Como clonar HD para SSD?
Se você ainda está usando um disco rígido tradicional no seu PC, está perdendo. A troca de uma unidade de estado sólido (SSD) é uma das melhores atualizações que você pode fazer em termos de aceleração do seu computador. Ele inicializará mais rápido, os programas serão lançados instantaneamente e os jogos não demorarão mais para carregar.
Você pode reinstalar o Windows do zero e, em algumas situações, isso pode ser preferível – mas, com as ferramentas certas, você pode subir e funcionar muito mais rápido copiando toda a sua unidade para o novo SSD.
Leia também
O que é preciso para clonar o HD para o SSD?
Obviamente, para atualizar para um SSD, você precisará, bem, comprar um SSD. Certifique-se de comprar o fator de forma certo para o seu computador (alguns laptops usarão unidades de 2,5 polegadas, enquanto outros podem usar unidades de M.2 ou MSATA) e obter uma grande o suficiente para ajustar todos os seus dados. Se você possui um disco rígido de 500 GB agora, provavelmente deve surgir para um SSD de tamanho semelhante (ou maior, para acomodar dados futuros).
A única exceção é se você estiver em um computador de mesa e tem espaço para vários discos rígidos. Nesse caso, você pode armazenar Windows e seus programas no SSD enquanto colocam sua música, filmes e outras mídias em um segundo disco rígido maior – embora isso possa ser um pouco mais complicado, como discutiremos abaixo.
Durante esse processo, você precisará do seu SSD e do seu disco rígido antigo conectado ao seu computador ao mesmo tempo. Se você estiver usando um laptop com apenas um slot do disco rígido, isso significa que você precisará de um adaptador externo, dock ou o gabinete que pode conectar seu SSD nu ao seu computador sobre USB. Novamente, os usuários de desktop podem não precisar disso se tiverem espaço para duas unidades dentro do PC – você pode instalá-lo internamente ao lado do seu disco rígido antigo.
Existem muitas ferramentas diferentes de clonagem no mercado e, infelizmente, não há opção gratuita e de tamanho único. Se o seu fabricante de unidades oferece um programa de migração, essa pode ser a sua melhor aposta.
Por exemplo, se você comprou um Samsung SSD, recomendamos baixar a migração de dados da Samsung e seguir as instruções no guia do usuário. Os usuários Western Digital e Sandisk podem usar a versão da WD da Acronis True Image para copiar seus dados usando as instruções do próprio site.
Depois de reunir suas necessidades, é hora de começar.
1. Faça backup de seus dados antes de clonar HD para SSD
Antes de começar a mexer com unidades e partições de formatação, é absolutamente necessário fazer backup de seus dados primeiro. Um clique acidental pode resultar em apagar tudo; portanto, não continue até que você tenha backup tudo.
Se você ainda não tiver um backup, confira nosso software favorito para o trabalho. O Windows também possui histórico de arquivos para fazer backup de documentos importantes e um arquivo de imagem pode salvar todo o sistema. Copiar dados importantes para um disco rígido externo também fará em uma pitada.
Se você está atualizando para um SSD menor que o seu disco rígido atual, você deve tomar cuidado extra aqui. Isso não é tão comum quanto antes, graças a SSDs maiores e mais baratos, mas se esse for o caso, você precisará excluir alguns arquivos e liberar espaço no disco rígido antes de cloná-lo. Caso contrário, seus dados não cabem na nova unidade. Depois que seus dados estiverem seguros, continue até a próxima etapa.
2. Conecte e inicialize seu SSD
Conecte seu SSD ao adaptador SATA-USB e conecte-o ao seu computador. Se for uma unidade totalmente nova, você provavelmente não verá a unidade aparecer no Windows, mas não se preocupe; Só precisa ser inicializado primeiro. Abra o menu Iniciar e digite “Partições” na caixa de pesquisa. Clique na opção criar e formatar partições de disco rígido e o gerenciamento do disco será aberto. Ele solicitará que você inicialize a unidade usando a tabela de partição GPT ou MBR.
Vou usar o GPT para o SSD do nosso exemplo, já que tenho um PC moderno com um firmware da UEFI. Se você possui um PC mais antigo com um BIOS tradicional, pode ser necessário usar uma tabela de partição MBR. Se você não tiver certeza, procure seu modelo específico de PC ou placa-mãe para ver qual tipo de firmware ele usa.
Se você não for solicitado a inicializar a unidade e não a vê no gerenciamento de disco, verifique se está conectado corretamente ao seu computador e que o gabinete ou o dock está ligado (se necessário).
Depois que a unidade for inicializada, você verá a unidade aparecer no painel inferior do gerenciamento de disco como espaço não alocado. A partir daí, você deve estar pronto.
3. Clone sua unidade HD para um SSD
Abra o programa escolhido para clonar o HD, sendo que há vários modelos diferentes. Você verá uma lista de unidades na janela principal. Encontre sua unidade atual – listará sua partição C com um logotipo do Windows – e selecione-o. Clique no clone este botão de disco que aparece abaixo dessa unidade para iniciar o assistente de clonagem.
Isso criará uma nova janela onde você escolherá sua unidade de destino – nesse caso, seu SSD vazio. Se o seu SSD tiver o mesmo tamanho da sua unidade antiga, verifique se a caixa está na esquerda do disco de origem é verificada, como mostrado acima, clique em Selecionar um disco para clonar. Escolha o seu SSD na lista suspensa e clique em Avançar.
Se o seu SSD for significativamente menor que a sua unidade antiga, isso pode exigir uma etapa extra. Alguns programas tentarão reduzir automaticamente as partições com espaço livre para encaixar tudo isso na unidade, mas na minha experiência, nem sempre faz isso de forma inteligente e pode deixar de fora uma das partições de recuperação do Windows. Se você tiver esse problema, poderá arrastar manualmente cada partição para o SSD e clique em Propriedades da partição clonada na sua unidade C: para redimensioná-la manualmente.
Se o seu SSD for maior que a sua unidade antiga, ele poderá deixar algum espaço não utilizado na unidade – em que caso você deseja selecionar sua partição principal, clique em Propriedades da Partição Clonada e expandir a unidade para preencher esse espaço vazio.
Clique em Avançar e você será perguntado se deseja salvar esta programação de backup. Você pode desmarcar essa caixa e clicar em OK para executar o backup agora, uma vez. Isso pode levar de alguns minutos a algumas horas, dependendo do tamanho dos discos, então assista à Netflix e volte mais tarde.
Quando estiver pronto, você pode sair do programa. Você deve ver seu novo SSD no gerenciador de arquivos do WIndows, completo com todos os seus dados.
4. Instalar seu SSD no computador
Em seguida, desligue o computador. É hora de instalar esse SSD em sua máquina permanentemente. Se você tiver um laptop com apenas um slot do disco rígido, precisará remover o disco rígido antigo e substituí lo pelo seu SSD. Isso é um pouco diferente em todos os laptops.
Se você possui um PC de desktop com mais de um slot do disco rígido, poderá deixar seu disco rígido antigo como armazenamento extra e apenas instalar seu SSD ao lado dele.
5. Reiniciar da sua nova unidade SSD
Quando terminar de instalar o SSD, você precisará dizer ao seu computador para inicializar a partir dele. (Isso pode não ser necessário em laptops com apenas uma unidade, mas se você tiver problemas de inicialização, pode ajudar em alguns PCs.) ligue o computador e insira sua configuração de BIOS/UEFI – isso é um pouco diferente em todos os PCs, mas geralmente, diz algo como “Pressione DEL para entrar na configuração” na tela de inicialização, então você deseja pressionar a tecla correspondente à medida que ela inicia.
A partir daí, procure as opções de inicialização do seu BIOS. Isso estará em um local diferente, dependendo do seu computador, mas depois de encontrá-los, selecione a opção de alterar a sequência de inicialização. Escolha o seu SSD na lista como a primeira unidade de inicialização e volte para o menu principal do BIOS para sair, salvando suas configurações.
Seu computador será reiniciado e, se tudo correr bem, ele deve colocá-lo de volta no Windows mais rápido do que nunca. Open Arquive Explorer e verifique para confirmar que seu SSD é, de fato, a unidade C:. Se tudo parecer bom, você está pronto para usar.
Se a sua unidade antiga ainda estiver instalada, você poderá apagá-la e usá-la para armazenar arquivos extras, ou poderá desconectá-lo completamente. O melhor de tudo é que seu computador deve se sentir significativamente mais rápido sem ter que começar do zero.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
PC não reconhece HD, o que fazer?
Como consertar um HD corrompido?
Comprar computador usado, vale a pena?
Como montar um computador: gamer e para escritório!