Como criar pendrive bootável?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

Criar uma mídia de instalação para o sistema operacional escolhido costumava ser simples. Basta baixar um ISO e gravá-lo em CD ou DVD. Agora estamos usando unidades USB e o processo é um pouco diferente para cada sistema operacional.

Você não pode simplesmente copiar arquivos de uma imagem de disco ISO diretamente para sua unidade USB. A partição de dados da unidade USB precisa ser inicializada, por um lado. Este processo geralmente limpe o seu drive USB ou cartão SD. Então vamos aprender a fazer essas unidades bootáveis para inicializar em qualquer computador.

Leia também

Pendrive bootável é melhor com USB 3.0 ou superior

Você estará muito melhor fazendo a atualização para versões mais atuais do USB, já que os preços caíram drasticamente, e os aumentos de velocidade são enormes e você pode obter 10x a velocidade normal. E a velocidade é realmente importante quando você está fazendo um disco de inicialização.

Não se preocupe com a compatibilidade, essas unidades mais rápidas são totalmente compatíveis com um USB antigos, mas você só não aumenta a velocidade. E se o seu computador não suporta USB 3.0 ou mais recente, você pode sempre atualizá-lo para adicionar suporte.

Como criar um pendrive bootável para o Windows 7, 8 ou 10?

Use a ferramenta de download de USB / DVD do Windows da Microsoft para criar uma unidade inicializável da qual você possa instalar o Windows. Você precisará de um arquivo ISO do instalador do Windows para executar essa ferramenta. Se você não tiver uma, poderá fazer o download das mídias de instalação do Windows 10, 8 ou 7 gratuitamente pelo site da Microsoft. No entanto, você precisará de uma chave de produto legítima para usá-los.

Forneça o arquivo ISO e uma unidade flash USB e a ferramenta criará uma unidade inicializável. Como alternativa, se você estiver instalando o Windows 10, poderá fazer o download de uma ISO ou gravar a mídia de instalação do Windows 10 diretamente usando a Ferramenta de criação de mídia da Microsoft.

Pendrive bootável

Um pendrive bootável vai ajudar a instalar sistemas operacionais em qualquer computador moderno. (Foto: YouTube)

Criar pendrive bootável um ISO do Linux

Existem muitas ferramentas que podem fazer esse trabalho para você, mas recomendamos um programa gratuito chamado Rufus: ele é mais rápido e mais confiável do que muitas das outras ferramentas recomendadas.

Faça o download da distribuição do Linux que você deseja usar na forma .ISO. Execute a ferramenta Rufus e selecione a distribuição desejada, navegue até o arquivo ISO baixado e escolha a unidade USB que deseja usar. A ferramenta fará o resto.

Você pode usar ferramentas semelhantes no Linux. Por exemplo, o Ubuntu inclui uma ferramenta Startup Disk Creator para criar unidades USB Ubuntu inicializáveis.

Pendrive bootável de um arquivo IMG

Alguns projetos de sistema operacional fornecem um arquivo IMG em vez de um arquivo ISO. Um arquivo IMG é uma imagem de disco bruta que precisa ser gravada diretamente em uma unidade USB.

Use o Win32 Disk Imager para gravar um arquivo IMG em uma unidade USB ou cartão SD. Fornecer um arquivo IMG baixado e a ferramenta irá gravá-lo diretamente em sua unidade, apagando seu conteúdo atual. Você também pode usar essa ferramenta para criar arquivos IMG de unidades USB e cartões SD.

Os usuários do Linux podem usar o comando dd para gravar diretamente o conteúdo de um arquivo IMG em um dispositivo de mídia removível. Insira a mídia removível e execute o seguinte comando no Ubuntu:

sudo dd se = / home / user / file.img de = / dev / sdX bs = 1M

Substitua /home/user/file.img pelo caminho para o arquivo IMG em seu sistema de arquivos e / dev / sdX com o caminho para seu dispositivo USB ou cartão SD. Tenha muito cuidado para especificar o caminho correto do disco aqui. Se você especificar o caminho para a unidade do sistema, gravará o conteúdo da imagem na unidade do sistema operacional e o corromperá

Criar pen drive bootável para DOS

Se você precisar inicializar no DOS para usar uma atualização de firmware de baixo nível, uma atualização do BIOS ou uma ferramenta de sistema que ainda exija o DOS por algum motivo, poderá usar a ferramenta Rufus para criar uma unidade USB inicializável do DOS. O Rufus usa o FreeDOS, uma implementação de código aberto do DOS que deve executar qualquer programa DOS que você precise usar.

Pen drive bootável com arquivos de instalação do Mac OS X

Você pode criar uma unidade inicializável com o Mac OS X baixando a versão mais recente do OS X da Mac App Store. Use a ferramenta “createinstallmedia” incluída da Apple em um terminal ou execute a ferramenta DiskMaker X de terceiros. A unidade do Mac OS X pode ser usada para instalar o OS X em outros Macs ou atualizá-los para a versão mais recente sem nenhum download longo.

Criar um pendrive bootável de Windows para Mac

Se você planeja instalar o Windows em um Mac por meio do Boot Camp, não se preocupe em criar uma unidade USB inicializável da maneira normal. Use a ferramenta Boot Camp do seu Mac para começar a configurar tudo e isso o ajudará na criação de uma unidade de instalação inicializável do Windows com os drivers da Apple e os utilitários do Boot Camp integrados.

Você pode usar essa unidade para instalar o Windows em vários Macs, mas não usá-lo para instalar o Windows em PCs que não sejam da Apple.

Algumas dessas ferramentas se sobrepõem. Por exemplo, o Rufus também pode ser usado para criar unidades inicializáveis a partir de ISOs do Linux, arquivos IMG e até mesmo arquivos ISO do Windows. Sugerimos as ferramentas mais populares e amplamente recomendadas para cada tarefa aqui.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário