10 cuidados ao escolher um HD externo

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Se você está procurando por um armazenamento físico em vez da nuvem, os dispositivos de armazenamento externos são a solução ideal para as suas necessidades de backup, se você é um indivíduo ou uma pequena empresa. E com a explosão digital de filmes, filmes, fotos, jogos e aplicativos, o armazenamento externo é mais vital do que nunca.

O preço das unidades de disco rígido externo caíram acentuadamente graças a um mercado de armazenamento altamente competitivo que forçou os fabricantes a criarem novas formas de “embalagem” o disco rígido idiota em aparelhos de armazenamento mais inteligentes, embora mais caros.

Leia também

Em sua forma mais simples, uma unidade externa de disco rígido não é nada mais do que um gabinete com um pouco de eletrônica colada e uma unidade de disco rígido interna presa a ela. Por outro lado do espectro, modelos mais elaborados possuem recursos de backup e rede automatizados, bem como funcionalidades de redundância.

Existem vários dispositivos de armazenamento disponíveis no mercado, o que significa que as necessidades de todos podem ser atendidas, então aqui está a nossa lista de 10 coisas a serem consideradas ao comprar um dispositivo de armazenamento baseado em disco rígido externo.

1. Tamanho do armazenamento do HD externo

Sem surpresa, a quantidade de armazenamento necessária é determinar qual solução você escolherá; De um modo geral, os dispositivos baseados em disco rígido carregam a melhor combinação de capacidade de preço e armazenamento.

HDs externos de 1 TB estão cada dia mais baratos, custando 10% do salário mínimo ou menos. Para você ter uma ideia, você precisaria de mais de 200 DVDs em branco ou mais de 1200 CDs em branco apenas para corresponder à capacidade dessas unidades.

A regra geral é escolher uma unidade de disco rígido que tenha o dobro da capacidade que você precisa atualmente; Isso deve acomodar para as necessidades futuras, especialmente quando você tem em mente que a atualização de um dispositivo de armazenamento externo não é tão fácil quanto fazê-lo para um PC desktop.

2. Tamanho da unidade de armazenamento

Se você raramente mover o dispositivo de armazenamento externo, faz sentido investir em uma unidade de área de trabalho externa que é maior do que uma versão portátil, mas fornecerá mais capacidade de armazenamento a qualquer preço.

Se a portabilidade é a principal preocupação, consulte se uma unidade flash USB de grande capacidade poderia responder às suas necessidades; Um pen drive de maior armazenamento custa mais caro, cerca de 2x mais do que um HD da mesma capacidade. E também vai durar menos ciclos de escrita e leitura.

HDs externos

Escolha o HD externo apropriado para suas necessidades sem cometer erros que possam dar problemas. (Imagem: 10wares)

3. Conectividade do HD externo

Existem atualmente três principais conexões sobre o mercado – ESATA, USB, Lightning e FireWire.

USB e suas revisões (2.0, 3.0, etc) são de longe as versões mais prevalentes e oferecem grandes velocidades de transferência, bem como a compatibilidade quase universal. Quanto maior o número (2, 3, 4…), maior a capacidade de transferência. Prefira unidades com USB-C, no entanto, pela adoção em massa que tem ocorrido do padrão, além de conseguir altas velocidades.

ESATA é o mais novo padrão e oferece melhor desempenho e consome menos recursos do que USB.

O Firewire é frequentemente relegado a nicho e plataformas de alta qualidade, como a criação de conteúdo, mas oferece o melhor desempenho das três empresas, bem como excelente funcionamento com o ambiente MAC.

Lightning é um padrão de transferência que fica acima do USB padrão, mas menos veloz do que os padrões mais recentes de USB.

4. Seu orçamento para o HD Portátil

Unidades de disco rígido externas são ligeiramente mais caras do que suas contrapartes internas e seu orçamento alocado ajudará você a decidir se deve ir para uma solução ligada à mesa ou para um mais portátil.

Tudo somado, a solução mais barata de disco rígido externo custa menos de 10% de um salário mínimo, enquanto as mais caras unidades externas de 16TB ou maiores atualmente no mercado estão disponíveis a partir de 5 salários mínimos.

5. Velocidade da unidade de HD externo

Dispositivos de armazenamento usando componentes baseados na área de trabalho provavelmente serão os mais rápidos, mas somente quando correspondidos com uma interface igualmente capaz; Para um desempenho ainda mais rápido, alguns fabricante até mesmo permitem que duas unidades de disco rígido sejam configuradas no modo RAID-0, que deve aumentar significativamente o desempenho.

6. Software para usar o armazenamento externo

O software é frequentemente o principal diferencial entre as várias soluções de dispositivos de armazenamento de disco rígido externo no mercado. Um grande pacote de software pode compensar o desempenho médio e aprimorar a experiência geral do usuário, especialmente ao lidar com algo como backup.

Algumas aplicações oferecem a capacidade de fazer upload automaticamente arquivos para sites dedicados, sistemas de reversão e criptografia de arquivos na mosca. Outros têm funcionalidade de sincronização de construção e permitem que você use seus aplicativos favoritos como o Microsoft Excel ou o Word.

7. Não se esqueça da garantia para o HD externo

Alguns fabricantes como a Seagate oferecem garantia de até cinco anos em suas soluções de armazenamento. Quando uma das unidades não conseguir inicializar ou dá problemas nesse prazo, você estará protegido. Tenha em mente que nenhum fabricante fornecerá a recuperação de dados em caso de falha no disco rígido.

8. Onde você vai usar o HD externo?

Onde você usa seu dispositivo de armazenamento também pode determinar qual solução funcionaria melhor para você; Você é um laptop, trabalhador remoto?

Em seguida, pode ser preferível obter uma unidade flash USB ou uma solução de unidade de disco rígido portátil, muitas das quais não precisam de uma fonte de energia externa. Além disso, se você é um Mac Aficionados, a compra de um modelo FireWire faz mais sentido, pois fornecerá mais expansibilidade.

9. Resistência do seu disco rígido externo

Dispositivos de armazenamento com base nas unidades tradicionais de disco rígido são por padrão frágil, mas alguns são mais do que outros, especialmente os maiores que são mais propensos a sofrer danos quando caem.

Se você provavelmente experimentar chutes e bater, bem como as gotas ocasionais, melhor pegue uma unidade flash em vez de um disco rígido giratório.

10. Segurança de discos rígidos

Fornecedores de dispositivos de armazenamento externos podem fornecer pacotes com duas unidades de disco rígido, a fim de melhorar a redundância se uma das unidades de disco rígido falhar. Há outras que enviam unidades com criptografia para ajudar na sua segurança.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário