adequada.

Aplicativos como o Device Guard e o Secure Boot, ambos exclusivos do Windows Pro, garantem que seus dispositivos não sejam invadidos por malware e outros softwares mal-intencionados, independentemente do usuário, e fornecem alguma segurança adicional valiosa para usuários solitários. Há também a adição do BitLocker, uma ferramenta de criptografia útil que permite colocar um bloqueio em todas as suas unidades.

Falando em dispositivos, o Windows Pro é ideal para empresas que usam o Choose Your Own Device (CYOD – Escolha seu próprio dispositivo), um programa que permite que os funcionários escolham uma lista de vários dispositivos – smartphones, tablets e PCs que foram pré-aprovados pelo empresa.

O Windows Pro é voltado para as pequenas empresas e para os devotos de PC, mas os usuários padrão também podem usá-lo sem se incomodar com os recursos adicionais.

Versão Windows Enterprise

O Windows Enterprise é uma atualização do Windows Pro que apresenta o Windows Update for Business da Microsoft, além de acesso a atualizações do Long Term Servicing Branch (LTSB). O LTSB permite que as organizações atualizem as medidas de segurança do Windows sem alterar a função do Windows. Isso é ideal para situações em que ensinar um grupo grande de funcionários a usar uma nova ferramenta não é viável.

Existe mais de uma versão do Windows Enterprise disponível para compra, geralmente com diferenças semelhantes. No momento em que este artigo foi escrito, existiam duas versões: E3 e E5. O Enterprise E3 vem com os recursos mencionados acima, bem como o Microsoft Desktop Optimization Pack, que permite que os empregadores gerenciem virtualmente os PCs dos funcionários. O Enterprise E5 tem tudo o que o Enterprise E3 tem, além de acesso a uma versão aprimorada do Windows Defender, conhecida como Proteção Avançada contra Ameaças do Windows Defender.

As empresas interessadas no Windows Enterprise devem primeiro adquirir o Windows Pro e pagar uma taxa de licenciamento para atualizar para o Enterprise. Por esse motivo, o Enterprise é projetado apenas para empresas de médio e grande porte, e o preço é baseado no volume.

O Windows Enterprise Edition foi projetado especificamente para empresas e organizações de médio a grande porte e seus recursos de licenciamento por volume e segurança não são projetados para usuários solitários.

Versão Windows Education

O Windows Education baseia-se na fundação de segurança e atualização encontrada no Windows Enterprise, mas concentra-se explicitamente no fornecimento de ferramentas para alunos, professores e administradores. Uma diferença notável do Windows Enterprise é a falta de capacidade de ingressar no LTSB da Microsoft, o método de atualização de segurança sobre função.

O Windows Education está disponível apenas por meio do licenciamento acadêmico, e o preço é novamente baseado no volume. Onde o Enterprise foi uma atualização do Windows Pro, o Education também pode ser uma atualização do Windows Home.

A edição do Windows Education é voltada para instituições acadêmicas. Licenciamento por volume e o foco em aplicativos educacionais e utilitários não são para usuários solitários.

Versão Windows S

Em vez de classificar como uma edição completa do Windows, “S” é um modo que é executado nas versões Home ou Pro do sistema operacional. Ele foi projetado para otimizar a segurança e o desempenho, e executa somente aplicativos que são baixados da Microsoft Store e navega na Internet por meio do Edge. Qualquer pessoa com edições Home ou Pro pode fazer a atualização a qualquer momento, mas não é uma atualização forçada. Você também pode sair do modo S a qualquer momento, revertendo para o Home ou o Pro, embora não possa voltar depois que tiver ido para um lado.

Existem também as versões S para as edições Enterprise e Education, que funcionam basicamente da mesma forma que seus irmãos padrão, embora com a mesma experiência simplificada. Ao comprar um novo laptop ou PC, certifique-se de verificar com o fabricante para determinar qual versão do Windows 10 você está obtendo!

O Windows S é agora um modo que pode ser ativado em Home ou Pro (incluindo Enterprise e Education) para oferecer uma experiência mais simplificada.

Versão Windows IoT Core

Você é alguém que gosta de mexer com eletrônicos? Talvez você esteja no ramo de desenvolver gadgets fáceis de usar. Seja qual for o seu nicho, o Windows IoT Core (IoT significa Internet of Things ou Internet das Coisas) é uma plataforma Windows personalizável que pode ser aplicada a muitos cenários diferentes.

Quer programar um robô que você criou do zero? Use o Windows IoT Core. Quer atualizar seu rádio antigo com acesso à internet? Windows IoT Core. As possibilidades são quase infinitas quando você combina a comunidade de código aberto e as placas de desenvolvimento do Arduino.

O Windows IoT Core é gratuito para todos os usuários e pode ser baixado do site da Microsoft agora, sendo a versão perfeita para usuários avançados e inventores ou qualquer pessoa que queira apenas mexer em uma ferramenta simples.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e teremos o prazer de responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário