Como formatar um pen drive?
A formatação da unidade USB pen drive é uma operação comum para todos os usuários de computador. Muitos usuários contam com formatação para corrigir erros em dispositivos de armazenamento. Você realmente sabe de formatação de pen drive? Se não souber ou quiser aprender a fazer melhor o processo, temos a solução para vocês.
O que é formatar o pen drive?
Em muitos casos, formatamos uma unidade para prepará-la para ser usada pelo sistema operacional ou apagar todos os dados. Na verdade, alguns benefícios subjacentes da formatação do flash drive são ignorados. Esta seção resume o que a formatação pode fazer por você.
Leia também
- Como gravar de um DVD para um pendrive?
- Tirar o pen drive sem remover com segurança estraga ou corrompe?
Limpar dados
A formatação rápida é a melhor maneira de limpar os dados da mídia de armazenamento com facilidade e velocidade. Como isso causa perda de dados, assegure-se de que os arquivos sejam copiados antes da formatação. Se você quiser apagar permanentemente os dados, poderá executar uma formatação completa.
Primeira vez de uso
Você vai realizar a formatação para a unidade flash USB que acabou de comprar? A resposta deve ser sim. Uma formatação completa deve ser feita no novo disco USB para que ela possa verificar se há setores defeituosos.
Alterar o formato do sistema de arquivos
O processo de formatação cria um sistema de arquivos para organizar os dados e também pode alterar o formato do sistema de arquivos quando necessário. A unidade USB pode ser reformatada para FAT32, exFAT, NTFS, EXT4, etc., para que possa ser usada em diferentes plataformas de sistema.
Remover vírus ou malware
Se a sua unidade está infectada com vírus ou malware, você pode formatar o disco para se livrar totalmente dele.
Reparar partição corrompida
Muitos usuários tomam a formatação como o último recurso para erros que encontram. Por exemplo, quando um disco se torna inacessível e relata uma mensagem de erro como “O arquivo ou diretório está corrompido e ilegível”, você pode formatá-lo para reparar o volume corrompido.
Formatar pen drive rápido ou completo?
Se você formatar o volume no Windows, poderá ver a opção “Formatação rápida” selecionada por padrão. Normalmente, a formatação é chamada de completa se a formatação rápida não estiver selecionada. Quais são as diferenças entre as duas?
A formatação rápida não verifica os setores defeituosos do disco selecionado, mas exclui a parte de registro no registro dos sistemas de arquivos. O registro registra quais arquivos estão armazenados e onde eles estão localizados. A formatação rápida simplesmente remove o registro e coloca um novo sistema de arquivos em branco. Ele não recria realmente o sistema de arquivos e não exclui os dados do arquivo. Portanto, se não houver arquivos armazenados no disco para substituir dados perdidos, você poderá recuperar arquivos com um programa de recuperação de arquivos. Se você quiser apagar dados permanentemente, essa não é a escolha correta.
A formatação completa executa uma etapa adicional que examina os setores defeituosos, o que leva muito mais tempo do que uma formatação rápida. Ela limpa completamente a unidade que está sendo formatada e, portanto, os arquivos perdidos não podem mais ser recuperados de qualquer maneira. Além disso, ela verifica e tenta corrigir setores defeituosos durante a formatação. Um setor que não é gravável, inacessível ou danificado é chamado de setor ruim. Causas de setores defeituosos são muitas, como transistores de memória flash com falha, envelhecimento, qualidade, falhas, etc. Se a formatação completa encontrar setores defeituosos, ela tentará consertá-los. Se o processo for concluído com sucesso, a unidade ficará saudável novamente.
Uma formatação rápida não destrói permanentemente os dados e os arquivos podem ser formatados pelo software de recuperação de dados. Se você tentar reutilizar a unidade que não contém setores defeituosos ou danos físicos, uma formatação rápida é adequada. Se você não tem certeza sobre o setor defeituoso, ou planeja vendê-lo ou distribuí-lo, execute uma formatação completa para corrigir erros e também para apagar dados.
Formatação e tipos de sistema de arquivos
Como a formatação pode criar e alterar o formato do sistema de arquivos, você precisa escolher o tipo de sistema de arquivos para a unidade flash USB a ser formatado. Existem diversos tipos de sistemas de arquivos, como NTFS, exFAT, FAT16, FAT32, EXT4, EXT3, EXT2, etc. O sistema de arquivos fornece soluções para o sistema operacional organizar os dados e sistemas diferentes adotam formatos de sistema de arquivos separados. Sistemas de arquivos desempenha papel fundamental na tradução de dados armazenados em dispositivos de armazenamento físico para o sistema operacional. Sem um sistema de arquivos adequado, o sistema operacional não pode ler dados da mídia do dispositivo. Assim, você deve escolher o formato adequado do sistema de arquivos durante a formatação de uma unidade USB, para que o sistema operacional possa ler ou gravar dados.
Atualmente, muitos usuários possuem mais de um computador que pode executar sistemas diferentes como Windows, Linux ou Mac OS. Assim, é necessário ter um drive externo que possa ser usado em diferentes sistemas. Para fazer isso, você pode ter que reformatar a unidade USB para o tipo de sistema de arquivos necessário. O conteúdo a seguir fala sobre os métodos para formatar o disco para FAT32 / exFAT / NTFS / EXT2 / EXT3 / EXT4 no Windows.
Como formatar um pen drive USB para FAT32 / exFAT / NTFS?
Se você formatar um disco USB ou cartão de memória no Windows, poderá observar as opções do sistema de arquivos, que geralmente são FAT32 por padrão. No entanto, você também pode reformatar sua unidade flash USB ou cartão SD para exFAT, NTFS, EXT2, EXT3 ou EXT4 no Windows. Métodos para formatar USB flash drive pode ser muitos, esta seção escolhe as formas mais comuns.
Vale lembrar que a formatação limpa os dados, então sempre faça backup dos dados antes de iniciar o processo de formatação e lembre-se de escolher um formato de sistema de arquivos que atenda às suas necessidades.
Se você quiser reparar uma unidade inacessível via formatação, primeiro você deve recuperar os dados da unidade USB. Se você receber a mensagem de erro “O Windows não pôde concluir a formatação”, isso significa que a unidade USB está fisicamente danificada e não pode ser reparada formatando.
Método 1: Formatar a unidade flash USB no Windows Explorer
Esta é a maneira mais fácil de formatar USB flash drive para FAT32, exFAT ou NTFS. Vá em frente e conecte seu disco USB a um PC que esteja executando o Windows para que ele possa ser reconhecido pelo sistema.
Passo 1
Abra o File Explorer para encontrar a unidade USB, clique com o botão direito nela e selecione “Formatar”. Isto irá abrir uma caixa de diálogo mostrando as opções de formatação.
Passo 2
Defina os parâmetros de formatação. Aqui você pode escolher o formato de sistema de arquivos desejado de NTFS, exFAT e FAT32 na lista; o valor alocado para cada unidade pode permanecer alterado; se você quiser renomear a unidade flash USB, digite o nome na coluna Nome do volume; A opção “Formatação rápida” é selecionada por padrão, mas você pode cancelar a seleção para executar uma formatação completa.
Passo 3
Formate a unidade USB. Depois que todas as opções estiverem definidas corretamente e você tiver feito o backup de arquivos importantes, clique no botão “Iniciar” para iniciar o processo de formatação.
Passo 4
Clique no botão “OK” para confirmar a ação quando o sistema solicitar que o processo apague todos os dados da unidade.
Passo 5
Uma caixa de mensagem será exibida assim que a formatação for concluída. Clique no botão “OK”.
Método 2: Formatar o pendrive no gerenciamento de disco
O Gerenciamento de disco é um utilitário de sistema usado a partir do Windows Vist e capaz de concluir operações básicas para gerenciar discos e partições. Nesta seção, formataremos o pendrive no Gerenciamento de disco.
Passo 1
Abra o Gerenciamento de Disco. Se o seu computador estiver executando o Windows 10 ou o Windows 8, você poderá abrir o Gerenciamento de disco clicando com o botão direito do mouse em Iniciar e selecionando a opção “Gerenciamento de disco”. Para acessar o Gerenciamento de Disco no Windows Vista ou Windows 7, siga: Clique com o botão direito do mouse no ícone “Computador” na área de trabalho e selecione “Gerenciar” no menu de contexto; então você pode escolher “Gerenciamento de Disco” na janela Gerenciamento do Computador.
Passo 2
Encontre a unidade USB que você deseja formatar e clique com o botão direito do mouse para escolher a opção “Formatar”.
Passo 3
Será exibida uma caixa de mensagem para solicitar a confirmação da ação de formatação, pois todos os dados da partição serão perdidos. Clique em “Sim” para continuar.
Passo 4
Configure os parâmetros de formatação e clique em OK. Nesta caixa de diálogo, você pode modificar o rótulo do Volume, escolher o formato do sistema de arquivos de FAT32, NTFS e exFAT, definir o tamanho da unidade de alocação, etc. Se você não souber como definir essas opções, basta seguir as configurações padrão.
Passo 5
Clique no botão “OK” para continuar quando perguntado “A formatação deste volume irá apagar todos os dados nele. Faça backup de todos os dados que você deseja manter antes de formatar. Deseja continuar?”
Método 3: Formatar a unidade USB usando o Prompt de Comando
Você sabe como formatar a unidade USB usando o DiskPart no Prompt de Comando? O DiskPart é um poderoso utilitário de linha de comando e é capaz de criar, excluir e formatar a partição. Vamos dar uma olhada no processo de formatação.
Passo 1
Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecione “Prompt de comando (Admin)” para abrir a janela do prompt de comando. Para o usuário do Windows 7, clique no botão Iniciar e digite cmd na caixa de pesquisa; então você pode clicar com o botão direito do mouse cmd.exe no resultado da pesquisa e escolha “Executar como administrador”. Se o UAC (Controle de Conta de Usuário) solicitar confirmação, clique em “Sim” para continuar.
Passo 2
Depois que o prompt de comando abrir, digite command diskpart nele e pressione a tecla Enter.
Passo 3
Digite command list volume e pressione Enter para ver todas as partições ativas no seu computador, incluindo o volume da unidade USB que você deseja formatar.
Passo 4
Digite command select volume # (substitua # pelo número do volume da sua unidade USB) e pressione Enter. Este comando é usado para selecionar a partição na sua unidade USB que você deseja formatar. Por favor, certifique-se de selecionar a partição correta, ou você pode destruir os dados.
Pass 5
Digite format fs=FAT32 quick e pressione Enter. Se você deseja formatar a unidade USB para exFAT ou NTFS, basta substituir “FAT32” por um dos dois formatos.
Como formatar um pendrive para Linux EXT2/3/4 no Windows?
EXT2, EXT3 e EXT4 são todos os sistemas de arquivos criados para o Linux e não são suportados pelo Windows. Assim, o Windows não pode formatar diretamente a partição para o formato EXT2/3/4. Para fazer esse tipo de formatação, recomendamos o uso de um programa de particionamento, tal como MiniTool Partition Wizard ou o Partition Guru. Note que esses programas também podem ser usados para a formatação dos pen drives para os formatos NTFS e FAT.
Passo 1
Instale e inicie o programa e você pode ver todos os discos e partições no seu computador.
Passo 2
Selecione o pendrive ou cartão SD que você deseja formatar e clique no botão “Formatar” nas barras de ferramentas. A janela da partição de formatação será aberta.
Passo 3
Clique na lista ao lado de Sistema de arquivos e você pode escolher o sistema de arquivos EXT4, EXT3 ou EXT2 com base em sua necessidade. Em seguida, clique no botão “Formatar”.
Passo 4
O programa irá avisar que o processo de formatação apaga todos os dados na partição. Se você fez backup dos dados no disco USB, clique em “Sim” para continuar a formatação.
Passo 5
Aguarde alguns segundos e a formatação será concluída.
Como desformatar o disco rígido/cartão SD/drive USB?
Foi mencionado algumas vezes no conteúdo anterior que o processo de formatação limpa todos os dados na partição para serem formatados ou reformatados. Assim, você deve certificar-se de que os arquivos nessa unidade foram bem copiados ou se não há dados importantes. Caso contrário, você definitivamente perderá todos os arquivos. É fácil desfazer a formatação e recuperar arquivos perdidos se você usar uma ferramenta eficaz. Se você está entre aqueles que formatam a unidade errada e perdem dados, você pode tentar a solução abaixo para desfazer a formatação do disco rígido, do cartão SD ou da unidade USB com facilidade.
Passo 1
Inicie um programa como o DRW e selecione a partição que você deseja desformatar e clique no botão “File Recovery”.
Passo 2
Na janela Recuperar arquivos, selecione o modo “Recuperação completa” e clique no botão “Iniciar” para iniciar o processo de digitalização.
Passo 3
A digitalização da unidade formatada pode levar muito tempo se a partição for muito grande, mas você pode visualizar arquivos durante a verificação para avaliar se os arquivos podem ser recuperados.
Passo 4
Depois que a digitalização for interrompida, você pode salvar os dados recuperados em um local especificado. Selecione os arquivos que você deseja recuperar e clique com o botão direito do mouse para escolher “Copiar para”. Em seguida, você pode definir um local para armazenar arquivos e recuperá-los com sucesso.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como restaurar vídeos apagados?
Como formatar um PC?
10 passos para instalar o Windows XP sem CD-ROM
PC não reconhece HD, o que fazer?