GIF, como fazer?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Quem disse que os GIFs são apenas para diversão? Eles são incrivelmente úteis para empresas e profissionais de marketing. Além da mídia social, as empresas estão incorporando GIFs em campanhas de publicidade paga em plataformas de mídia social, em artigos de suporte ao cliente em seu site, em páginas de entrada e microsites e em campanhas de email marketing.

Vamos falar um pouco sobre como criar GIFs e por que os utilizar.

Por que usar um GIF?

Ao contrário de fotos ou vídeos estáticos, os GIFs são rápidos e fáceis de fazer e não requerem software ou plug-ins adicionais. Melhor ainda, os GIFs podem melhorar significativamente a experiência do usuário em seu blog ou site. E, ao contrário de um vídeo, os GIFs geralmente têm tamanhos de arquivo pequenos, permitindo que carreguem mais rápido e com melhor qualidade.

Leia também

Eles também podem reduzir o atrito do usuário. Pense nisso: em vez de clicar em um tutorial em vídeo incorporado sobre como usar um recurso, você pode compartilhar uma série de GIFs curtos que irão educar o espectador na metade do tempo.

Se você está interessado em incorporar GIFs em seu kit de ferramentas de marketing, mas não tem nenhuma experiência com o Photoshop, mostrarei como usar cinco ferramentas gratuitas para criar GIFs originais.

GIF: como fazer usando o GIPHY?

GIPHY, a empresa com a maior biblioteca do mundo de GIFs animados, agora oferece um GIF Maker que é gratuito e muito divertido de usar. O GIF Maker permite que você crie GIFs animados a partir de arquivos de vídeo, links do YouTube, GIFs existentes e até mesmo fotos.

Arraste e solte um arquivo de vídeo ou insira um URL de vídeo do YouTube, Vimeo ou outra página GIPHY. Você também pode fazer upload de uma série de fotos para criar uma apresentação de slides de fotos animadas.

Depois de enviar seu arquivo, você será levado a uma tela onde poderá começar a editar seu GIF.

Em seguida, corte seu vídeo para uma duração de cerca de 2 a 6 segundos. Isso garantirá que o tamanho do arquivo seja pequeno o suficiente para carregar rapidamente nas mídias sociais e plataformas de blog.

Se desejar, você pode adicionar uma legenda, adesivos ou desenhos ao seu GIF. Quando estiver satisfeito com seu GIF, envie-o e adicione algumas tags para facilitar a localização de outras pessoas.

E voila! Você fez seu GIF! Agora você pode salvá-lo e carregá-lo em seu site ou blog.

Fazendo GIFs

Faça alguns GIFs divertidos com os programas certos para se divertir e divertir seus amigos. (Foto: divulgação)

Como montar GIF com o GIFs.com?

Outra ferramenta super simples é GIFs.com, uma ferramenta online que transforma vídeos do YouTube, vídeos do Vine e vídeos do Instagram em GIFs editáveis. Observe que, embora você possa criar GIFs gratuitamente nesta plataforma, você terá que se tornar um assinante pagante para acessar alguns recursos.

Com isso dito, eles oferecem algumas opções que você não encontrará em nenhum outro lugar, como efeitos instantâneos e adesivos temáticos.

Copie e cole um link para um vídeo curto que você gostaria de transformar em GIF.

Na linha do tempo na parte inferior da tela, indique a hora de início e término do GIF, bem como a duração. Em seguida, esteja personalizando seu GIF com sua seleção de adesivos temáticos, efeitos instantâneos e fontes personalizáveis ??para legendas.

Quando terminar, adicione um nome ao seu GIF, algumas tags para torná-lo facilmente pesquisável e pronto!

No geral, embora eu tenha gostado dos efeitos instantâneos e das opções de adesivos do GIF.com, não recomendo se tornar um assinante pago para recursos que você pode encontrar gratuitamente no GIF Maker do GIPHY e outras ferramentas online.

Como criar um GIF com o IMGUR?

Você já usou uma ferramenta como o ClipConverter para transformar um vídeo do YouTube em um arquivo mp3? Imgur faz quase exatamente a mesma coisa ao converter vídeos em GIFs.

Se você está procurando uma ferramenta sem os recursos que o GIF.com ou o GIF Maker da GIPHY têm, o Video to GIF é para você. Não tem adesivos temáticos, filtros divertidos ou fontes personalizáveis ??para legendas, mas vai ajudá-lo a criar um GIF de alta qualidade rapidamente.

