Como saber se um site é seguro mesmo?
Toda vez que uma página web lhe pede informações confidenciais, você precisa ser capaz de identificar se a página é segura ou não. A capacidade de reconhecer uma conexão web segura é extremamente importante já que casos de fraude online têm aumentado substancialmente ano a ano. Estas instruções abaixo estão destinadas a orientá-lo para uma vida online mais segura.
O que exatamente queremos dizer com “seguro”?
Toda vez que você vê um site, informações são enviadas do seu computador para o servidor web e do servidor web para o computador. A transmissão desta informação é normalmente enviada em “texto simples”, ou seja, qualquer um seria capaz de lê-lo se eles pudessem vê-lo. Agora pensem nisso: cada pedaço de informação transmitida percorre muitos computadores (servidores) para chegar ao seu destino. Experimente! Os usuários do Windows, para ver exatamente quantas máquinas a sua informação atravessa, pode seguir estes passos:
Leia também
- No seu computador, clique em Iniciar, depois Executar;
- Digite “cmd” e clique em “OK” ( ou pressione Enter);
- Digite isso exatamente: tracert www.(site que você estiver acessando).com
- Pressione Enter.
Cada lista na janela é um computador/roteador/switch diferente (um “nó” em termos de rede). Cada “nó” representa um ponto em que todos os dados que você envia podem ser gravados. Não é incomum ver 20-30 listagens.
Grande coisa, certo? Considere isso na próxima vez que você digitar uma senha ou o número do seu cartão de crédito. É aí que reside o problema. A solução para este problema consiste em codificar estes dados para transmissão. Secure Sockets Layer ( SSL ) foi criado para este fim.
SSL utiliza um complexo sistema de trocas de chaves entre o navegador e o servidor que você está se comunicando afim de criptografar os dados antes de transmiti-los através da web. Uma página web com uma sessão SSL ativa é o que queremos dizer quando dizemos que uma página web é “segura”.
Todas as páginas web pedindo-lhe informações sensíveis devem ser protegidas usando SSL;
Como posso saber se uma página web está protegida?
Há duas indicações gerais de uma página da web segura:
Verifique a URL da página web
Normalmente, quando navegando na web, as URLs (endereços de páginas web) começam com as letras “http”. No entanto, por uma conexão segura o endereço exibido deve começar com “https”. Observe o “s” no final.
Visite uma home page qualquer. Note se a URL começa com “http”, que significa que a página não é segura. Vá para a sua página de login em rede social. Observe a alteração na URL? Agora começa com “https”? Isso significa o nome de usuário e senha digitados serão criptografadas antes de serem enviadas para o nosso servidor.
Verifique pelo ícone “cadeado”
Há um padrão de fato entre os navegadores da Web para exibir um ícone de “cadeado” em algum lugar na janela do navegador, NÃO na área de exibição da página web. Por exemplo, o Microsoft Internet Explorer exibe o ícone do cadeado no canto inferior direito da janela do navegador. Outro exemplo, o Firefox Web Browser da Mozilla exibe o ícone do cadeado no canto inferior esquerdo.
O ícone de bloqueio NÃO É APENAS UMA IMAGEM. Clique (ou clique duas vezes) sobre ele para ver os detalhes de segurança do site. Isso é importante para saber, já que alguns sites fraudulentos são construídos com uma barra na parte inferior da página da web para imitar o ícone de bloqueio de seu navegador. Por isso, é necessário testar a funcionalidade incorporada ao presente cadeado. Além disso, é muito importante conhecer o seu navegador. Verifique o arquivo de ajuda do seu navegador ou contate o fabricante do software de seu navegador se você não souber como usar essa funcionalidade.
Experimente! Visite a home page de uma rede social em que você tenha conta. Clique no link para “Entrar” e iniciar uma sessão segura. Observe o ícone de cadeado no seu browser. Clique no ícone ou dê um clique duplo (varia de acordo com o navegador), e examine as informações de segurança apresentadas sobre o web site.
Outros indicadores de uma página da web segura
Muitos fornecedores de certificados SSL (VeriSign, GeoTrust, SSL.com, etc) também fornecem um “selo de site” para os proprietários desses sites. As características comuns desses selos incluem:
Alta Visibilidade: os comerciantes online querem que você veja estes selos do site. Eles querem que você sabe que eles fizeram todos os esforços para tornar seu site uma experiência de compra segura. Portanto, o selo de site geralmente está localizado onde você, cliente, pode vê-lo facilmente.
Difícil de duplicar: os seles dos sites destinam-se a ser difíceis para os ladrões e golpistas duplicarem. Muitas vezes o selo do site terão uma data e carimbo de tempo sobre ele.
Funcionalidade de verificação: o selo do site deve ter alguma funcionalidade se clicando no selo ou ao passar o mouse sobre o selo. A funcionalidade deve exibir informações detalhadas sobre o site que você está visitando.
Considerações Finais
Tudo isto verificado não deve, necessariamente, ser confiável por conta própria, mas devem servir como um lembrete para investigar mais. Verifique se o endereço do site foi digitado corretamente, se mais pessoas já acessaram o site sem problemas. Verifique se seu antivírus e software anti-malware estão atualizados. Todo cuidado é pouco.
Você já teve problemas de fraudes na internet? O que aconteceu e quando aconteceu?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
O que é um certificado de segurança em um site?
Navegador seguro para bancos! Android e PC! Qual utilizar?
O que é um servidor de internet?
Acessar páginas via código Python
Um comentário para: “Como saber se um site é seguro mesmo?”
Mara
Muito obrigado por seus ensinamenos é de grande valia.