Como usar extensões para o Google Chrome?
Existem extensões de navegador para personalizar sua experiência de navegação na Internet. Hoje, o Google Chrome tem um vasto catálogo de extensões em sua loja na web do Chrome. A popularidade do Chrome levou a uma explosão de extensões para os navegadores baseados em Chromium. Essas extensões permitem que os usuários adicionem novos recursos, opções de segurança e interfaces a seus navegadores. Existem alguns riscos de segurança e privacidade que vêm com o uso de extensões do navegador, mas a maioria das pessoas considera as extensões uma parte necessária de sua experiência de navegação diária.
Leia também
Como instalar as extensões para o Google Chrome?
Se você decidir começar a usar extensões para o seu navegador Chrome, para onde você vai? Como você adiciona uma extensão ao Chrome e o que está envolvido no processo? São três etapas simples:
Encontrar uma extensão
Baixando e instalando
Gerenciando suas extensões
Como encontrar extensões uteis para Google Chrome?
Encontrar extensões autorizadas do Chrome é simples. Basta visitar a loja online do Chrome. A partir daí, você poderá pesquisar extensões especificamente ou navegar pelas categorias e visualizar avaliações e comentários. A loja da web também funciona como um filtro padrão, removendo extensões nocivas ou maliciosas que aparecem.
Esteja avisado: o sistema não é infalível e é possível que extensões prejudiciais escapem pelas rachaduras.
Apesar do risco potencial, se você estiver procurando por extensões para navegadores da web baseados em Chromium, como Brave e Chrome, a loja da web é sua primeira parada.
Como adicionar extensão do Chrome?
Navegue até a Chrome Web Store. Ele fornece todas as extensões autorizadas para o Google Chrome, mas você ainda vai querer fazer algumas pesquisas e ter certeza de que sabe quem está por trás da extensão que deseja.
Navegue por categoria ou pesquise diretamente a extensão desejada. Sempre há uma lista selecionada de recomendações na página de destino, se você precisar de inspiração.
Clique na extensão recomendada que chame sua atenção ou no resultado da pesquisa que você inseriu para ser redirecionado para a página dessa extensão.
Você verá um grande botão “Adicionar ao Chrome”. Selecioná-lo iniciará o processo de download.
A loja da web exibirá um pop-up com as permissões necessárias para essa extensão. Leia-os com atenção; cada extensão que você adiciona tem acesso ao seu navegador, o que permite ver muitas das informações inseridas – desde informações de cartão de crédito até logins de banco. Se você decidir prosseguir com a instalação, selecione “Adicionar extensão”.
Você receberá uma notificação de que a instalação foi concluída e verá um ícone para a nova extensão no canto superior direito. É isso aí! Sua nova extensão está pronta para uso.
Como gerenciar minhas extensões Chrome?
O Chrome simplifica o gerenciamento de suas extensões. Primeiro, visite “Configurações”.
Selecionar a opção Extensões abrirá uma nova página que exibe todas as suas extensões atuais. Você pode se surpreender com o que encontrar lá, portanto, certifique-se de verificar com frequência.
A partir daqui, você pode selecionar “Remover” para excluir quaisquer extensões indesejadas ou “Detalhes” para visualizar mais informações e visitar o site da extensão.
Extensões do Chrome: o que você precisa saber?
Se você estiver usando extensões do Chrome, há algumas coisas que você precisa ter em mente. Estas são dicas, truques e informações para manter suas extensões (e seus dados!) Seguros.
As extensões podem atrapalhar você
Os navegadores são aplicativos de software; extensões são pequenos aplicativos complementares. Quanto mais aplicativos você executa ao mesmo tempo, mais carga você coloca em seu navegador e computador. Extensões são pequenos programas, com certeza, mas lembre-se de que cada um é um pouco extra. Se você notou que seu navegador parece estar um pouco lento, convém verificar sua lista de extensões instaladas e ativas.
Algumas extensões veem tudo
As extensões não apenas podem deixá-lo lento, mas às vezes podem solicitar acesso a elementos que seu navegador vê para funcionar. Isso significa que, em teoria, quase todas as extensões instaladas podem potencialmente “visualizar” dados privados, incluindo seu histórico de compras, informações de cartão de crédito, números de contas – qualquer coisa que você fizer online nesse navegador. Resumindo, as extensões são um grande risco de segurança; quando você instala um, está abrindo um caminho potencial para invasores. Desconfie do que você adiciona.
Extensões do Chrome para outros navegadores
Originalmente, a maioria dos navegadores contava com seu próprio código exclusivo. Nos últimos anos, mais navegadores começaram a trabalhar com o código-fonte do Chromium de código aberto compartilhado, que alimenta o Google Chrome e também o Edge e outros navegadores. Uma vez que esses navegadores são todos baseados em Chromium, todos eles funcionam com extensões do Chrome. Se você usa o navegador com base do Chromium, basta visitar a loja da web do Chrome, encontrar as extensões que deseja e fazer o download / instalar normalmente.
Exemplos de extensões para o Chrome
As extensões do navegador podem ser ferramentas fantásticas. Pegue seu navegador Chrome; adicione uma extensão de interface simples da Wikipedia, como o Wikiwand, e observe como as trilhas de coelhos da Wikipedia se tornam muito mais agradáveis e fáceis de ler. Ou adicione uma ferramenta organizacional como LastPass para o Chrome, e nunca mais se preocupe em esquecer uma de suas dezenas de senhas.
Adicionar uma extensão ao Chrome é um processo bastante simples. Encontre uma extensão, baixe e instale e, em seguida, gerencie através das configurações do seu navegador. Esteja ciente de que qualquer extensão traz um risco à segurança e que muitas extensões podem tornar seu navegador consideravelmente lento.
As extensões são ferramentas incrivelmente úteis, desbloqueando novos recursos e oferecendo maneiras de otimizar sua experiência de navegação. Basta lembrar que cada extensão adicionada também traz um entrave de desempenho, além de aumentar o risco de segurança. Você terá que avaliar se uma determinada extensão vale ou não a pena.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como trocar imagem do Google?
Como ver itens salvos no Google e proteger sua privacidade?
Monitorar alteração em páginas – F5 automático
Desativar Aviso de Segurança do Windows 7, Vista XP