Veja como funciona:

Digite o URL do vídeo que deseja transformar em GIF.

Na visualização do vídeo, Video para GIF solicitará que você selecione um horário de início e, em seguida, indicará a duração do seu GIF.

Quando terminar, clique no botão “Criar GIF” e seu GIF estará pronto para compartilhar e baixar.

Boomerang para Instagram

Ao contrário de outros aplicativos de criação de GIF, o Boomerang para Instagram é um aplicativo móvel que pega uma série de fotos e as junta em um GIF que é reproduzido para frente e para trás sem a necessidade de edição.

Pressione o botão de foto, segure por alguns segundos e pronto! Isso é tudo que há para fazer. Quando estiver satisfeito com seu Boomerang, você pode compartilhá-lo instantaneamente no Facebook ou Instagram, ou salvá-lo para compartilhar em outra plataforma. Aqui está um pequeno vídeo que mostra como funciona.

Onde compartilhar seus GIFs animados?

Agora que você sabe como fazer um GIF, provavelmente também deve conhecer as plataformas que suportam GIFs e as diferentes maneiras de adicionar GIFs animados à sua estratégia de conteúdo. Vamos começar!

1. Facebook

GIFs agora estão se tornando muito mais populares no Facebook – provavelmente porque são mais fáceis de criar e compartilhar no Facebook do que vídeos.

O problema, no entanto, era que para fazer upload de um GIF no Facebook, você teria que compartilhá-lo usando um link GIPHY, o que estava longe de ser ideal.

Agora, o Facebook permite que você pesquise GIFs e os adicione a uma postagem do Facebook – sem nenhum link de compartilhamento! Funciona assim:

Vá para a sua página do Facebook e faça uma postagem no Facebook.

Quando você cria uma postagem no Facebook, o Facebook exibe um menu suspenso que oferece a opção de adicionar uma foto ou vídeo, marcar amigos em sua postagem, fazer check-in em um local etc. Selecione a opção GIF nesse menu.

Em seguida, o Facebook exibirá outro menu suspenso que permite que você pesquise o GIF de sua escolha.

Quando você encontrar o GIF de reação perfeito, selecione-o e ele será adicionado automaticamente à sua postagem no Facebook. Observe que quando você adiciona um GIF à sua postagem, ele aparecerá estático, mas será animado assim que você publicar a postagem.

Por fim, adicione uma legenda atraente, se ainda não o fez, e clique em Postar!
Agora, esse processo se aplica apenas a uma conta pessoal do Facebook. Veja como compartilhar GIFs na página comercial de sua empresa:

Encontre um GIF de reação que você gostaria de usar no Imagens do Google ou no GIPHY. Baixe e salve o arquivo em sua área de trabalho.

Em seguida, faça login no Facebook, vá para a página de negócios da sua empresa e faça login no Business Manager.

Na guia Página, role um pouco para baixo para criar uma nova postagem no Facebook.
Escreva uma legenda para sua postagem.

Em seguida, arraste o arquivo GIF da área de trabalho para a postagem do Facebook. Isso fará o upload do seu GIF como um vídeo. Observação: não entre em pânico se você não vir uma captura de tela do seu GIF na miniatura do vídeo. Isso significa apenas que o Facebook ainda não carregou seu GIF.

Quando estiver satisfeito com sua legenda, vá em frente e clique em Publicar. Quando sua postagem for publicada, você verá seu GIF animado em ação!

2. Twitter

Felizmente, o Twitter torna muito fácil anexar GIFs aos seus tweets. Aqui estão duas maneiras super simples de adicionar GIFs aos seus tweets.

O método arrastar e soltar: Você pode adicionar um GIF do seu computador simplesmente arrastando o seu GIF da área de trabalho para a caixa Compor novo Tweet. Depois de adicionar seu GIF ao tweet, ele aparecerá imediatamente em sua forma animada. Finalmente, clique em Tweet para publicar sua postagem.

Alternativamente, você pode usar a integração do Twitter com GIPHY para pesquisar um GIF para adicionar ao seu tweet. Primeiro, clique na opção GIF no módulo Compor novo Tweet. Em seguida, pesquise e selecione um GIF para adicionar ao seu tweet. Clique no Tweet para publicar sua postagem e pronto!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário